A Revolta da Chibata

13 de novembro de 2012 0 Por Endrigo Annyston

Revoltado com os maus tratos e as chibatadas que ele e outros marinheiros negros estão recebendo dos capitães, Zé Maria (Lázaro Ramos) está lutando por melhores condições de trabalho na Marinha. A situação é muito preocupante para o Governo: os marinheiros, que exigem mudanças urgentes, estão com os navios apontados para a cidade do Rio de Janeiro, ameaçando bombardear a capital. O Senador Assunção (Werner Schünemann) toma a iniciativa de ir até a embarcação para fazer a negociação com os revoltosos.

Edgar (Thiago Fragoso) decide acompanhá-lo e se surpreende ao encontrar Zé, que, sem que ninguém perceba, lhe conta toda a verdade sobre a situação dos marinheiros. De lá, Edgar parte direto para o Correio da República, onde escreve uma matéria reveladora sobre a Revolta da Chibata, assinando com um pseudônimo. Depois do acordo feito com o Governo, Zé é reconhecido como o grande herói do movimento.

A cena está prevista para ir ao ar a partir de quarta-feira, dia 14 de novembro. ‘Lado a Lado’ é escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Vinícius Coimbra. A novela vai ao ar de segunda a sexta, logo após ‘Malhação’, e sábado depois de ‘Caldeirão do Huck’.