Emissora transmite o Oscar 2013 com lugar exclusivo no tapete vermelho

21 de fevereiro de 2013 0 Por Endrigo Annyston

A Rede Globo exibe neste domingo, dia 24, a 85ª cerimônia de entrega do Oscar, direto de Los Angeles, nos Estados Unidos. Pela primeira vez a emissora terá um espaço exclusivo no tapete vermelho do teatro, em Hollywood, e caberá ao correspondente Hélter Duarte mostrar a chegada das celebridades que participam da maior premiação do cinema mundial, em flashes ao vivo a partir do ‘Fantástico’.

Aqui no Brasil, a jornalista Maria Beltrão fará a apresentação com comentários do ator José Wilker. “Assisto a todos os filmes que estão com alguma indicação ao Oscar. Também busco informações sobre os atores que fazem a apresentação dos prêmios, além de informações de bastidores. Tudo para deixar o telespectador por dentro da maior festa do cinema”, explica Beltrão sobre a sua preparação.

Esta é a oitava vez que eles participam juntos da transmissão. “Neste ano temos uma safra muito boa de filmes indicados, prefiro não arriscar um palpite e entender a tendência da Academia, que me parece que está seguindo mais para filmes de conteúdo do que formato”, diz Wilker. A tradução fica novamente por conta da Anna Vianna.

Globo News
Durante toda esta semana, o ‘Estúdio i’, apresentado por Maria Beltrão na Globo News às 14 horas, traz diariamente a participação dos comentaristas de cultura Artur Xexéo, Tom Leão e João Paulo Cuenca, que discutem as categorias do prêmio e debatem sobre os filmes indicados este ano pela Academia. Na sexta-feira, dia 22, uma edição especial do programa terá como tema principal o Oscar e contará com a participação do ator José Wilker ao vivo no estúdio.

No domingo da cerimônia, o canal de notícias exibe uma maratona de programas especiais. A partir de 17h05, o telespectador confere dois programas ‘Arquivo N’, um sobre Walt Disney e outro sobre o inglês Charlie Chaplin. Às 18h30, o canal exibe um ‘Almanaque’ sobre os bastidores de “Lincoln”, filme dirigido por Steven Spielberg que lidera as indicações ao Oscar 2013 e concorre em 12 categorias, incluindo a de melhor filme, melhor direção e melhor ator. A partir das 19h05, um ‘Globo News Ciência e Tecnologia’ desvenda alguns dos segredos que estão por trás dos efeitos especiais usados nas grandes produções das telonas. E, fechando a programação especial, o canal exibe um ‘Arquivo N’ às 19h30 sobre a história da festa do Oscar, de seus primórdios até a atualidade.

Nas duas segundas-feiras seguintes à festa, dias 25 de fevereiro e 04 de março, o ‘Globo News Ciência e Tecnologia’ discute os longas que hoje estão de acordo com a nossa realidade tecnológica e aqueles que ainda são pura ficção científica. Através do olhar apurado do neurocientista Stevens Rehen da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o programa avalia cenas famosas do cinema em filmes como “Homem de Ferro”, “Capitão América”, “Benjamin Button” e “A Mosca”.