A Globo mudou muito, mas se esqueceu de uma coisa

29 de março de 2013 6 Por Endrigo Annyston

Nos últimos anos a TV Globo tem implantado algumas mudanças que vão além do fato de ter assumido sua principal telenovela como “das nove” e não “das oito”.

Investiu pesado no segmento séries e trouxe algumas excelentes opções para o mercado brasileiro, muitas delas não perdendo em nada para as importadas. Caso de Força Tarefa e A Cura.

Lançou uma nova faixa de folhetins, a “novela das onze”, com remake de clássicos.

No período da manhã veio com o Bem Estar e terminou de limar da grade os desenhos com a chegada de Fátima Bernardes e seu Encontro.

Para um canal conhecido por ser engessado, uma mudança e tanto.

Mas vem a dúvida: por que fecham os olhos quando se trata das tardes? A sensação é a de que essa parte da programação está abandonada.

Deram o Video Show para o Boninho e ele estragou o formato e, não bastasse isso, escolhem qualquer coisa para exibição no Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde.

Fora a Malhação cujo prazo de validade venceu faz tempo.

Qual o motivo do descaso com essa faixa que é de total importância para a audiência noturna?

É evidente que mesmo com atrações fracas a Globo se mantém na liderança, mas…

A questão é que a concorrência é tão pouca prática que, mesmo estando enfraquecidos, ainda levam a melhor.

Reflexo de parte dos brasileiros. Empurram com a barriga para ver no que vai dar.

A contar pelo que disse Carlos Henrique Schroder na “festa da firma” – lançamento da nova programação da Globo -, é bom não esperar nenhuma mudança:

Mudar faz parte da dinâmica, mas nesse caso não pensamos nisso. Tanto o ‘Video Show’, quanto a ‘Sessão da Tarde’ e a ‘Malhação’ estão indo bem na nossa avaliação. O que pode haver é uma flutuação de audiência, mas que normalmente se resolve. Qualquer produto pode ter flutuações. O que temos de fazer é melhorá-lo, precisamos renovar o tempo todo. Mas, para mudar, precisa haver um real problema. Não há, a curto prazo, nenhuma intenção de mexer na grade da tarde.