GLOBO RURAL – Microssérie mostra funcionamento de biodigestores em propriedades no Paraná

O município de Toledo, no Paraná, é o cenário do primeiro capítulo da microssérie do ‘Globo Rural’ que será exibido neste domingo, dia 28. O programa explicará o funcionamento de biodigestores – equipamentos que armazenam os dejetos animais e os transformam em biogases e biofertilizantes – que podem ser uma solução ambiental para não poluir solos e rios.

Grandes frigoríficos brasileiros vêm construindo essas estruturas nas propriedades dos criadores, seus fornecedores, e com isso têm a possibilidade de vender créditos de carbono (certificados de redução da emissão de gases poluentes). O dinheiro obtido com a venda serve para ressarcir a companhia no que foi gasto com a construção do biodigestor.

A reportagem mostrará ainda que o sistema oferece vantagens econômicas ao produtor. Isto porque após o pagamento integral do valor investido na construção do biodigestor, o dinheiro da venda do crédito do carbono passará a ser do criador. Outro benefício é a não poluição do solo e da água, além de poder utilizar biofertilizantes em sua produção.

Na semana que vem, dia 3, será exibido o último capítulo da microssérie realizada pelo repórter Vico Iasi e mostrará que o gás emitido pelo biodigestor pode ser usado para movimentar equipamentos e ainda produzir energia elétrica.

 O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Sagrado’.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*