Browse By

Top Five: As Cinco Melhores Novelas Mexicanas/Estrangeiras de Todos os Tempos

Não gosto das novelas mexicanas, entretanto, não há como não se apaixonar pela lista a seguir:

1- Maria do Bairro. A melhor da trilogia das Marias com uma história inesquecível. Não sei quantas vezes já assisti e nem imagino quantas outras seria capaz de rever; Soraya Montenegro é fodástica!

2- A Usurpadora. Para mim perde por muito, muito pouco de Maria do Bairro. A trama que envolve Paola e Paulina também é um achado e redonda. Deixou gostinho de saudade e até teve capítulos especiais por conta disso.

3- Chaves. Não é novela mas é um fenômeno mexicano que faz sucesso há décadas sem prazo de validade. Como não teremos um “melhor série mexicana” e Chaves é um produto da dramaturgia desse país, está sendo lembrado nesse Top Five.

4- Carrossel. Tinha como não embarcar nas aventuras de Professora Helena e seus alunos que marcaram a infância de várias gerações? É um marco dentre as novelas infantis.

5- Betty, a Feia. Fechando a lista, uma novela que não é mexicana mas que desencadeou uma série de versões pelo mundo. Beth fez história e realmente é uma das tramas mais gostosas já produzidas, e, graças a ela, hoje podemos contar com a delícia que é Ugly Betty – pena que foi cancelada.

Agora é com vocês!

47 thoughts on “Top Five: As Cinco Melhores Novelas Mexicanas/Estrangeiras de Todos os Tempos”

  1. Marlon Kraupp says:

    Pra mim, nenhuma ganha de A Usurpadora 🙂 Assisti 3 vezes husauhas
    A historia da de 10 a 0 em muitas brasileiras, como por ex, Tempos Modernos e Tres Irmas..

  2. Anonymous says:

    eu incluiria na lista "Café com aroma de mulher"… gaivota que voa longe, voa tão altoooo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Anonymous says:

    Concordo do começo ao fim, dessa lista…se bem que teve 'Salomé', também mexicana, uma novela densa e cheia de reviravoltas, gostava muito.

  4. Celso says:

    1 Carrosel
    2 Maria do Bairro
    3 A Usurpadora
    4 Rosa Selvagem
    5 Simplimente Maria

    Gostei dessa brincadeira
    Sugiro melhor infantil de todod os tempos
    e logico q irei votar no show maravilha
    vlw

  5. Gustavo-sc says:

    *mexicanas

  6. Gustavo-sc says:

    Odeio novelas mexicans

  7. Tarcísio says:

    1 – A Usurpadora
    É, na minha modéstia opinião, a melhor novela mexicana. A novela é sensacional do início ao fim. O drama vivido por Paulina fez da trama um grande sucesso. E O QUE ERA AQUELAS RISADAS DA PAOLA BRACHO? A melhor novela mexicana já exibida aqui no Brasil!

    2 – Maria do Bairro
    É, de fato, a melhor novela da trilogia das Marias. Não dá pra se esquecer de Maria do Bairro. Não dá pra esquecer da prisão da Maria, do incêndio no presídio e do incêndio provocado pela Soraya no último capítulo. Uma novela de excelência!

    3 – Amigas & rivais
    Gostei muito dessa novela (da original). Pra mim, uma das melhores mexicanas.

    4 – Carinha de anjo
    Pô, essa novela marcou a minha infância. Muito boa mesmo!

    5 – Viva as crianças, Carrossel 2
    Bom, como tenho apenas 17 anos, não assisti a primeira versão de Carrossel. Mas assisti a segunda e agradei. Era mesmo excelente!

    ENDRIGO,
    Se você aceita sugestões, sugeria que fizesse uma lista com OS MELHORES AUTORES DE NOVELAS DA ATUALIDADE ou AS MELHORES NOVELAS DAS 6 ou até AS MELHORES REPRISES DA DÉCADA!
    Abraço!

  8. Maria Guilhermina says:

    Me senti uma ET lendo este post. Nunca assisti uma novela mexicana. Lembro que as crianças da minha familia assistiam e gostam muito de Carrossel e que minha mãe assistia Maria do Bairro, mas isso é tudo o que eu posso dizer a respeito das novelas mexicanas. Ah, também conheço uma Tia Soraya, no twitter…. medo!

  9. ANDRÉ says:

    Viva o produto nacional!

  10. TE says:

    1-Maria do Bairro
    2-Ursupadora
    3-Simplesmente Maria
    4-Coração Selvagem
    5-A Outra

    e tem as infantis, que apesar de ser idosa, adoro

    1-Carrossel
    2-Carinha de Anjo
    3-Vovo é eu, para quem não viu, foi com Gael Gracia Bernal e Ludwica Paleta
    4- Serafim
    5-Cumpleces de um resgate

  11. Lucille Dean says:

    As primeiras novelas estrangeiras que assisti foram Simplesmente Maria ( Mexico ) e Topázio ( Venezuela ), ambas passaram no SBT no final da década de 80. Fui meio que forçada a assistir, mas pra quem gosta de novela como eu, daí a pouco já estava interessada em ver o resto. Depois dessa época só assisti há pouco tempo atrás quando passaram à tarde: AMOR REAL, MARIA DO BAIRRO, A USURPADORA e A MADRASTA. Vi partes de outras como A Outra, RUBI, A Feia Mais Bela e Esmeralda ( que é um remake de Topazio ). Novelas mexicanas são boas, tem sempre o mocinho, a vilã bem vilã e o final feliz, com poucos apelos sexuais. Mas, nada como as boas novelas da Globo, boas, porque a Globo também tem cada uma que é bom esquecer.
    As novelas que deixei em destaque são as cinco melhores na minha opinião!

  12. Anonymous says:

    O primeiro lugar tinha q ser dividido entre Maria do Bairro e A Usurpadora!Uma é tão boa qto a outra.Faltou O Privilegio de Amar na sua lista!

    Weslley Costa

  13. Rabybe says:

    1-Maria do Bairro
    2-Ursupadora
    3-Alegrifes e Rabujos (eu era criança nessa época… hahaha)
    4-Chaves
    5-A Feia Mais Bela

    Essas foram as unicas mexicanas que assisti. Chaves é a que ainda acompanho até hoje!

  14. Nina says:

    “Os ricos também choram” (1982)
    “A usurpadora” (1999)
    “Chispita” (1983)
    “Luz Clarita” (1999)
    “Pérola Negra” (1998)

    Obs.: 1. O ano ao lado do nome da novela é de quando passou no SBT.
    2. O “Chaves” não incluí na lista já que ele é, pelo menos para mim, é "hors concours".

  15. gui says:

    Faltou "A Mentira" novela ótima que tinha Kate Dell Castillo e o gato Guy Ecker,só por ele vale rever de novo,SENSACIONAL!

  16. Beethoven Lima says:

    1 – Maria do Bairro – Sem duvida a melhor de todas as novelas mexicanas, adoro ver a Thalia sofrendo com as maldades da Soraya e ficando maluca. Sua última novela Rosalinda não incluo aqui nesta lista por que apesar de gostado da novela de um todo, ela nada mas é do que mais do mesmos das outras, um exemplo assim como Maria do Bairro, Rosalinda perde a memóriam, a única diferença que saiu cantando durante a hstória ao contrário MB.

    2 – Usurpadora – Outra que foi fantastica e que marcou época aqui.

    3 – Bety, a feia – Foi a primeira novela não mexicana que vimos aqui em casa, foi espetacular a história, mas tarde também tentei acompanhar o remake mexicano no SBT, mas cortaram a novela toda.

    4 – A Madrasta – Folhetim mexicano com uma excelente história fez sucesso nas tardes do SBT alguns anos atrás e também gostei muito.

    5 – Rubi – Adorei as maldades dela pra mim só perde para Soraya.

    E se pudesse colocaria aqui também Amor Real, boa história de época mexicana.

  17. Ricardo Ferrarez says:

    1º Betty, A Feia – A versão original colombiana levada ao ar pela Rede TV! não tem comparação com suas cópias mal feitas, ainda aquele lixo mexicano, tinha muito humor, drama e o melhor a mocinha não era virgem! um grande avanço, fora que a novela tinha uma "vilã" que não era diabólica e maquiavélica, era uma pessoa normal.

    2º Carrossel – Também a primeira versão, quem não saia da escola correndo pra assistir uma de suas reprises na hora do almoço? quem não queria um carro igual ao do Cirilo? Quem não queria estudar na Escuela Mundial?

    3º Maria do Bairro – Soraya arrebenta qualquer vilã! Música de abertura que grudava "com muita honra, maria la del barrio yo soy".

    4º A Usurpadora – Última novela mexicana que assisti, história previsível mas envolvente, as últimas cenas me fizeram acreditar que sendo bons, como Paulina, podemos passar por sofrimentos mas no final seremos recompensados e o SBT acertou em continuar com a dobradinha na abertura com Paulo Ricardo sendo que a música original é boa também, mas muito melosa.

    5º Chaves – Será uma das coisas que jamais esqueceremos, e acho nem se quisessemos pq enquanto existirem os episódios veremos eles na televisão e morreremos de rir mesmo sabendo de cor o que vai acontecer quando seu Barriga chegar na vila.

  18. Ricardo Ferrarez says:

    Nina, Pérola Negra não era mexicana, foi um remake brasileiro de um texto argentino se não me engano produzido pelo SBT com Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh nos papéis principais. Foi essa novela que puxou o bonde pra que A Usurpadora fizesse sucesso desde o início de sua exibição, claro teve a ajuda das propagandas idiotas do SBT como: Faltam 2min e 33segs. para a estréia de A Usurpadora, e de seu nome bem fora da realidade na época, pq NINGUÉM nunca tinha ouvido falar nessa palavra "usurpadora" por isso veio tanto interesse em saber quem era esse usurpadora e o que era uma usurpadora.

  19. Robson says:

    Minha lista:

    1- Marimar: A única novela que conseguia reunir toda família em frente à televisão lá em casa.
    2- Maria do Bairro
    3- A Usurpadora
    4- Kassandra: Passava à tarde. Quem lembra da Tarde de Amor no SBT? rsrsrss… Só perdi 1 capítulo dessa novela.
    5- Carrossel

  20. Ronald says:

    Endrigo faltou Rubi,que foi que foi ótima.

    1- Maria do Bairro.
    2- A Usurpadora.
    3- Rubi
    4- A Mentira
    5- Betty, a Feia.

  21. Anonymous says:

    A usurpadora foi a melhor exibida aqui

  22. Menahen Pereira - Imperatriz/MA says:

    Para mim, faltou Ambição. A vilã da trama é digna de uma Odete Roitiman. Matou boa parte do elenco através da ingestão de veneno. A começar pelo marido, morto num acidente de carro, aparentemente.Inclusive, quem puder ver no youtube, lá no México tb fizeram um especial sobre os 50 anos de dramaturgia mexicana e a atriz que interpretou a vilã foi homenageada. Nossa, eu tinha medo daquele pozinho que ela carregava no anel. E ainda era cega de um olho!!!

    A Estranha Dama, trama argentina, também merece destaque, pois também ganhou um remake, tal qual topázio.

    Chispita revelou LUCERO, a atual vilã de Amanhã é para Sempre.

    E o que falar de Rebelde, a novela que deu frutos??? Anahí, Christopher Uckermann e cia. bela seguiram no rastro e fizeram um grupo musical, o RBD. Pena que se separaram.

    E, claro, Carrosel. Vivíamos brigando pelo seletor da TV. Sim, nesse tempo, a nossa televisão era daquelas com os botõezinhos dos canais. No finzinho de 1991, é que ganhei uma TV no quarto. Era muito legal assistir a trama do México.

  23. Ismael says:

    concordo em genero, numero e grau com vc Endrigo!
    bjo
    Isma

  24. virginia says:

    1 a ursurpadora linda esta novela foi exibida 4 vezes e eu vi 4 vezes e se tiver uma 5 tbm vou ver a gabi e o fernando eram maravilhosos como par romanticos
    2 maria do bairro adoro a thalia desde o tempo de maria mercedes mas maria do bairro foi a melhor novela dela
    3carinha de anjo novela muito engraçada sempre q a dulce aprontava das suas era sinal de boas gargalhadas
    4 carrocel novela q marcou a infancia de muita genta adorava a professora helena e seus alunos muito emocionante
    5 chavessss vejo ate hoje e rio muito com este seriado ai q saudades do seu madruga q enquanto tava vivo fez muita gente feliz

  25. Kelly says:

    1- Simplesmente Maria
    2- A outra
    3-Carrosel
    4-Ambição
    5-Topázio

  26. Adriana B. says:

    A lista tá ótima, mas cabe ai "Maria Mercedes","O Previlégio de amar" e "Vovô é eu".
    Sinto falta das novelas mexicanas, são simples, sem vulgaridades e com ótimas histórias.

  27. Nina says:

    Ricardo Ferrarez, você está coberto de razão! Adorei sua explicação!Saudações!

  28. mffurlan says:

    Fico com as mesmas q vc elegeu, qd vc cita Betty a Feia, me lembro q esta novela passou na Rede Tv??? Pois é na Rede TV..

  29. bbsince1981 says:

    1 – CARROSSEL
    2 – MARIA DO BAIRRO
    3 – BETTY, A FEIA
    4 – A USURPADORA
    5 – MARIMAR

  30. Emanuella says:

    1- Carrossel, marcou minha infância, eu chorei, ri e me encantei com esta novela!
    2- Maria do Bairro, clássica!
    3- A usurpadora, Paola forever!
    4- Carinha de anjo, já não era criança, pelo contrário, mas gostei da novela!
    5- Marimar!

  31. Anonymous says:

    1 – Rubi
    2 – Maria do Bairro
    3 – Manancial
    4 – Amigas e Rivais
    5 – Rosalinda

  32. sicrinugo says:

    Gostei muito das novelas "A Usurpadora", "Maria do Bairro", "Simplesmente Maria", "Coração Selvagem", "Café com Aroma de Mulher".
    Entre as infantis/juvenis: "Carinha de Anjo" (Dulce Maria era demais), "Serafim", "Rebelde", "Chispita", "Carrossel".

  33. Danilo Mendes says:

    A Usurpadora – Nossa!!! Adora essa novela, fortes emoções.

    Chaves – Se assistir pela centésima vez, será pela centésima vez que vou rir.

    Maria do Bairro – Nem me lembro muito, mas lembro que não perdia um capítulo.

    só essas, por que não me lembro de ter assistido ou pelo menos gostado de mais nenhuma.

  34. Mari says:

    Tbm incluiria "Café com aroma de mulher'', ''O Privilégio de Amar'' e ''Topázio''. Graças ao SBT vi muitas novelas mexicanas, só não gostava muito das infantis. Paola Bracho e Soraya Montenegro são imbatíveis como vilãs, dou risadas quando revejo no You Tube.
    Agora, nenhum produto mexicano supera os bons e velhos 'Chaves & Chapolin'. Se um dia o SBT párar de reprisar, adeus emissora de SS!

  35. Filippe Pye says:

    Eu voto em:

    A USURPADORA
    MARIA DO BAIRRO
    SIGO TE AMANDO
    BETTY A FEIA
    AMIGAS E RIVAIS (ORIGINAL)

    Filippe Pye

  36. Amanda says:

    Vamos la,um dos assuntos q mais gosto:Novela Mexicana

    1.A usurpadora: Um marco na teledramaturgia mexicana
    2.A madrasta: ótima novela transmitida a tarde mas tinha tudo p dar certo a noite,digna de horario nobre
    3.Rubi: Só o mexico p conseguir fazer uma protagonista vilã.Aki no Brasil ainda vivem na ilusao da mocinha boazinha.
    4.Carrosel:Marcou minha infancia.Sem comentarios.
    5.Esmeralda: Nem tanto pela historia principal e sim pelo casal q emocional e o roubou a cena ate dos protagonistas,Adrian e Graziela.

    e ainda tem muito mais.Prefiro ficar por aki.

  37. Raphaell Scoast says:

    Pra mim, falar de novelas estrangeiras é tão nostálgico e gostoso que eu faria uma lista enorme.

    1 Maria do Bairro – O marco da televisa.
    2 A Usurpadora – Espetacular.
    3 Marimar – Maravilhosa.
    4 Café com aroma de mulher – Gaivota que voa longe voa tão alto….
    Empatadas em
    5 Salomé – Encatadora.
    5 Esmeralda – Joia cara.
    5 Maria Isabel – Gargalhava muito com Maria Isabel imitando sua rival que era uma famosa pianista.

    ** falta o top five infatil.

  38. Dyego says:

    Tb sugiro carinha de anjo
    café com aroma de mulher
    e A MADRASTA (que com certeza é bem próxima de A FAVORITA da globo)

  39. Amanda Euzebio says:

    é mesmo vamos fazer um top das infantis!!!!

  40. Paulo says:

    A USURPADORA
    A USURPADORA
    A USURPADORA
    A USURPADORA
    A USURPADORA

    RS, SIMPLESMENTE A MELHOR, e poderia ser adaptada pela a record já que ainda vão fazer adaptações! gostaria muito de ver uma super produção brasileira a lá mexicana… !! e claro com o texto ta cristine de chamas da vida!!

  41. josefa says:

    1 – A Usurpadora – Inesquecível!

    2 – A Madrasta – linda

    3 – Cúmplices de um Resgate – Eu era suuuper viciada ehhehe

    4 – A Feia mais bela – muito engraçada

    5 – A Outra – amava

  42. Anonymous says:

    MINHA NOVELA PREFERIDA FOI KASSANDRA

  43. Anonymous says:

    Minha novela ou melhor minhas novelas preferidas são usurpadora e maria do bairro.

  44. Anônimo says:

    gostei muioooo da esmeralda .
    pelo casal adriam e graziella .
    mas amei tambem a " mentira" e a ursupadora.

  45. Anônimo says:

    Adorei as novelas mexicanas ,de época: Amor Real divina,Pássion maravilhova,coraçao selvagem belissima,a usurpadora ótima ,esmeralda tb amei o casal: Adrian e Graziela eu chorava.Chorei muito em Amor Real,Pássion,coraçao selvagem ,usurpadora tds eu chorava ….(rs…)Atualmente sou vidrada,apaixonada,viciada,amo de paixao Sortilégio e maravilhosa,divina,cheia de amor ,paixao,odio,ambiçao,cobiça,rivalidade ,fantastico enredo,intrigas inesquiciveis,mentiras… enfim td que uma linda novela precisa o protagonista Alejandro e MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DIVINOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOENCANTADORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  46. Anônimo says:

    CONTINUANDO Alejandro e Willian Levys ator cubano e lindissimo de tirar o folego ,ja assisti a novela 23 vezes e continuo viciada…… alem de ser lindo e excelente ator e tem quimica com a protagonista Maria jose,vivida por Jaqcqueline Bracamontes ex miss mexicana tb otima atriz ,maravilhosas cenas de amor,enebriantes entre os protagonistas sem nenhuma vulgaridade cenas inesqueciveis ,novela inesquecivel ,historia inesquecivel,nao ha como nao se apaixonar por Willian Levys e impossivel acreditem ,e a historia e envolvente ,tornando inacreditavel e formidavel esse fantastico enredo,jamais esqueçerei vale a pena voces conferiem ,no youtube.Maria do Bairro tb e formidavel.Carrossel chorava muito na minha infancia assistindo ,maravilhosa como nao se encantar com a professorinha Helena e seus aluninhos Maria Joaquina ,Cirillo ,David,Valeria,Laura,suas aventuras e desventuras inesquecivel…….Nao assisti inteiras:Simplesmente Maria, Rosa Selvagem,Privilegio de amar,entre outras para opinar…. mas pretento assistir.Ate em breve bjs ….. fiquem com Deus.

  47. Anônimo says:

    Nao assisti inteiras para opinar:Simplesmente Maria,Rosa Selvagem,Privilegio de Amar entre outras para poder opinar.Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *