Globo News prepara uma série de programas especiais em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil

Globo News prepara uma série de programas especiais em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil

28 de abril de 2013 0 Por Endrigo Annyston

Em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil, que começa a ser comemorado oficialmente em maio, a Globo News prepara uma série de mais de dez programas especiais sobre o tema. Os quatro primeiros vão ao ar em maio, a partir do dia 06, no ‘Mundo S/A’, ‘Jornal das Dez’, ‘Globo News Especial’ e ‘Almanaque’.

No ‘Mundo S/A’ de segunda-feira, dia 06 de maio, o telespectador faz uma viagem às origens do automóvel e conhece a história da Mercedes Benz. A repórter Leila Sterenberg foi à Alemanha, onde visitou o Museu da Mercedes e o Classic Center, a oficina das raridades da empresa. “Eu entrei em um carro de corrida de 1906 e conhecemos o carro considerado mais caro do mundo, avaliado em 50 milhões de euros!”, conta Leila, que entrevistou ainda o CEO da empresa, que adiantou detalhes sobre o moderno carro elétrico que está chegando ao mercado.

Na semana seguinte, de 13 a 16 de maio, é a vez do ‘Jornal das Dez’ embarcar para a Alemanha para trazer reportagens especiais sobre o país. Em ‘Olhar de Frankfurt’, a equipe mostra que a famosa cidade vai muito além da bolsa de valores e do Banco Central Europeu. No dia seguinte, o telespectador conhece a história de Ulrike Meinhof, a filha da líder do Complexo Bader-Meinhof (ou Rote Armee Fraktion), grupo terrorista da antiga Alemanha Ocidental. Aos sete anos de idade, ela – que hoje é uma jornalista respeitada, dona de opiniões polêmicas – foi levada com a irmã gêmea pelo grupo, à revelia do pai, que tinha a guarda das filhas. E como está a Alemanha depois da Copa do Mundo? Na quarta-feira, o ‘Jornal das Dez’ conversa com um especialista alemão sobre o uso que os estádios e as instalações construídas para a Copa tiveram depois que o mundial terminou. Para encerrar a série, a equipe de reportagem visita o Estúdio Digital da Filarmônica de Berlim e mostra os bastidores desse templo da música, onde a pioneira orquestra faz transmissões ao vivo de seus concertos.

No domingo, dia 19 de maio, o ‘Globo News Especial’ mostra a diversidade cultural e étnica da Alemanha. Apesar dos entraves com imigrantes turcos no passado mais recente e, antes disso, do genocídio provocado pelo Holocausto, a Alemanha de hoje é cosmopolita e, sobretudo em Berlim, existe uma rica convivência entre pessoas de origens étnicas, religiosas e geográficas diferentes. Para mostrar essa diversidade, o  programa vai ao bairro que é o epicentro dessa troca, Kreuzberg, e entrevista os jovens que ora consomem kebab ora o salsichão com curry tipicamente alemão. O que eles acham dessa coexistência? Uma pesquisadora de linguística da Universidade de Potsdam analisa o chamado Kiezdeutsch, um dialeto urbano que mistura o alemão com palavras turcas e árabes. O programa traz ainda o depoimento de alguns brasileiros que foram atraídos por esse cosmopolitismo do país. Participam deste debate a DJ Grace Kelly – brasileira do interior da Bahia que hoje é sucesso na noite da capital alemã, cuja música é capaz de misturar o som nordestino às melodias dos Bálcãs ou do Oriente Médio – e um grupo de  jovens empreendedores paulistanos que tocam um espaço multifuncional em que profissionais de várias nacionalidades convivem e trocam experiências.

Ainda em maio, a Globo News traz um ‘Almanaque’ especial no sábado, dia 25, com uma entrevista exclusiva com Daniel Brühl, um dos atores alemães mais requisitados do cinema internacional. Ele foi o protagonista de “Adeus, Lênin” e fez dezenas de outros filmes, como “Bastardos Inglórios”, “Edukators”, “Ultimato Bourne” e “E se vivêssemos todos juntos”. A entrevista foi gravada no El Raval, seu bar em estilo catalão. Durante a entrevista, Daniel fala da vida em vários idiomas, já que tem mãe espanhola e nasceu em Barcelona, do amor pela Espanha e por Berlim, dos principais trabalhos, dos próximos projetos no cinema e do seu contato com o Brasil.

Em maio na Globo News:

Mundo S/A – Segunda, dia 06/05, às 23 horas


Jornal das Dez – De segunda a quinta-feira (dias 13, 14, 15 e 16 de maio), às 22 horas


Globo News Especial – Domingo, dia 19/05, às 20h30


Almanaque – Madrugada de sábado (dia 25/05) para domingo, às 24h05