Avanço tecnológico e o esvaziamento da criatividade
9 de agosto de 2010O blog chamou a atenção para um fato interessante e acho que isso merece um aprofundamento sobre o que está acontecendo com a televisão ultimamente. A coluna Ponto de Vista falou das sub-celebridades instantâneas que tem tomado conta de páginas de jornais, revistas e programas que se dedicam ao assunto “celebridade”.
A veterana atriz Aracy Balabanian em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, recentemente, revelou um sintoma dessa invasão: “Hoje, vejo que se tenta melhorar, melhorar, melhorar, e tudo ficou tecnicamente melhor. É HD, luz, equipamento, mas a televisão sofreu um empobrecimento”. Direto no alvo. Com essas poucas palavras Aracy sintetizou tudo aquilo que tem se tornado sintoma de um tempo: O avanço tecnológico que deveria vir pra somar na produção de uma televisão cada vez melhor acaba por subtrair ao tirar dela a base mais importante: a criatividade e o desenvolvimento de conteúdo literário, estrutura importante para uma grande obra. Disse Balabanian: “Me sinto como as mulheres frutas”.
A era digital, me parece, trouxe muitos benefícios mas trouxe consigo um efeito colateral muito grande. De fato, os efeitos colaterais muitas vezes ultrapassam em importância o efeito original. E um desses efeitos mais daninhos passa exatamente nessa construção de celebridades instantâneas, que por sua vez acaba abafando o trabalho das celebridades de verdade.
A crescente proliferação de “mulheres-frutas”, seja no sentido físico quanto no conteúdo cultural, encontra amplo respaldo nas novas plataformas que permitem essas pessoas ganharem asas. Daí acabam pautando o noticiário durante uma semana enquanto na próxima vem outros e outros e assim vai…. preenchendo as páginas de revistas. Sem contudo, uma perspectiva de continuidade.
Se vislumbrarmos um pouco sobre o rumo que a nossa televisão está tomando vamos nos dar conta que não existe nessa nova geração um ator ou atriz que tenha destaque e uma promessa de futuro como os da geração passada. Quem, por exemplo, é aspirante a uma Fernanda Montenegro, Antonio Fagundes, Claudia Raia???
E quando esses se forem, como fica???
* do internauta Aristides Francisco