Enquanto a concorrência dorme, a Globo se reinventa

Num passado não muito distante a TV Globo viveu uma crise histórica na faixa das 19h. A novela “Bang Bang” era fracasso de crítica e audiência, a “Salve Jorge” de 2005. A Record se aproveitou da dificuldade da concorrente e fez de “Prova de Amor” um grande sucesso. A novela de Tiago Santiago abalou as estruturas da poderosa.

Mas não teve fôlego. A Record não conseguiu se manter em evidência naquela faixa com “Bicho do Mato”, só voltou a incomodar com “Os Mutantes”. Enquanto isso a Globo retomou os telespectadores perdidos.

Ano passado, nova crise. Apesar de bem aceita pela crítica, “Lado a Lado” registrou a pior audiência da história da emissora na faixa das 18h. “Guerra dos Sexos” foi pelo mesmo caminho, com a vantagem de começar criticada e conseguir crescer com o tempo. O pior ficou para a já citada “Salve Jorge”: a crítica foi ferrenha do início ao fim.

Com três novelas carregando a pior audiência em quase 50 anos  de TV Globo, a Record não mexeu seus pauzinhos para novamente se aproveitar da crise vivida pela vênus platinada. Dessa vez o canal dos bispos compartilhava os baixos índices: desde “Máscaras” não tem um folhetim com dois dígitos.

Curioso é que nesse período a única emissora com motivos para comemorar no segmento foi o SBT, com “Carrossel”. Ainda assim sem fôlego para tentar ultrapassar a Globo ou dar sustos como os da versão original, que brigou de frente com o “Jornal Nacional” há duas décadas.

Sem concorrência, a Globo encerrou as três produções e está conseguindo recuperar parte do público perdido. “Flor do Caribe”, “Sangue Bom” e “Amor à Vida”, além de elevar os índices do canal, também agradaram a imprensa.

Resumo da ópera: apesar de líder absoluta, a Globo não é perfeita, mas, diferente das demais, consegue se restabelecer após crises de audiência.  Uma verdadeira Fênix!

6 Comentários

  1. Com certeza! As três novelas no ar atualmente tem qualidades! Para mim, em especial Flor do Caribe, simples, não apresenta grandes novidades, mas prende a atenção!!Não entendo muito de TV, mas li que até ano passado, um ponto de audiência equivalia cerca de 58 mil domicílios, este ano, este mesmo ponto já representa cerca de 63 mil, é verdade? Talvez por isso uma queda nos indices de audiência?

  2. Só sei te dizer que eles mudam a forma de medição do mesmo jeito que mudam de roupa. Sempre tem uma novidade.

    tanto que Senhora do Destino com 50 pontos é a maior audiência da Globo superando outras que chegaram a 100. Mas isso porque o universo de televisores ligado/medição mudaram.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*