É novela ou livro, Tiago Santiago?

11 de julho de 2011 0 Por Endrigo Annyston

Quando se compara Livro e Novela há muitas diferenças, e é preciso saber como conduzir cada um desses de uma maneira que faça funcionar, convencer e envolver. Mas quando se tem um autor que não sabe se está escrevendo uma novela ou um livro, como fica a situação?

Thiago Santiago tem um grande problema, ele quer dizer muita coisa no texto, e acaba não falando nada.

Quando lemos um livro, percebemos a riqueza nos detalhes, a pessoa pisca e é dito que aquilo aconteceu. Mas isso é necessário, pois é o único instrumento que se baseia é a leitura, e através dela imaginamos a historia em nossa mente, à nossa maneira. Já em uma novela não, temos os sons, diálogos, imagens e também a imaginação, quando nos é instigada.

Agora vejam… Se no livro eu tenho que dizer que me levantei e caminhei pela sala, já na novela não, apenas se caminha e ponto. “Os Mutantes” começou bem, e de certa forma daria um livro bom. Claro, se não pretendesse lançar 200 livros sobre o assunto. Tanto é diferente Novela X Livro, Livro X Filme, que há adaptações na hora de fazer a transição, o que gera cortes inumeráveis em ótimas cenas que contem no livro.

Em uma cena de sofrimento o ator pode apenas chorar e dizer meia duzia de palavras, e mesmo assim emocionar. Muitas vezes na Tevê menos é mais, então Thiago, menos… Bem menos nesse sentido.

*Claro, esse é “um” dos problemas do autor, e para você? Qual o maior problema desse “Qrido” autor?

* do internauta @hugohMarkes