Browse By

Pouca prática e falta de respeito

Nessa semana, vimos várias emissoras se orgulharem na mídia ao falar que mais uma vez vão mudar tudo de horário. O telespectador que se vire para assistir a novela infanto-juvenil que passava no horário nobre e que agora passa a ser exibida de manhã, ou do programa que era para passar às 23 horas e só começa por volta da meia-noite.

O exemplo do SBT é tão lendário que outras emissoras estão seguindo o mesmo exemplo, como Band e Record. E o pior é que o exemplo é negativo, pra não dizer que essa tática é uma cagada.

Como uma rede de televisão pretende fidelizar seu público sem que o principal esteja estabelecido?

E a questão é exatamente essa: hoje o telespectador não aceita mais ser feito de bobo, existem opções, as chamadas emissoras “pouca prática” é que ainda não perceberam que para se manter em um patamar confortável no ranking de audiência terão de fazer por merecer.

Portanto, se o olhar do telespectador mudou, seria a hora de, finalmente, as emissoras mudarem também? É o momento de pararem de confundir a famosa frase de que “TV é costume” com estrume.

* Alguns tópicos dos artigos originais publicados no cenaaberta.com e escritos pelos jornalistas Wander Veroni, Manu Najjar e Endrigo Annyston.

21 thoughts on “Pouca prática e falta de respeito”

  1. Tô Ligado says:

    Lembra da nossa conversa de ontem sobre ter personalidade? Isso lhe rendeu um Selo do Prêmio Dardos pra você no Tô Ligado!

    Passa lá depois.

    Abraços
    Brunno!!!

    uahuahauaha

  2. Anonymous says:

    Por isto digo, viva a tecnologia, viva a era da internet.

    O brasileiro só nao trocou ainda a TV pela internet em sua grande maioria, porque a TV é de graça, e a internet ainda tem preços absurdos e assustadores.

    Quando o governo acordar, e exigir melhorias no sistema de comunicaçao do pais, vamos ter preços justos e crescimento assustador da internet.

    A internet é a comunicaçao que nos proprios fazendo, a comuniçao que milhoes fazem em conjunto.

    Por isto eu ja troquei a tempos ela pela tv, e nao me arrependo jamais, pelo contrario.

    vlw

  3. L. says:

    Já passou da hora das emissoras acordarem.Realmente,sorte nossa termos outras mídias para nos deliciarmos.Internet é o principal antidóto para o tédio.Se dependesse único e exclusivamente da televisão,estaria frito!Hoje mesmo,sábado a tarde,nada,absolutamente nada se salvava na televisão.Filmes batidos,programa chifrins,reprises,um verdadeiro mar de besterol.E como já venho fazendo desde começo do ano,quando estou em casa o dia de sábado é para assistir DVD,filmes bom que além de entreter fazem a gente pensar!Quero coisa boa,coisa que vale a pena assistir.E hoje super indico dois filmes arrasa-quarteirão!'Up-Aventura na Alturas' e 'Sherlock Holmes'.Extremamente bons!Ah,e ontem fui conferir 'Alíce no país das Maravilhas'.Não é toda essa coca-cola que dizem…

    Endrigo,tô super viciado em 'Damages'.Você já falou que não é fã número um da série,mas é inegável o talento de Glenn Close,a Patty.Um baita atriz!Fenomenal!

    Endrigo,estou super ancioso para chegada do livro!Segunda ou terça parecem mês quevem…Mas calma,são só 2 ou três dias…Abraço

    L.

  4. Anonymous says:

    Desde criança sou viciada em TV, assim como a maioria dos que estão aqui, imagino!

    Há 3 anos fui morar no exterior e a internet era a unica forma de acompanhar o que acontecia por aqui.

    Quando voltei pro Brasil, não comprei uma TV logo de cara… E imagina o que aconteceu??

    Até hoje não tenho TV em casa, os programas que gosto são fáceis de encontrar no youtube. Sei toda a programação e sempre assisto no dia seguinte. Sem culpa! Na hora que quero.

    E tenho certeza que foi a melhor coisa que me aconteceu, depois de passar 1 mês na casa da minha mãe, sem internet, mas com TV… fiquei de cara com o que vi. principalmente com a Record, queria assistir "Bela, a feia" logo no inicio, mas simplesmente não conseguia, sempre num horário diferente.

    Gui.

