‘Cidades e Soluções’ comemora cinco anos com série especial sobre a superpopulação mundial

O ‘Cidades e Soluções’ completa cinco anos e traz uma edição especial para comemorar a data. No programa, que estreia na Globo News nesta quarta-feira, dia 12, o apresentador André Trigueiro vai ao parque do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para discutir com especialistas as consequências da superpopulação mundial e as providencias necessárias que devem ser tomadas.

A população mundial já chegou a sete bilhões de pessoas neste ano e, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), pode chegar a 10 bilhões de indivíduos até o fim deste século. Três estudiosos – Sérgio Besserman, Ricardo Abramovay e Taís Santos – levantam as principais questões que devem ser consideradas no planejamento familiar, crescimento das cidades, envelhecimento da população, desigualdades, produção de alimentos e mudanças climáticas.

Ricardo Abramovay, economista e  professor titular da USP, defende que o século XX foi a época em que a ética se separou da economia, como se isso fosse condição de eficiência. “Hoje a consciência da gravidade dos efeitos sociais da desigualdade é tão grande que nós estamos assistindo a um movimento tímido, mas muito promissor, de reinserção da ética no interior da economia e dos negócios, que vai ser um dos elementos importantíssimos para o futuro”, destaca o economista. O economista Sérgio Besserman, ao falar sobre o planejamento familiar, enfatiza que a questão política chave para este tema é permitir que as mulheres tenham acesso ao conhecimento, às oportunidades e que disponham de liberdade para tomar suas decisões. “Em todo lugar do planeta, a estatística é a mesma: quando as mulheres têm acesso ao conhecimento e à liberdade, elas optam por ter menos filhos e cuidar melhor daqueles que elas têm’, explica Besserman.

Taís Santos, representante auxiliar do Fundo de População da ONU, explica que a maioria dos países ainda não está preparada para enfrentar o envelhecimento de sua população, embora várias medidas já venham sendo tomadas, como, por exemplo, a criação e atualização do Estatuto do Idoso no Brasil. Ela discute ainda o crescimento das cidades e destaca que, com relação ao meio-ambiente, existem vários estudos e pesquisadores que mostram que a verticalização seria uma das soluções para a preservação.

O ‘Cidades e Soluções’ especial sobre a superpopulação mundial vai ao ar, na Globo News, em dois episódios, nos dias 12 e 19, a partir das 23h30.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *