GLOBO RURAL – Fazenda de Minas Gerais mistura técnicas antigas e modernas para cultivar café

7 de julho de 2011 0 Por Endrigo Annyston

O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 10, terá uma reportagem especial feita em uma fazenda localizada em São Roque de Minas, em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, que mistura técnicas antigas e modernas para fazer o manejo de sua lavoura de café.

A propriedade – que tem como proprietários dois sócios – possui em suas terras, além de 300 hectares de plantação de café, um haras que é utilizado para a criação das mulas que fazem a tração dos maquinários.
Os agricultores utilizam a técnica de adensamento do solo (as ruas de café têm apenas dois metros e meio de largura), o que não permite a utilização de máquinas maiores, como tratores. Com isso, os proprietários da fazenda investiram em equipamentos modernos que podem ser puxados pelos animais. Este método de fazer integração da tração animal com o maquinário é vantajoso. Segundo cálculo dos agricultores, com este sistema de produção, eles baixam o custo do cultivo de café em 12%.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Sagrado’.