Televisão tradicional perde força e Globo faz interação inédita de novela com GloboPlay

Globo vai exibir Órfãos da Terra com antecedência no GloboPlay (Reprodução)

O crescimento das plataformas de streming está fazendo com que a televisão tradicional perca espaço. Dificilmente (pra não dizer que é impossível) os números de audiência voltarão a ser como eram anos atrás, quando a Globo atingia altíssimos picos em todos os seus horários.

A maior emissora do país, no entanto, não está parada vendo a diminuição do interesse pela TV como a conhecemos. A empresa foi pioneira no Brasil em investimento de uma plataforma para disponibilizar os vídeos de sua programação. A empresa já faz isso há muitos anos.

De uns tempos pra cá, é claro, a Globo tem feito novos investimentos e lançou o GloboPlay. Se trata de sua própria plataforma de streaming, que contém todos os seus programas, jornais e novelas na íntegra.

Diferente do que acontecia no início, a emissora carioca não ficou presa em exibir apenas conteúdo próprio. Sabendo como a concorrência no ramo de streaming anda acirrada, acima de tudo pela grande popularidade da Netflix no país, ela começou a comprar produtos de fora.

O investimento do GloboPlay

A plataforma do Grupo Globo conta com várias séries internacionais, inclusive alguns grandes sucessos como The Big Bang Theory. A série é uma das mais vistas dos Estados Unidos atualmente, tendo seus atores principais entre os mais bem pagos do país. 11 temporadas estão disponíveis, tendo como única exceção a última leva de episódios, que ainda está em exibição.

E não para por aí: o GloboPlay tem investido em conteúdo próprio independente da própria Globo. É o caso, por exemplo, das séries Carcereiros e Ilha de Ferro. Ambas estrearam primeiro no streaming, para só depois serem transmitidas na televisão. A segunda delas, inclusive, ainda nem foi exibida.

Agora, a empresa decidiu dar um novo passo para seu investimento no novo e importante negócio. A emissora carioca acaba de lançar sua nova novela das seis, Órfãos da Terra. A trama escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid acaba de estrear, mas já promete ser um grande sucesso.

Além do trabalho impecável da trama, a Globo decidiu fazer algo diferente de tudo o que já fez envolvendo suas novelas. Todos os dias, o GloboPlay vai disponibilizar o capítulo que será exibido na televisão no dia seguinte. Isso significa que a exibição na televisão, embora inédita para quem assiste apenas pela telinha, já terá sido vista pelos assinantes.

Isso mostra que, aos poucos, a TV tradicional como conhecemos vai perdendo espaço. E mesmo empresas grandes como a Globo, que já são fortes no mercado, precisam se adaptar às mudanças. E quem sai ganhando, é claro, é o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *