Downton Abbey: Triste fim S03E05

Downton Abbey: Triste fim S03E05

9 de maio de 2013 1 Por Endrigo Annyston

E chegou o momento da primeira baixa em Downtown Abbey.

Confesso que quando soube da saída de Jessica Brown Findlay fiquei indiferente. Sybil, apesar de ser definida como “uma mulher a frente do seu tempo”, com uma pegada revolucionária, nunca teve destaque na produção.

As coisas sempre giraram em torno de Mary e, as vezes, Edith. Já declarei em outra ocasião que Cora e Mary também são “a frente de seu tempo” mesmo com características de “mulherzinha”.

Tão verdade que a reação de Cora foi totalmente fora do esperado para uma mulher daquele período. Ela não apenas se posicionou contra o marido como o culpou pela morte de Sybil na frente de todo mundo.

E, mesmo defendido por Violet, Robet, apesar de todo cheio de si e pouco maleável, afirmou que ela teve suas razões.

Isso é evidente no fato de ele ter declarado que Mathew delegaria tanto quanto ele em Downtown e, no entanto, segue comandando tudo sozinho e, na visão do genro, caminhando para novamente ferrar com a vida da família.

E é aí que Mary está se mostrando, mais uma vez, detestável. Foi até tolerável ela jogando o tempo todo na cara do marido o fato de ele não “querer” ajudar a família, mas, agora, quando se posiciona em favor do pai mesmo após Mathew ter dado sua fortuna por Dontown, é um pouquinho demais!

Enquanto isso, Bates acumula uma vitória, mas será que em definitivo? Ou os inimigos da prisão levarão a melhor?

E O´Brien, danadinha, parece estar ter descoberto o ponto fraco de Thomas. Vai estragar sua vida na casa, o novo empregado parece não estar gostando de seus agrados! Vai vir babado, confusão e gritaria por aí.

Já sobre Ethel, não entendo o motivo de ter voltado. Será que os roteiristas tem na manga algo realmente interessante? Até aqui está tudo muito vazio, com uma vaga discussão sobre a forma com que é tratada uma mulher em sua posição.

Resumo da ópera: a partida de Sybil foi muito emocionante e, além da tristeza de sua partida, deixou muita mágoa. Prevejo muitos conflitos nos próximos capítulos, ainda mais por a série caminhar para o season finale – ao menos para mim.