Clássicos leva ao ar concerto da Osesp com obra inédita de Aylton Escobar

Clássicos leva ao ar concerto da Osesp com obra inédita de Aylton Escobar

14 de agosto de 2015 0 Por Endrigo Annyston
Neste sábado (15/8), às 21h30, Clássicos exibe um concerto introspectivo, regido pelo maestro finlandês Osmo Vänska e com a participação do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O programa da TV Cultura vai ao ar às 21h30.
Por uma encomenda partilhada entre a Osesp e a Fundação Calouste Gulbekian, o compositor paulista Aylton Escobar inspirou-se no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, para escrever A Rua dos Douradores – Litania da Desesperança. Escobar explicou como aconteceu o processo de composição: “Com seus quebrados e desconexos pedaços, costurei o texto que, enfim, orientou minha viagem pessoal pelo mundo das opacidades. Encontrei o titulo da peça quase dramática que então compunha — A Rua Dos Douradores — no endereço onde viveu o personagem de Pessoa, certo Bernardo Soares, “aposentado em Lisboa”; o aposto ao titulo — Litania da Desesperança — teria sido um dos vários nomes pensados para o livro.”
Completando o programa, a Osesp apresentou as duas últimas sinfonias escritas pelo finlandês Jean Sibelius. Na Sinfonia n. 6, o compositor já em idade avançada, começa a perceber que não consegue fazer tudo o que quer, e a música transmite certa dose de tristeza pela decadência física. Na última, a Sinfonia n. 7, o compositor adota uma postura mais positiva, ao procurar forças superiores e deixar o plano pessoal em busca do bem para a humanidade.