Browse By

SBT regride após ampliar jornalismo e limitar faixa infantil

Na última semana, foi anunciado que o SBT iria diminuir em 1h a duração do “Notícias da Manhã”, atualmente comandado por Neila Medeiros — desde a manhã desta segunda (16), às 6h, vai ao ar o “Desenhos Pré-Escola”.
É importante destacar três coisas:
1- O telejornal perdeu audiência após a Globo lançar o “Hora 1”, que ampliou o público da emissora global às 5h e, como consequência, o efeito cascata beneficiou os informativos que entram na sequência.
2- Ou seja, não foi a saída de César Filho do programa que ocasionou a queda. Se César realmente agregasse telespectadores, o “Hoje em Dia” não estaria penando. Ou seja, antes do “Hora 1” ele nadava de braçadas no “NM”.
3- A TV aberta está deixando os infantis de lado, e o SBT mesmo havia diminuído o tempo das animações para apostar mais em jornalismo. Agora, o canal de Silvio Santos regride e volta a usar o início da faixa matinal para os pequenos. Ou seja, um infantil que recebe de um telejornal e entrega para outro. Em resumo, públicos distintos.
É possível, a partir disso, concluir que, caso o canal não tivesse aumentado o tempo do “Notícias da Manhã” e causado problemas de saúde a César—  que reclamou por ter que dormir muito cedo e não estar se adaptando à nova rotina —, o profissional ainda estaria na rede da Anhanguera.
Além disso, o SBT opta pelo lado mais fácil. Ao invés de investir no “Notícias da Manhã” e em Neila, busca mais enlatados para preencher a grade. Enquanto isso, Globo e Record dedicam cada vez mais horas a produções próprias ao vivo.
De qualquer forma, Neila Medeiros já está acostumada com situação do tipo, afinal, não foi a emissora de Silvio Santos que lançou o “SBT Notícias” e, ao invés de batalhar pelo formato, o limou da grade poucas semanas depois da estreia? Ou seja, falta planejamento e vontade de investir de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *