“Geração Brasil” é uma novela cheia de referências

“Geração Brasil” é uma novela cheia de referências

6 de maio de 2014 2 Por Endrigo Annyston

Quando vi as chamadas de “Geração Brasil”, novela que estreou no horário das 19 horas, escrita pelos mesmos autores de “Cheias de Charme” pensei logo que seria complicado repetir o sucesso da trama anterior.  A julgar pelo primeiro capítulo, tanto autores e direção se cercaram de uma série de cuidados ao montar a história que gira em torno do personagem Jonas Marra.
Pra quem gosta de tecnologia, e está sempre conectado é um prato cheio para encontrar muitas referências entre uma cena e outra, como o anúncio feito pelo protagonista em referência a Steve Jobs, ou mesmo Tim Cook ao fazer um novo anuncio de produto em nome da Apple, mas se as apresentações se igualam as realizadas pela empresa da maçã, o logo da empresa Marra é uma abelha robô bem semelhante ao Android do Google.  
O primeiro capítulo já deu o tom que a novela terá. Não  é uma tão novela colorida  e musical como “Cheias de Charme” mas mantém o clima jovem da trama anterior ou até mais jovem, com edição videoclipada e efeitos visuais inspirados em séries americanas e britânicas como Sherlock  (em que o SMS que o personagem recebeu é exibido na tela) . Claudia Abreu faz direitinho seu trabalho, e mostrou  que de Chayenne só guardou o carisma, o que é ótimo.  
“Cheias de Charme” conseguiu criar e utilizar memes, e referências atuais para construir sua história assim como prender o público que passou a comentar a novela via redes sociais e viralizou o clipe das Empreguetes . Resta agora aguardar e ver qual surpresa tecnológica a nova trama das sete trará! 
Ansiosos?

*João Paulo Reis