GLOBO RURAL – Povoado em Pernambuco vive da exploração de carvão

16 de julho de 2011 0 Por Endrigo Annyston

Caroalina, povoado no município de Sertânia em Pernambuco, é o destino do ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 17. Lá, a equipe do programa mostra que a principal fonte de renda da maioria das famílias mudou nas últimas décadas. Antes do desenvolvimento da indústria têxtil, em meados nos anos 40, a população tirava seu sustento da venda da fibra do caroá, planta da família do abacaxi, utilizada na fabricação de cordas. Mas, com a chegada das fibras sintéticas, foi fechada a fábrica que utilizava a matéria-prima produzida no povoado. Atualmente, a planta é usada apenas por algumas mulheres que fazem artesanato a partir dela.

Sem alternativas, a população de Caroalina viu no carvão a principal opção para a subsistência de suas famílias. O problema é que essa atividade depende do corte de árvores nativas da caatinga, o que só pode ser feito com autorização prévia do governo. São poucas as pessoas no povoado que têm essa autorização. A reportagem é de Camila Marconato.

Ainda no ‘Globo Rural’, o repórter Vico Iasi vai até Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, para mostrar uma criação de faisões. Ele também mostra como se faz um prato com a carne da ave.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Sagrado’.