  5. Anonymous says:

    Ahhh… Endrigo, leio seu blog há um tempo e sempre acompanho seus comentários no Twitter, nem sei porque comecei a comentar agora, não sou disso.

    Mas de qualquer forma, parabéns. Esse é sem dúvida meu blog sobre TV favorito, todo dia tem atualização e isso sempre faz com que eu volte no dia seguinte!

    Gui.

  6. Ronald says:

    Respeito é uma palavra que não existe no vocabulário de muitas emisoras,principalmennte Band,Record e SBT.Respeito é fundamental em qualquer situação.

  7. ADILSON® says:

    meu blog favorito….

  8. agnaldo says:

    Não tem como não gostar:"PASSIONE É PAIXÃO!!NA ITÁLIA E NO BRASIL UMA MESMA EMOÇÃO…"
    Não vejo a hora de iniciar este folhetim,promete!!!

  9. Anonymous says:

    Rodrigo e uma farsa. Tá mais para um ator do que para um apresentador. Participei do programa dele para ver se era aquilo que eu via na televisão. É totalmente diferente. É extremente distante da platéia não olhar nem um segundo para o seu auditório o tempo todo lendo o Teletransporte, e atuar o tempo do no palco. Frio e distante. O programa dele a gravação extremamente cansativa, fora que eles não permitir nem sequer a platéia saia para beber agua ou ir ao banheiro. Cheguei as 10 horas da manhã a gravação começou ao 1 hora, comi apenas um lanche que era horrivel, fora que tiver que espera em torno de cinco hora sem comer e bebe nada e batendo palmas que nem um robo. Depois comi outro lanche que saciava minha fome. E mais algumas hora de gravação sai de lá 21:30 da noite. Fora ainda que uma menina vomitou na platéia nem sequer a produção parou a gravação para se preocupar com a meninas simplesmente tiraram a do palco enquanto rolava a gravação e o Rodirigo faro nem tchu, a maior falta de respeito com sua platéia. Que deveria recebe para fica batendo palmas para chato de animador que nem respeitava a platéia ficava dando em cima das meninas. Descanso que os animadores de palco trata a platéia é muito grande. Fora a brigar de ego que existir dentro do programa na platéia. Aonde eles esnoba as pessoas de aparência menos previgiliadas e colocar apenas as meninas que se achar modelos na frente. Tudo forçado e montado. Vc de blog deveria criar uma coluna chamada termômetro de programa. Aonde quem participou da platéia de programa de televisão desse a sua opinião. Pelo que fiquei sabendo o Gugu na é diferente é extremamente distante do seu publico que pagar o seu salário. Agora Ratinho, SS e Cristina Rocha é oposto esbanja carinho e simpatia.

  10. Wander Veroni says:

    Como telespectador, o que mais me irrita é essa falta de respeito que as emissoras tratam o telespectador quando resolvem mudar um programa de horário de uma hora para outra ou tiram ele do ar com a desculpa de baixa audiência, por exemplo. O público, que é o principal cliente das TVs, ficam a ver navios. É hora das emissoras repensarem as suas atitudes.

    Abraço

  11. @doisclicks says:

    O publico tem a mania de ressaltar uma emissora só, eu já cansei de ver mudanças na Band, no SBT e na Record.

    Será mesmo que o publico exige respeito? As vezes me pergunto como estas redes ainda conseguem ter uma audiência considerável, tendo em vista os constantes desrespeitos.

    Na TVA cabo então, isso é totalmente discutível tamanha são as reprises, as mudanças de horário, e de propagandas que infestam a grade.

    Será que se realmente esses telespectadores estivessem atrás de respeito as empresas de TV por assinatura cresceriam tanto.

    Ou seja o publico foge do desrespeito da TV aberta e cai no desrespeito da TV a cabo. Emissoras que desrespeitam tanto ou mais que as abertas

    E cai entre nos, a globo faz suas mudanças sutis, cancela ‘temporadas’ mas consegue as vezes desrespeitar tanto quanto as outras, quando quer então fazer o que? Se o publico não entende que quem manda na audiência ‘teoricamente’ é ele e seu controle remoto, continuemos sofrendo com as alterações com as propagandas exageradas

  12. L. says:

    Alguém viu a meteria que a revista 'Veja' fez sobre o Tio Silvio Santos?!Imperdível!No final um curto e grosso:'O criador devora a criatura'.Se a Veja tem uma 'facção conspiratória' com a Globo e o Grupo Abril,isso não interessa,mas o que fica claro é:Silvio com seu jeito desinibido e sacana dá surra nos milhões de Gugu e seus quadros de assistencialismo super produzidos.É a melhor maneira de como se jogar dinheiro fora:contrate o Gugu.Apanhar de Silvio e Pânico,duas produções super-baratas deve doer em dobro…

    L.

  13. Fabio says:

    Parabéns ao testo da Manu, é sim possível fazer crítica sem atacar profissionais ou emissoras, certamente ela vem para abrilhantar ainda mais o Cena Aberta.

  14. Endrigo Annyston says:

    Bruno, foi DARDO pra mim? rs thanks

    L. desisti de Damages, é boa, mas não é meu tipo de série rs

    Gui, seja muito bem vinda!

    Obrigado Adilson!

  15. Anonymous says:

    ENDRIGO,TE ADMIRO,VC FALA A NOSSA LINGUA.TE ADORO.

  16. Maria Guilhermina says:

    Enquanto o objetivo da maioria das emissoras for audiência, a curto prazo e só, esse panorama não vai mudar. Com excessão da Globo, e por isso, minha emissora favorita, as demais exigem do telespectador uma exercício de paciência. Quantas vezes já deixei de assistir alguma coisa, por não saber que o horário ou o dia, tinha mudado. SBT e Record são campeãs nesse quesito. Band sou sincera em dizer, não assisto nada, nem a nova programação me deixou curiosa. TV é hábito, muito pessoas, como eu, as vezes, se programam em cima de horários ou programas da TV, coisa impossível de acontecer com o SBT e Record. Na minha opinião, é uma tremenda falta de respeito e é por isso, que essas emissoras não merecem a minha audiência. Odeio ser feita de boba.

  17. Lucille Dean says:

    Adorei o pouca prática. Veja só como a Record é invejosa, além de tirar a vice-liderança do SBT, tirou também do canal, a liderança da pouca prática. Mas, sabemos que isso já condena a Record a jamais ser a emissora, como ela tanto almeja, líder no Brasil. Nos meus finais de semana, tenho trocado totalmente a tv aberta pelos filmes clássicos. Só me arrependo de uma coisa, de não ter feito essa troca antes, bem antes.

  18. ana maria says:

    concordo plenamente com o texto, eu q tenho meu horario super estabelecido me irrito com qualquer mudança, pois ja programo a tv pra ligar na hora do programa q quero ver, no horario de verão eu tinha q vigiar a record por uns 20 minutos pra nao perder csi, e o pior aqui no nordeste eles colocaram "bela" antes de csi, ou seja eu tinha q deixar na novela, claro q eu deixava mudo, e de vez enquando eu olhava pra ver se tinha começado ou não, pense num sofrimento.

  19. L. says:

    Nossa,quando pedi um espaço para comentar sobre o domingo ia falar justamente disso.Achei ridícula a atitude da Globo em tirar do ar a Stock Car 3 minutos antes do seu fim.Provou que não é perfeita e que também faz coisa de amador.Nota zero.O 'Esporte Espetacular' é um dos melhores do gênero no país,mas errou feio com essa atitude de emissora com pouca prática.

    Ainda sobre o domingo,o que foi o 'Pânico na TV' de ontem?!Ilário,impagável!Rachei de rir.Sabrina,Amaury,o Prateado,Charles Henrriquepédia e lógioco,os impagáveis Serginho e Bicésar!Os caras se garantem e não é à toa que arrasam na noite de domingo!Vida longa!

    L.

  20. sebastian says:

    Nenhuma emissora é perfeita,e aglobo não foge à regra,mas ela é a que menos muda a programação ou os horários,só quando o programa tem baixa audiencia ou por conta de um evento esportivo,como o futebol,caso contrário sua programação é seguido sempre"à risca".

  21. ANDRÉ/ABC says:

    Se pensarmos na quantidade de telespectadores atingidos, a Globo é campeã no quesito desrespeito. Domingo 20/05 cortou a transmissão da corrida de Stock Car antes do final da prova, tirou do ar um seriado que dava 13 pontos de audiência, o programa TV XUXA (10 pontos) é sazonal, só vai ao ar quando a emissora não tem mais nada para transmitir, adquiri vários eventos e não transmite entre vários outros exemplos. Em alguns pontos a Globo está muito à frente das concorrentes, mas quando o assunto é desrespeito, suas atitudes são semelhantes às outras.
    Parabéns pelo sucesso da nova fase do Cena Aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *