As novelas da Globo estão suando para ter boa audiência

5 de novembro de 2012 0 Por Endrigo Annyston

Na Record ou no SBT quando uma novela vai mal ela costuma fazer as emissoras perderem posições nos horários em que são exibidas. Exemplo: com Máscaras a Record, que costumava ficar em segundo lugar, depois da estréia da novela perdeu a segunda colocação e passou para o terceira posição na faixa. No SBT aconteceu com Amor e Revolução, a emissora costumava ficar em terceiro antes da novela e, depois dela,  caiu para quarto. Na Globo é diferente, mesmo indo mal as novelas do canal permanecem em primeiro.
 
Vamos a alguns exemplos de novelas na Globo que não tiveram uma boa audiência, mas que mantiveram o primeiro lugar: Ciranda de Pedra, Bang bang, Três irmãs, Negócio da China, Araguaia e etc. No entanto, vem acontecendo uma queda brusca em quase todas as produções globais que estrearam recentemente.

Começando pelo Vale a pena ver de novo, a decisão equivocada de reprisar pela terceira vez uma novela recente está custando caro para a emissora. A novela Da cor do pecado vem marcando entre 9 e 12. Malhação vem marcando entre 10 e 13 pontos. Lado a lado entre 16 e 18. Essa novela inclusive é a de pior audiência entre todas as produções do horário. Lembrando que em um dia de semana chegou a marcar apenas 14 pontos. Guerra dos Sexos que substituiu o grande sucesso Cheias de Charme também não anda bem. Está entre 19 e 23 pontos de média e em um sábado chegou a marcar apenas 16 pontos, índice que é muito pequeno para uma trama das 7. Salve Jorge ainda não dá para analisar porque estreou há pouco tempo. Já as outras apesar de serem recentes já tiveram um bom tempo para envolver o telespectador, o que, pela pouca audiência, ainda não conseguiram.

Todos os números citados são baseados em dados do Ibope de São Paulo. Todas as produções citadas estão em primeiro lugar, mas a audiência está muito ruim e preocupante para os padrões globais. Os executivos da emissora devem estar de cabelos em pé com esses números. Algumas atitudes devem ser tomadas. Da cor do pecado, como é uma reprise, já está sendo cortada e deve terminar bem antes do previsto. Já com as produções inéditas a situação é mais delicada e algo deve ser feito para tentar salvá-las, mas um encurtamento mesmo que seja discreto também corre o risco de acontecer.

Muitos culpam o horário de verão pela baixa audiência e até certo ponto ele contribui mesmo para diminuir o número de tvs ligadas, mas por outro lado ele não pode levar toda a culpa, já que, como todos sabemos, que quando uma novela agrada e tem que dar uma grande audiência ela dá com ou sem horário de verão. Aguardemos para ver o que a líder Globo irá fazer. Fico por aqui, um abraço e até a próxima.

* Gilmar JM