Globo estreia Brasileiros, novo jornalístico

Estreia na próxima quinta-feira, dia 17, às 23h50, logo após A Vida Alheia, o novo programa jornalístico da Rede Globo. Dirigido por Teresa Cavalleiro e Maria Thereza Pinheiro, Brasileiros apresenta semanalmente ao telespectador um cidadão que, por meio de suas atitudes, mudou o dia a dia de um grupo de pessoas.

No primeiro episódio, conheça a história de Flávio Sampaio. Filho de um pescador na pequena cidade de Paracuru, no Ceará, Flávio nunca tinha visto dança, nem na TV. Mesmo assim, ainda criança, ele optou pela carreira de bailarino. Apesar das dificuldades e da falta de apoio do pai, Flávio levou o sonho adiante, cresceu, estudou e conseguiu chegar ao grupo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Muitos anos depois, já aposentado, ele voltou à pequena Paracuru e ficou preocupado com a quantidade de jovens que passavam os dias sem ter nada para fazer. Veio, então, nova decisão: Flávio fundou uma escola de dança no local. A ação transformou a vida da comunidade. Hoje, 200 jovens, filhos de lavradores e pescadores, aprendem balé na escola de Flávio.

Os repórteres Edney Silvestre, Neide Duarte e Marcelo Canellas viajaram pelo Brasil em busca de personagens. Cada episódio será apresentado por um deles. No total, serão nove. É Edney quem conta a história do bailarino Flávio Sampaio. A edição do programa privilegia os depoimentos dos entrevistados, em comparação às gravações em off.

Nas próximas semanas serão revelados outros exemplos de grande valor para a sociedade. Como o trabalho de uma psicóloga paulista que, ao perceber que crianças de um abrigo para menores não tinham nada que contasse suas histórias, teve a ideia de criar um livro para cada um deles; uma espécie de álbum da vida. A reportagem é de Marcelo Canellas.

Já Neide Duarte esteve no Rio de Janeiro para conhecer a criadora de um projeto que promove a inclusão social de portadores de deficiências. Eles têm aulas gratuitas de natação e hidroginástica, sendo que as turmas são compostas por pessoas portadoras ou não de necessidades especiais. Também não há distinção de idade ou nível social. Atualmente, 450 alunos são atendidos e a lista de espera tem mais de mil nomes cadastrados.

Brasileiros estreia na próxima quinta-feira, dia 17, logo após A Vida Alheia.

::

Gente, acreditem no Tio: tem Neide Duarte, ma-r-a-v-i-l-h-o-s-a, ou seja, não preciso dizer mais nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *