Browse By

Ponto de Vista: Globo – 45 anos de polêmicas, amor e ódio

Aniversariante ilustre! Estamos falando da gigante da TV brasileira completando 45 anos de história, recheada de polêmicas.

O tempo passa… a Vênus platinada não está brilhando tanto quanto antes, nem seus domínios são mais tão amplos. Muito mudou.

Se antes era a exclusiva, agora enfrenta concorrência mais séria – se bem que seria séria mesmo se ela mesma não usasse de birra, mas enfim… (sim, você sabe de que emissora estou falando, é só pensar um pouquinho.)

A Globo, fez e faz história despertando reações diferentes e extremas frente aos seus telespectadores. Uma relação passional. Amor e ódio.

Aliás mais ódio do que nunca, afinal ter como argumento o documentário Além do cidadão Kane é infalível: favorecimento as avessas da lei, a inegável interferência no processo eleitoral brasileiro – afinal quem esquece a polêmica edição do debate presidencial em 1989?

Isso é eterno.

E dessa vez tivemos até polêmica comemorativa, afinal o que foi aquela história de jingle com mensagem subliminar para campanha do José Serra? Síndrome da teoria da conspiração levada aos extremos?

Senso crítico faz bem. Nunca é demais.

Só que senso crítico está longe de simplesmente ser cricri. Nem tudo que vem dela é bom, como da mesma forma nem tudo tem terceiras e quartas intenções (já que segundas qualquer veículo de mídia tem).

Nem todos os não-mocinhos de uma trama são maus, nem toda mocinha é simplesmente uma boa garota, mas tudo bem. O espectador bom é aquele que tem cérebro.

Então, levando em consideração que cada país tem a mídia que merece, o que somos afinal?

Deixo a pergunta pra você, caro leitor.

___________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar – Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *