Cena Awards: Melhor Telejornal & Novela


Telejornal: Jornal Nacional

Dessa categoria em diante passo a comentar os eleitos com um prazer ainda maior. Foram as votações com o famoso “concordo e assino embaixo”.

O Jornal Nacional merece ser o campeão primeiro por ser um ano comemorativo: são 40 anos no ar.

Em segundo, e especialmente, porque é o ano em que marca um Jornal Nacional mais popular, menos sisudo e mais próximo do telespectador. Finalmente!

Novela: Caras & Bocas

Não há o que discutir, esse ano é de Walcyr Carrasco e os números não mentem!

Caras & Bocas é a única novela de 2009 que atingiu os patamares desejados pelas emissoras, não apenas pela Globo. Sai de cena deixando um saldo positivo, e, o que é melhor: gostinho de saudade.

20 thoughts on “Cena Awards: Melhor Telejornal & Novela

  1. JN prêmio merecido, mas CARAS & BOCAS é uma piada de mal gosto. A novela pode até ser divertida, caiu no gosto popular, mas ser eleita como "a melhor" é um exagero sem tamanho. Comédia que muitas vezes beirava o pastelão, diálogos fracos, atuações idem, um dublê de macado com uma fantasia horrível, já vi melhores na rua 25 de Março. Enfim, como descrito no post, Caras e Bocas cumpriu o papel de entreter, mas não passou de uma colcha de retalhos de tudo o que já havia sido feito anteriormente por Walcyr Carrasco.
    Endrigo, saudades do CENA ABERTA.

  2. Para mim,'Para´sio' foi a emlhor de 2009.Direção,atuações,textos,todo mundo impecável.Mas,é inevitável destacar e elogiar esse excelente trabalho de Walcyr Carrasco,considerado um dos melhores já exibido no horário.

    Endrigo,não sei porque,mas também sinto falta do antigo Cena Aberta.Espero que tenha lido e refletido com atenção o que um de seus leitores comentou no post abaixo.Assim como Marcos Junqueira 'não consigo mais ver a naturalidade e a humildade que existia neste espaço antes,foi o blog crescer que desandou'.
    Saudades de um Cena Aberta impecável dos tempos de 'A Favorita'…

  3. Concordo com a melhor novela,mas telejornal eu prefero o Jornal da Band,Boechat é ótimo.

    Endrigo,tenho saudades do antigo Cena Aberta,aquele cheio de posts bombásticos e que chegava a 60 comentários fácil,fácil,hoje em dia não chega a 20.Espero que você acorde a tempo,antes que esse Blog fique sem seus leitores,o que já está acontecendo,vários leitores de antigamente sumiram do Blog,espero que o Cena volte a ser o Blog que era,antes de você só ficar com o Twitter.

  4. Adoro e concordo..JN e Caras e bocas..nota 10…

    E concordo…visitar o cena aberta está cada vez menos prazeroso..é a opinião sincera de quem te admira…Mas não adainta um novo layout…se o conteúdo enfraquece. Mas sempre te seguirei Endrigo, pois passeia a te admirar muito.

  5. Prefiro o JORNAL HOJE. Novelas não assisto… Pelo que ouço falar, Poder Paralelo é (sem levar em conta todas as mudanças de horários e k-h-das da Record) a melhor novela do ano. Mas não posso julgar essa categoria 🙂

  6. Concordo. Não acho que tenha um tele-jornal tão completo e bem apresentado como o JN. Além do casal de apresentadores ser nota 10, o conteúdo é excelente, é minha fonte de informação. Quanto a Caras & Bocas estou bastante decepcionada com o final previsível, em função da esticada que a novela sofreu. Mas foi sem dúvida a mais falada do ano, gostosa de assistir. O que já ouvi de pessoas dizendo que adoraram a novela, que vão sentir saudades, não está escrito.

  7. Como diria a Celinha: "ACHO-TE UMA GRAÇA"

    Tem comentarista que só entra aqui com o intuíto de atacar o blogueiro..
    Tem comentarista que só dá as caras para reclamar….
    Tem comentarista que é anônimo….

    E ainda perguntam o que está acontecendo com o Blog????

  8. Pois é, ninguém pergunta se eu estou satisfeito.

    Se eu faço um post bacana, ninguém comenta. Se é algo polêmico, se matam.

    Eu me cansei disso. Eu gosto de comentários, mas me entristece saber que somente os terei quando for por conta de polêmica.

    Vocês viram quantos comentários no post de Laura e Elias? Pois é, o mesmo interesse quando rolou a votação para homenageá-los.

    Criticamos diariamente a TV pelas porcarias que exibem, mas as pessoas aqui, lamentavelmente, só querem saber disso. Ficam feito urubus iguais aos que ficam em frente ao televisor esperando carniça.

    E para quem interessar possa, estou em férias do blog. Ele está sendo atualizado automaticamente até o dia 10, que é quando vou decidir o futuro desse espaço.

    Se vocês se cansaram, tenham certeza, eu também não estou satisfeito.

  9. Detalhe: o desabafo não vale para todos os comentaristas. Aqui existem pessoas muito queridas. É pela existência delas que o Cena está aqui até hoje.

  10. Pra mim, a melhor novela do ano foi Cama de gato.

    Mas Caras & bocas merece o prêmio, porque foi divertida, com um humor leve e conseguiu, como ninguém, levantar um horário que chega ao seu ponto mais baixo com a antecessora, Três irmãs.

    Quanto ao Jornal Nacional, não há o que falar: é de longe o melhor jornal da TV brasileira. Não há o que falar; não há o que se discutir…

    Também estou com saudades do antigo CENA ABERTA. E NÃO ESTAMOS AQUI QUERENDO APENAS POLÊMICA, NEM VOCÊ TEM O DIREITO DE COMPARAR OS LEITORES Á URUBUS. Você devia levar á sério, as críticas construtivas, e não dar "patadas" aos leitores, que é o que você anda fazendo, e que está automaticamente expulsando-os á visitação do seu Blog. Estamos aqui interessado em TV, seja um conteúdo polêmico ou não. Agora, se não está querendo oferecer este conteúdo aos leitores, a gente procura outro blog.

    Em tempo: não conseguir colocar meu nome aqui, mas me chamo Tiago.

  11. Endrigo,também acredito que o caso não é apenas post polêmico ou não.Aceite isso não como um ataque,mas como um critica construtiva de leitores que admiram seu trabalho e estão o vendo esse espaço decair publicamente.Você não citou nem um especial de nenhuma emissora;não falou o que achou de estréias como 'Dalva e Herivelto-Uma canção de amor',o que faria em outros tempos;não postou nada sobre o que realmente acha da 'operação tombo' do SBT,não falou nada sobre a nova grade das tardes da Record;nem mesmo sobre as suas queridinha séries americanas e por aí vai.O velho Endrigo era mais humano e fazia seuspost sem interesse se os dava 1 ou 1000 comentários.Lógicos que temas chamam mais atenção do que outros.Falo isso não para prejudicar ou algo do tipo e sim por se sentir órfão de um antigo espaço em que se discutia televisão de verdade.

  12. Ah, Endrigo não dê fim a esse espaço… =( É o único blog sobre tv que eu leio além do TV X TV. Se tem gente que não gosta, não leiam e pronto, é isso que eu faço quando não estou gosto de alguma coisa na net. Simplesmente deixo de lado.
    bjos
    Mari Rocha.

  13. Rodrigo-Oi Endrigo, concordo com o que L. disse, nunca fiz nenhum comentário neste blog, mas o acompanho há três anos quando o descobri no site do natelinha.com e desde então tenho acesado diariamente. Sinto falta de seus comentários sobre as novas estreias e todos os dias acessava este espaço na ceteza de que leria uma crítica sua sobre as estreias da noite na televisão, até ler sobre as séries que eu nem assitia, mas achava interessante sua críticas. Sinto falta do antigo Cena, nos tempos da Favorita, daquele azul de fundo que já estávamos tão íntimos… E do antigo Endrigo tbm, que não fazia posts agressivos! Sou de Itapetinga-Ba sudoeste baiano, o que dá pra perceber que seu blog é lido em todo lugar e torço para o seu sucesso e pela continuidade deste espaço, mas o Cena tem voltar as origens! abraço

  14. se é pro blog ta assim entao acaba !!! sem utilidade nenhuma
    caras e bocas 5 anos de novela e ninguém comenta .. se nao gostam de critica entao tira os comentarios

  15. O Jornal Nacional começou a fazer oq o Jornal Hoje já fazia há tempos. Só que é claro com o jeito JN. Parabéns nota dez pra ele.

    Já novela, nesse ano tivemos um excelente remake, Paraíso, que foi como todo remake deve ser com história identica a obra original, nada de besteiradas como foi feito com O Profeta. Com Caras&Bocas Walcyr Carrasco pegou o jeito de fazer novelas das 7, foi uma boa novela, mas não merece nenhum titulo de melhor novela foi apenas uma novela como tantas outras que reerguem horários sem nenhuma inovação ou história original… Pra mim contínuo tirando o chapéu para Glória Perez apesar dos erros de sua Caminho das Índias ela me surpreendeu e voltou a chamar minha atenção para uma novela sua, coisa que ela havia perdido com América, e eu esperava um clone de O Clone NÃO FOI. Foi sim uma história original que valeu a pena acompanhar.

  16. Também sigo o blog há anos, e estou sentindo falta do antigo Cena Aberta. Não entenda isso como uma crítica ao seu trabalho, Endrigo. Sinto falta dos seus ótimos artigos, do antigo layout, dos vários posts diariamente. Eu passo pelo blog todos os dias, sem falta.
    Espero que continue com ele, mas se assim não for, eu entendo perfeitamente. Tudo tem um ciclo, um início e um fim. Faça o que for melhor pra você, o que te deixar mais feliz. Isso é o mais importante.

    Kals

  17. Concordo com a escolha de "Caras e Bocas" como a melhor de 2009. Apesar de ser uma repetição disfarçada das outras novelas do Walcyr, essa é uma prática adotada por todos os outros autores, basta ver "Viver a Vida" que é idêntica às novelas anteriores do Manoel Carlos e "Cama de Gato", que apesar de ser escrita por duas autoras novatas, está com a cara do João Emanuel Carneiro, inclusive com muitas cenas que fazem lembrar "A Favorita" e "Cobras e Lagartos". Talvez para essa nova década a Globo tenha que repensar na forma de escalas alguns autores, porque para mim o que houve na década passada foi um processo de saturação do Walcyr, pois ele escreveu nada menos que 6 novelas (O Cravo e a Rosa, A Padroeira, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Sete Pecados e Caras & Bocas), além de ter assumido "Esperança" no finalzinho e de escrever alguns episódios do "Sítio do Pica Pau Amarelo".

    Quanto ao blog, não sabia que estava em férias… talvez por isso esteja tão parado… as pessoas deveriam compreender. Assim como acho tbm que o Endrigo deveria compreender quem critica construtivamente. O que sinto mais falta aqui não está relacionado aos artigos e sim ao layout… foi tão radical que acabou me pegando de surpresa. De certa forma, qdo o layout mudou o blog também perdeu um pouco da identidade. Só espero, sinceramente, que vc não abandone o blog, pois ele faz parte da minha virtual.

  18. Vamos lá… vou apenas comentar sobre o novo blog, queria fazer isto há tempos. O atual é muito mais bonito, sem dúvida, mas demora pra carregar, as matérias ficaram curtinhas, seus comentários, Endrigo, ficaram mais superficiais tb. – e sem dizer q tenho q abrir uma janela pra cada post que quiser ler. Mantenha o visu deste novo Cena Aberta, porém, com as facilidades de antes, além da questão editorial. Vc vai ver q vai ter mto mais gente escrevendo… só o fato das pessoas fiéis estarem pondo pra fora suas opiniões comprova q sim, adoramos o blog, mas precisa mexer de novo. Bjus !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *