As novelas da Manchete no SBT

A Tv mais feliz do Brasil é sem dúvidas também a mais cara pau. Em 2005, de surpresa, resolveu reprisar Xica da Silva da extinta Rede Manchete. A novela marcou médias em torno dos 10 pontos e surpreendeu os diretores de teledramaturgia da emissora da época devido ao fato de o canal  exibir apenas novelas água-com-açúcar provindas de textos mexicanos. Acharam que os telespectadores não aceitariam uma novela tão diferente.  O SBT ainda era o segundo colocado e Esmeralda sua novela própria também estava indo muito bem.
 
A experiência se repetiria em 2008 com Pantanal. Nesse ano, um dos piores do SBT, a emissora já estava em terceiro lugar e com a audiência muito ruim. Pantanal estreou com 7 pontos, o que já era muito, depois mais para frente chegou aos 14, 15 pontos e enfrentou cara a cara o sucesso Chamas da Vida da Record, que estava em uma boa fase. Depois veio a mal sucedida Dona Beija em 2009, marcou apenas 4 pontos. Fechando o ciclo exibiram Ana Raio e Zé Trovão que marcou entre 6 e 8 pontos, que pode não ser muito, mas era mais do que  as novelas próprias e a linha de shows do SBT marcavam em 2010.

Das quatro tramas apresentadas só Dona Beija não foi bem, talvez por ser a mais antiga e também por ser a que menos tenha ficado na memória dos telespectadores. Já as outras três foram muito bem, principalmente Pantanal e Ana Raio e Zé Trovão exibidas em épocas em que o SBT não vivia uma boa fase. Tem uma explicação para essas novelas conseguirem uma boa audiência mesmo a emissora estando em crise.

A audiência delas não é provinda só do SBT. Parte é do público fiel do SBT, que assistiria se fosse uma novela brasileira ou uma novela mexicana que o canal estivesse exibindo, já a outra parte vem do público que assistia essas novelas na Manchete e que as veria de novo mesmo que outra emissora sem ser o SBT as tivesse exibido. Então isso explica principalmente os 14, 15 pontos de Pantanal mesmo com o SBT conquistando no máximo cinco 5 pontos, ou seja, 5 era do SBT já o resto era dos fãs da novela.

Para finalizar: Amor e Revolução forte e densa, mais parecida com as novelas da Manchete do que com as do SBT não foi nada bem, mais uma prova da teoria acima. Fico por aqui, um abraço e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *