Browse By

Ponto de Vista: Tempos Modernos

Hoje em nosso debate a telenovela Tempos Modernos e as intervenções promovidas para salvar um folhetim.

As vezes dá certo, como em América.

Em TM também surtiu resultado, hoje chega a ter índices melhores que Escrito nas Estrelas, mas ainda assim está abaixo do desejado pela TV Globo.

Até que ponto vale a pena alterar os rumos de uma produção em função da audiência?

31 thoughts on “Ponto de Vista: Tempos Modernos”

  1. Maria Guilhermina says:

    Tenho assistido a novela, por mais incrível que pareça. O início foi sofrível, simplesmente não dava para assistir. Algumas mudanças surtiram efeito, como por exemplo, o cala-boca naquele computador insuportável, a humanização do Leal e a valorização da história da personagem da Alessandra Maestrini. Continuam péssimos, o casal protagonista, a Deodoro que virou boazinha, e outras coisitas más… Porque eu assisto? por causa do Fagundes, mas para mim, tanta alteraçao para salvar uma novela ruim, só serve para transformá-la numa colcha de retalhes, cheia de pequenas histórias, sem pé nem cabeça.

  2. Nina says:

    Também tenho acompanhado a novela, apesar de não morrer de amores por ela. Ainda acho a história meio confusa e um grande desperdício dos talentos de Antônio Fagundes, Marcos Caruso e Débora Duarte. Até bons atores estão medianos. E o que era medíocre ficou pior, caso de Fernanda Vasconcelos e Grazzi. Graças a Deus Guilherme Weber sumiu!

    Até onde entendi, “Tempos Modernos” era para ser uma comédia, mas ficou tão estranha que, para melhorar a audiência, desligaram o robô Frank, sumiram com alguns personagens e mudaram a personalidade de outros. Agora está mais para um melodrama, mas ainda assim muito chata.

    Até que ponto vale a pena alterar os rumos de uma produção em função da audiência?
    Até o ponto de não perder seu público para não prejudicar os programas seguintes. Vai que o público perdido gosta do que a concorrência apresenta e acaba ficando por lá…! Sorte da Globo que as concorrentes não são tão espertas assim.

  3. ADILSON® says:

    pra mim depois que acabou minha querida Caras & Bocas, eu perdi completamente o tesão por novela das 19 horas, juro que tentei acompanhar essa novela… mas k pra nós. … essa novela foi um tiro no escuro… não gostei, achei ela suuuper confusa.. sorte ela que a concorrência esta durmindo nesse horário

  4. Rabybe says:

    Assisti a primeira semana de "Tempos Modernos", começou péssima, essa tematica realmente serviria como Série, pois como novela não aconteceu, Tiago Rodrigues e Fernanda Vasconcelos… SOCORROOO.

    Agora não tenho tempo para assistir novela, mas espero que "TiTiTi" seja uma mega sucesso, e está com cara de audiência acima dos 30 pontos!! rs

    PS: Enquanto isso concorrência…. ZZZzzzzZZZZzzzz

  5. Ronald says:

    No começo acompanhava Tempos Modernos,mas a novela só piorou e eu parei de assistir aguardo ansiosamente a estréia de Tititi

  6. Maria Guilhermina says:

    O que eu gostaria de saber é que se uma emissora como a Globo, que produz as melhores novelas do País, exporta essas novelas, não tem um "controle de qualidade" ou algo assim, para analisar uma novela antes de entrar no ar. Está claro para todo mundo que desde o início, Tempos Modernos não agradou. A Globo não percebeu isso? Com toda a experiência que tem com novelas? Isso não entra na minha cabeça.

  7. Intergalático says:

    Eu não tenho comentários sobre essa novela. Desisti ainda na primeira semana e fiquei meses sem ver nem uma cena. Nas últimas duas semanas tenho passado pela novela nos intervalos de Charmed e ARGH! Não consigo ficar. Minha série acaba e eu desligo a TV. Tempos Modernos não é simplesmente uma novela que eu não queira ver, é uma novela que eu não consigo, não suporto ver. Saudades de Caras e Bocas. Ou talvez não, passei a ver uma série ótima no horário, definitivamente não me arrependi…

  8. agnaldo says:

    Mesmo não sendo fenômeno de audiência a novela consegue números razoáveis pois sempre está na casa dos 24 ou 25 pontos,algo que nenhuma das novelas das "outras" conseguem.È incrivel! mesmo com um produto de pouco sucesso a Vênus Platinada dá o dobro de audiência da emissora que um dia ousou a dizer que seria líder,vendo a panorâma atual será dificil algo neste sentido.

  9. sebastian says:

    Já está passando da hora da globo dar uma "mexida" na novela "tempos modernos",ela piora a cada dia.

  10. Emanuelle Najjar says:

    Sebastian: Tempos Modernos já foi mais do que mexida. Eles não tem mais pra onde ir, a história já foi completamente descaracterizada.

  11. @doisclicks says:

    Sabe o que é mais curioso no conceito do publico, ele reclama da novela, das mudanças da novela, e mesmo assim continua assistindo. Já quando se trata de SBT ou Record ou até mesmo com a Band quando produzia novelas, o publico não gosta do primeiro capitulo e já troca de canal, ou seja para globo há uma oportunidade de reconciliação, mas já com as outras o publico se separa e pronto

    Isso é no mínimo estranho, um conceito, difícil de entender, quando a globo mexer em suas novelas, ela mexe, tanto que é uma obra aberta, só que o discurso dos autores, da assessoria e sempre o mesmo, não mexeu blá e blá e blá e acredita quem quer ué.

    Quanto ao Tiago Santiago, não acho que esteja errado não em querer mudar, a novela,

    As vezes se torna ate questionável a postura do publico e da critica será que se esta mesma novela do jeitinho que esta fosse as 18 na TV globo a critica e audiencia seria outra, eu não tenho duvida enfim cada um cada um

  12. ADILSON® says:

    Estou super ancioso por Tititi, pois falam tanto dessa novela, que foi um sucesso quando passou pela primeira vez, espero que venha ai uma novela que realmente me faça ficar na frente da televisão, pq cai pra nossa intimidade, essas novelas de hj estão me dando um certo nojinho, claro tirando Escrito nas Estrelas que tenho uma leve quedinha por ela, pq sempre gostei desse tema espiritismo,mas no horário estou na academia, quanto a Viver a Vida… tirando as atuações de alguns personagens, é ruizinha que dói
    torço que Passione e TiTiTi venha realmente com aquele ar de novelão, de arraza quarteirão mesmo, mas no fundo la no fundinho estou com um certo Meeeeeedo….

  13. Mari says:

    Sinceramente, eu acho essa novela simplesmente insuportável. Resolvi assistir um pouco recentemente e minha opinião se consolidou. Não há nada de bom nessa trama. TM me faz sentir muita, muita falta de Caras & Bocas.

  14. Loxtrex says:

    Uma pena a novela não ter sido encurtada e TiTiTi ter entrado mais cedo, ainda antes da copa. Seria perfeito pra Globo, pois a da 6 tá dando ótimos índices, em torno de 28, a das 7 daria fácil uns 35 e quando Passione estreasse, dificilmente ficaria abaixo dos 40, 40 e pouco…

  15. Gustavo-sc says:

    Desisti de Tempos Modernos.

    Mas, mudando de assunto.Endrigo, eu lhe disse uma vez que estava ficando com medo do remake de TiTiTi e você me disse que eu deveria confiar na Maria Adelaide Amaral porque ela é uma de nossas melhores autoras. Porém, contudo, todavia, entretanto, as últimas declarações da autora estão me deixando com mais medo ainda. Ela diz que não assisti novelas, nem televisão e que só está fazendo essa novela porque não é justo ela ganhar tanto escrevendo apenas uma minissérie por ano. Isso me faz pensar que ela não está empolgada com a novela.
    Tomara que essa novela não manche a beleza da novela criada por Cassiano Gabus Mendes.

  16. virginia says:

    na verdade hoje em dia sao poucos atores q tem talento mesmo mas oq a globo pode fazer ? eles precisam continuar fazendo novelas mesmo nao existindo atores de verdade

  17. Anonymous says:

    Tempos Modernos, uma MEDA!
    A concorrência é tão mané que não lançou URCA contra essa novela, a Record também é mané, porque poderia lançar novela nessa faixa, mas preferem ficar no açougue dos seus disfarçados telejornais, pior que depois na madrugada fica atacando a Globo de comprar o ibope, ah vai a MEDA!
    DJ DEDECO

  18. Anonymous says:

    É de dez capitais Gugu e seu poderoso programa só ganhou em 03!
    Cada dia a coisa fica mais feia para o menino "loiro" considerado a "Maior contratação da história" nem a Globo conseguiu!
    Tá aí o mico! "O Melhor Aprendiz de todos os Tempos!" tá aí o mico, não dá nem 10 de média!
    Gugu pode ir para a Band a qualquer momento por emprestimo, segundo se apura na alta culpa da Record, ops! Cúpula! Pois a ideia é reforçar a Band que está "A Caminho da Liderança".
    E Jaspion vem aí no ligar da série "O Mentalista" que vem micando no ibope!
    DJ DEDECO.

  19. L. says:

    Endrigo,a quanto tempo!Esse fim de semana não comentei por aqui,fui ver minha mãe,pegar uma boa praia!Mas bem…Uma pena que as coisas aqui no blog só vão fluir quando os comentários voltarem a bombar.Eu me considero essa meia dúzia que comenta,pelo menos sempre que posso.Tanta coisa acontecendo nos bastidores da TV e essa meia dúzia fica meio que sem ter tanto espaço para as calorosas discurções…

    Poís bem,'Tempos Modernos'.É um lixinho.'Inassistível'.Eu realmente fico pensando quem aprova um projeto como esse e leva ao ar.A Globo vem errando feio em novelas da sete a medida que vem acertando na das 6.'Caras & Bocas' foi sucesso,o que é torna mais dificil encontrar uma substituta a altura.'Tempo Modernos' já mudou,perdeu o rumo,deixou de ser confusa para ser sem pé nem cabeça.Sem ombra de dúvidas uma das piores novelas levadas ao ar pela Vênus Platinada.

    Sobre o domingo,o 'Pânico na TV' sobrou de novo.Venceu Gugu e o Silvio fácil.Os caras estão inspirados demais desde ano passado.Mas em 2010 estão ilários demais!Impagável!Se garantem e que tenham vida longa!O melhor humor,pra mim,não é o mais inteligênte,é o mais engraçado!Engraçado também o 'CQC' de ontem!Muito bom.Já o 'Legendários' 'perdeu' de novo para o 'Show do Tom'.8 a 9.Mion dá menos do que o Tom dava antes.Mudar a tv brasileira não é tão fácil como parecia né verdade…

    E 'Viver a Vida' vem chegando ao fim com uma relação de amor e ódio com seu público…

    Ah,o Guia aidna não chegou!O que faço Endrigo,não aguento mais esperar para te-lo em minhas mãos!!!(rsrsrs)Abraço.

    L.

  20. L. says:

    O que me deixa mais abismado ainda,é vê SBT,Record e companhia bela assistirem imóveis 'Tempos Modernos' micar e não fazerem absolutamente na-da!Se colocassem qualquer cois contra essa 'coisa' seria uma opção melhor.Mas não,a Record se preocupa em 'derrubar' a novela das 6 enquanto o SBT se preocupa em…Se preocupa em [email protected]#** nenhuma,porque a grade tá tão voadora quanto antigamente…

    L.

  21. Anonymous says:

    SBT erros e mais erros…
    Cada dia que se passa ninguém sabe quem decide no SBT, uns dizem ser Daniela, outros afirmam de pés juntos ser Silvio Santos, mas o que vemos é uma emissora sem diretores comprometidos com a casa, mostra disso é o enfraquecimento das manhãs do SBT, a emissora que já brigou de testa à testa com a Globo, hoje fica no puxa pé com a Record que também está em baixa mas assim mesmo consegue uma pequena vantagem contra o SBT.
    No período da tarde houve um acerto com séries e o Cinema em Casa, mas a volta de novelas mexicanas de gosto duvidoso está derrubando os números após as 16h que vinham em alta com os "Barracos" de Família, também conhecido como "Casos de Família". Programa do Ratinho, apesar da vice-liderança de ontem, não vem bem das pernas há um bom tempo, pois o programa muda seu perfil a cada semana, deixando o público sem saber o que vai acontecer, exceto com aquelas horríveis caixas no palco.
    Horário nobre que havia sido restaurado com a linha de shows às 8h15 foi morto com a URCA, mas isso pode ser um mal para o bem, porque não adianta a emissora sonhar com a vice em termos de novela, não agora, porque o caminho está sendo refeito, falta o telespectador se acostumar em ver novela nessa faixa de horário no sbt principalmente. Outro furo foi a falta de férias para algumas boas atrações, gerando seu desgaste como Esquadrão da Moda, Supernanny e QST. As séries houve erro na troca, agora tudo que passar não vi emplacar, somente "Sobrenatural" poderá reverter a situação ou a minha sugetão de "Jaspion" aí sim derruba "CSI" tranquilo. Apesar da grade "voadora" ter parado os erros nos ajuste continuam e se nada for feito com seriedade e comprometimento, veremos a Band em plena briga pelo horário nobre com o SBT!
    DJ DEDECO.

  22. Anonymous says:

    "Hoje em Dia"investe…ah! lá vem um monte de cópia com outros nomes!
    “De Carona com a Moda” nada mais que um "Esquadrão da Moda" com pequenos, mas eu disse pequenos detalhes para não ser tão igual.
    “O Convocado” nada mais que o "Video Game" da Globo!
    Um programa que já foi bala na agulha virá essa MEDA!? como ? Pior é esse monte de lenga-lenga que inventam dando nome de "quadros" que não passam de balelas e MEDAS!
    DJ DEDECO.

  23. Annyston says:

    L. o livro da Gui chegou ontem, então hoje deve estar por aí. Sobre o blog, minha vontade era fazer um espaço só pra meia dúzia que comenta. Eu não tenho vontade de atualizar um espaço onde as pessoas só ficam olhando, olhando…

    DJ, o Mais Você também tá cheio de "novidades"… o povo da TV é criativo demaaaaaaaaaaaaaaais.

  24. Maria Guilhermina says:

    Não adianta a gente esperar alguma coisa de Viver a Vida, por ser a última semana. O lenga-lenga continua. As cenas de ontem, da lua de mel em Paris, são lindas, um verdadeiro cartão-postal, mas paradas demais para a última semana, dá sono. Quanto a Tereza, essa vai ser mais uma decepção, porque no dia do casamento da Luciana ela disse para a filha "se respeitar", conselho esse, que não vale para ela. Não me venham com esse lance que Tereza sempre amou o Marcos, porque é simplesmente ridículo. Ele não mudou em nada, continuo o mesmo safado de sempre, enquanto a Tereza, para mim, evoluiu e muito, superou a separação, cresceu como pessoa, e agora, dá um passo atrás. Nem sabendo que é a última semana, que o Maneco não vai mais me enrolar, ele continua a me decepcionar.

  25. @doisclicks says:

    abe com todo e devido respeito aos profissionais que trabalham na novela viver a vida, com o respeito a quem gosta da novela

    Mas em minha humilde opinião esta novela consegue ser pior do que muitas de péssimo gosto que já foram produzidas pelas concorrentes, eu confesso que não acompanho esta novela com freqüência, mas ontem tive a oportunidade de acompanhar e me senti constrangido

    A começar pelo José Mayer, será que a globo não tem um papel mais interessante para este ator do que sempre ‘o pegador’ toda vez que vejo o ator na globo o papel é basicamente o mesmo, só muda o nome do personagem, algo muito limitado.

    Ai vamos para Aline Moraes, sabe a idéia de discutir um tema diferente, e quebrar o preconceito contra deficientes físicos é muito interessante, so que esta atriz se propõe a fazer um papel tão ridículo, que acho que estraga a discussão do tema, as cenas bizarras do Miguel paparicando a modelo, como se ela fosse algo de outro mundo ultrapassa a linha do bom senso, as vezes sua personagem parece uma bobona! E Miguel um idiota, nada contra os atores por favor, sim contra a proposta dos personagens, até o bahuan personagem mais deslocado de caminhos da índia conseguem ser mais interessantes que os dois juntos

    A proposta, da novela é horrível, consegue ser pior do que qualquer outra no ar hoje, a diferença é que esta na globo.

  26. Nina says:

    Não entendo essas coisas… A novela enche linguiça mostrando a lua de mel da Luciana, mas li que o último capítulo terá uns 80 minutos. Acho isso irritante!

    Sobre a reconciliação do casal Marcos/Teresa… Ainda tenho esperanças que a Teresa dê um ‘chega prá lá’ no Marcos. Nem precisa ficar com o francês, é só não ficar com o ex-marido. Aquilo ali não presta, vai trair sempre. E a Teresa merece coisa melhor.

  27. L. says:

    Sem dúvida 'Viver a Vida' é uma das piores novelas da Globo na história.Talvez por respeito ao grande Manuel Carlos ou algo do tipo,não se vê muitos falando nem comentando,é fato que 'Viver a Vida' não é esse paraíso e nem está perto disso.Mas,@doisclicks,discordo quanto a proposta da novela.Quebrar barreiras e tabus dos cadeirantes foi de genialidade ímpar,mas isso ficou central demais para uma novela que necessita principalmente de uma boa história bem amarrada.Faltou isso.Uma boa história.Acho que Manuel Carlos retratou bem a vida de uma cadeirante.Desde início da trama Luciana foi mimada e Miguel um boboca,não acredito que 'mudaram' a 'personalidade' só depois do acidente.E digo mais,eles foram praticamente a única graça da trama.Alinne e Mateus souberam conduzir a trama de maneira leve e sedutora.Quem conhece um cadeirante sabe o quanto é importante cada passo que foi vivido por Luciana,desde mexer os dedos a ficar sentado.Talvez eu esteja sensível demais tambem,não sei,mas que cada cena de Alinne como Luciana valeram a pena,ah valeram!Foi um dos motivos que me fizeram não abandonar a trama…

    L.

  28. L. says:

    Quanto ao Marcos,é o pior e mais irritante personagem da trama.E olha que tem muita gente ruim por lá.Merece um castigo,sem dúvida uma possível e infeliz reconciliação com Teresa é mais uma decepção.A novela tinha chamadas linda,mas decepcionou geral.Se Maneco não quer decepcionar de uma vez por todas,por favor,que Teresa fique só,mas bem longe do Marcos.

    L.

  29. Anonymous says:

    Sabem o que é bom na TV?
    Jaspion, Changeman, Jiraya, Jiban, He-man….
    Mas estão fora do ar para passar.. E-24h, Polive 24h, SP Record, B.O., JR, Direto da Redação…
    You Tube vem crescendo a cada dia se continuar assim em 02 anos será vice-líder de audiência!
    DJ DEDECO.

  30. Anonymous says:

    Sobre Viver a Vida, que novelinha cheia de defeca-regras, hein? Boa a intencão de mostrar os cadeirantes e seus problemas, se bem poderia ter sido um pouco mais próximo dos verdadeiros cadeirantes que com certeza não tem todas as facilidades, luxo e onforto da Luciana. Nota zero pra tanto café-da-manhã servido por empregados de uniforme, comida farta pra sustentar uma corporac,ão, eh eh.
    Marcos devendo pra Deus, o mundo e a receita federal mas tem dinheiro pra sustentar várias familias, se o filho for dele vai ter mais uma, mas parece que o autor o livrou do encargo. Enfim, o melhor mesmo foram os depoimentos no final.
    E daí como na vida real todos foram felizes para sempre!

  31. Anonymous says:

    Tempos Modernos, gostei mais que Viver a Vida no comec,o, agora perdeu o fio da meada, nem o autor sabe mais o que colocar no próximo capitulo. Nota zero até pro Fagundes/Leal que troca a Giardini/Hélia pela insossa Iolanda. Aquele gaulês tb poderia ficar com a Bicalho em vez da sonsa que-não-sei-quem-é (coisa chata!!!). Chata a Jannis falando paura, encafifar e etc. Na minha geracão de descendentes de italianos pode ser mas a jovem ? Chato e meio aquele Ramon, cada dia mais insuportável, passando cheque-cauc,ão pra pagar quarto de hospital e tratamento e alguem desenha da onde vai sair dinheiro pra cobrir o tal cheque ? Continuo assistindo porque é hora da janta e gosto de ter a tv ligada senão sobra o programa policial da Record ou alguns dos bispos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *