Bem Estar comemora um ano no ar com especial

18 de fevereiro de 2012 0 Por Endrigo Annyston

Em fevereiro de 2011 estreava o programa ‘Bem Estar’, com apresentação de Mariana Ferrão e Fernando Rocha. O programa iniciou com a premissa de levar informação sobre saúde e bem-estar para todos os públicos. E na próxima terça-feira, dia 21, o programa comemora um ano reforçando este compromisso. De lá pra cá foram 269 programas exibidos com 170 horas de conversas e tira-dúvidas da população. Semanalmente seis médicos e um preparador físico se revezam para atender as dúvidas dos telespectadores. Além destes profissionais, ao longo deste ano mais 238 especialistas em saúde participaram do programa como convidado. “Durante um ano inteiro, vivemos intensamente esta rotina de saúde e qualidade de vida, explicamos e relembramos gestos simples que fazem diferença na vida de todo mundo. De alguma forma estas informações vão sendo incorporadas à rotina de quem convive conosco. A redação inteira vive esse clima”, afirma Fernando Rocha.  

O programa de aniversário é especial e tem a presença de uma plateia de 100 pessoas e a participação dos consultores Alfredo Halpern, Ana Escobar, Caio Rosenthal, Fábio Atui, José Bento, José Rubens D’Elia, Marcia Purceli e Roberto Kalil. O ‘Bem Estar’ ainda exibe as reportagens feitas por Mariana Ferrão e Fernando Rocha fizeram de norte ao sul do Brasil.

Os apresentadores rodaram mais 15 mil quilômetros e passaram pelas cidades de Manaus, Recife, Cuiabá, Rio de Janeiro e Florianópolis para acompanhar de perto exemplos de pessoas que mudaram sua vida a partir do ‘Bem Estar’. “É impressionante o retorno do público, as pessoas contem o que aprenderam no programa como comer de três em três horas, e fazer atividade física em suas casas. A reação das crianças também é muito positiva. Elas dizem que brincam de ‘Bem Estar’ na escola e ensinam os colegas a lavar as mãos, a não jogar lixo na rua e a não ‘dar brecha’ pra dengue. Isso é muito gratificante”, completa Mariana Ferrão.

Na capital da Amazônia, Mariana e Fernando conheceram o casal Rita e César. A rotina do casal mudou desde a estreia do programa, a desde então Rita anota todas as dicas e informações que o ‘Bem Estar’ traz diariamente. “Nós sempre comparamos o programa às músicas do Roberto Carlos, parece que foi feito especialmente pra gente”, conta César, que agora é elogiado pela esposa pela salada que aprendeu a fazer. “Depois dessa declaração a gente sente que está no caminho certo, de passar  a informação de maneira clara e útil para o telespectador”, diz dr. José Bento, ginecologista e obstetra.

Dando continuidade à viagem, os apresentadores encontram Dona Lindalva e José, em Recife. Eles explicam as mudanças em seus hábitos alimentares através das dicas do programa, como a redução e substituição do sal por ingredientes alternativos. José sempre foi a feira e comprava embutidos e queijos. Agora ele não volta para casa sem diversas frutas, verduras e legumes. “Nossa principal mudança foi a inclusão do feijão nas refeições, passei a comer depois que vi como é importante e faz bem a saúde”, completa.

Ainda na capital de Pernambuco, os apresentadores foram abordados por Giovanna, uma menina de nove anos, que é fã do programa. Ela conta que apesar de adorar o programa e seguir vários conselhos, não come feijão de jeito nenhum! Mariana descobre que a menina adora queijo e prepara uma receita da sua família, feita pela sua avó, a tradicional receita mexicana de frijoles con queso, que a menina aprova depois de experimentar. Sobre este caso, o endocrinologista dr. Alfredo Halpern comenta “Nós médicos sempre tivemos dificuldade para nos relacionar com os pacientes e fazer com que sigam as nossas instruções. Isso mudou com o programa, que sensibiliza o público. É o canal entre médicos e telespectadores. “Eu até falei para o meu pai fazer o exame de câncer de próstata depois de ver sua importância” conta Giovana, se referindo à dica do proctologista dr. Fábio Atui, também presente no palco.

No sul, eles passam por Florianópolis e encontram Magda, que se diz muito preocupada com a beleza da pele. “Desde que aprendi a usar o tônico de maneira correta, senti muita diferença. Além da questão do filtro solar, que tem que usar todos os dias”, comenta sobre as dicas da dermatologista dra. Márcia Purceli, que faz questão de sempre repetir a importância do filtro solar: “Mantêm a pele saudável e evita o câncer de pele.”

Com o preparador físico José Rubens D’Elia e o cardiologista Dr. Roberto Kalil no palco é apresentada a história da carioca, Cristiana. “Eu vivia no efeito sanfona – engorda e emagrece – por causa do sedentarismo. Montei meus próprios equipamentos em casa e emagreci seis quilos”, diz a dona de casa que se intitula de “fofoqueira do bem”, já que sempre espalha as dicas e a programação do ‘Bem Estar’ para suas colegas e família.

Em Cuiabá, no centro-oeste do país, foi escolhido como o último destino da dupla. Lá encontraram Francisco e Clara que confessam ser influenciados por seus filhos com os conselhos do programa. As crianças estão sempre falando “Deu no ‘Bem-Estar’…” ou até mesmo fazendo uma apresentação caseira como brincadeira. Os pais, orgulhosos, comentam: “As crianças tem função fundamental nesse aprendizado do dia a dia”.

E por fim, o programa ainda apresenta a emocionante história do garoto Wesley, de 12 anos. Ele já recuperado mostra como foi a sua preparação para receber um transplante de medula, por conta de uma doença rara. Ele foi ao especial de aniversário para apresentar o vídeo que gravou no hospital, quando ainda estava isolado, que se chamava “Bem Estar no Hospital”. Na sua versão do programa o menino explica os tratamentos, cada fase que passou e diz que pretende editar e passar adiante, como motivação para as outros pacientes. Ao ser questionado sobre o momento mais difícil deste período, rápido e objetivo ele diz: “Nenhum!”.

Com direito a bolo de aniversário gigante, Mariana e Fernando fecham o programa com toda a plateia no palco celebrando o primeiro aniversário.

O ‘Bem Estar’ de aniversário vai ao ar no dia 21, logo após ‘Mais Você’.