A importância das aberturas para as novelas

A importância das aberturas para as novelas

27 de maio de 2013 3 Por Endrigo Annyston

Você pode até não se lembrar totalmente de determinadas novelas, mas de algumas aberturas e suas músicas jamais se esquece, mesmo que se passem anos. Quando a música é marcante e colabora aí mesmo é que a abertura da novela torna-se inesquecível. Por isso são tão importantes.

As aberturas das novelas mexicanas geralmente não são tão criativas, mas são muito funcionais. Na maioria das vezes são feitas de recortes de cenas da própria novela ou no muito, quando estão dispostos gravam com os atores especialmente para a abertura. Mas essas aberturas simples são geralmente unidas à músicas que remetem direto à novela. Ouve-se a música, lembra-se da novela. As músicas ou falam de uma personagem ou de um tema da trama o que não é muito difícil porque quase sempre estão falando de amor. Geralmente as músicas são compostas especialmente para determinada novela. Já no Brasil a criatividade é maior, há aberturas das mais variadas formas o que torna quase impossível classifica-las como fiz com as mexicanas acima. Em sua maioria elas se encontram em sintonia com as novelas, mas às vezes produzem umas que não tem nada a ver com a trama. Como se estivéssemos vendendo batatas e ao invés de anunciarmos batatas anunciássemos  laranja. Para muitas olhamos e não enxergamos nelas um elo forte com a novela do jeito que deve ser.

A abertura não precisa ser pirotécnica, a sétima maravilha do mundo, tem que apenas retratar naquele curto tempo o clima da novela. Pode ser uma obra de arte, mas se não se ligar à novela é a mesma coisa de nada. Procure aí na sua memória e certamente vai se lembrar de uma abertura que te marcou. Nós que gostamos de novelas temos as nossas preferidas e isso é tão pessoal que não quis aqui citar exemplos. Para finalizar, tanto a criação visual quanto o departamento musical das emissoras devem cuidar com carinho das aberturas e de suas músicas, pois elas são sem dúvida uns dos pontos alto das novelas. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes