Estou fascinado!

Sempre gostei de cozinhar mas minhas experiências enquanto jovem não passavam de um bolo, brigadeiro ou pratos simples como arroz ou macarronada.

De um ano pra cá decidi me aprimorar, cozinhar de verdade. É uma terapia deliciosa, a gente aprende enquanto saboreia o que produziu.

E me surpreendo a cada nova descoberta. Mais que isso: fico maravilhado com a mente humana.

A sensação que eu tenho hoje é que não valorizamos a culinária da mesma forma em que babamos pelas novas descobertas tecnológicas.

Sim, a gente saliva por pratos bonitos, come até passar mal e tudo mais, mas nos esquecemos que é uma arte, não nos colocamos pra pensar em como a soma de todos os ingredientes resultou em algo tão delicioso.

Ora, eu me surpreendi quando descobri que doce de leite nada mais é que um … doce… de… leite! Açucar + leite = doce de leite. Achei isso fantástico!

O tempo foi passando e fui verificando que com a receita de um bolo, tirando uma coisa ou acrescentando outra, mas quase que com a mesma base, temos um cup cake ou muffin.

Com uma simples massa cozida produzimos pastéis, carolinas e até churros. Insisto, logicamente que com pequenas alterações nos ingredientes.

Esse final de semana fiquei estarrecido ao descobrir que passando o ponto do chantilly chegamos… na manteiga!!

E a massa folhada? Inacreditável – e trabalhoso!! – o processo que resulta nesse prato.

E o famoso Bem Casado? É uma massa de bolo com um diferencial “simprinho”: os ovos batendo juntamente com o açúcar durante vááários minutos. Vira um creme.

Sempre me vejo voltando no tempo com aquela questão que toda criança faz para suas mães: “mãe, tá pronto??? e agora? agora? nada ainda mãe? tô com fome!!”.

A gente não faz ideia do trabalho e da dedicação necessária. Quando invento de fazer o almoço de domingo levo três, quatro horas pra deixar tudo pronto e quando termino estou exausto.

Vendo de fora parece ser tudo fácil, mas só colocando a mão na massa pra ter ideia de como funciona a “fábrica de delícias”. Eu recomendo, é uma descoberta fascinante a cada novo prato!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *