GLOBO persiste no erro com MALHAÇÃO

GLOBO persiste no erro com MALHAÇÃO

8 de julho de 2013 4 Por Endrigo Annyston

Vai começar mais uma temporada de Malhação e mais uma vez a Globo persistirá no erro. Há algum tempo quando se iniciava uma nova temporada da atração a emissora, sabiamente, mantinha parte do cenário e parte do elenco da anterior. Mas mudaram de tática e mudaram errado. Há umas três ou quatro temporadas a emissora simplesmente joga por terra tudo que foi feito na temporada anterior e inicia a nova do zero.

Coincidência ou não, depois que adotaram essa tática a audiência vem caindo. Tudo muito simples de entender: Sem nenhum elemento, sem nenhum elo da temporada anterior os telespectadores demoram um tempo para se envolver com o novo ambiente, os novos personagens, o que faz com que a audiência só melhore quando está faltando uns três ou quatro meses para a temporada acabar, ou seja, quando já entraram na onda da história e quando também ela está perto de terminar.

A emissora ao invés de analisar esse fator anda fazendo umas coisas esquisitas para tentar resolver o problema da baixa audiência no início das temporadas. Em uma delas trocou o tema. O personagem tinha poderes sobrenaturais e os perdeu do nada, nessa ainda teve uma mocinha que surtou e virou vilã do dia para a noite. Nesta que acabou sexta trocaram o protagonista, o rapaz pagou o pato por uma coisa que não era culpa dele. Até o colégio, cenário tradicional de Malhação, não tem mais paradeiro. Vai e volta e quando volta, volta com um nome diferente do anterior.

Vamos ver o que vai ser dessa nova temporada. Se a audiência cair e se não houver reação daqui a uns três ou quatro meses podemos esperar por mais uma bizarrice para tentar salvar a temporada. Deixando claro o seguinte: mesmo com a troca injusta dos protagonistas essa temporada que terminou teve muitas qualidades, foi uma das melhores desses últimos anos. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes