GLOBO RURAL – Programa apresenta último capítulo da microssérie sobre Rio Paraguaçu

O último capítulo da microssérie sobre o Rio Paraguaçu, genuinamente baiano, vai ao ar no ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 7. Nesta semana será mostrada a segunda metade do rio. Nesta fase, ele atravessa o sertão semi-árido, chega ao Recôncavo baiano e deságua na Baía de Todos os Santos.

No começo desta viagem pela segunda metade do rio, o repórter José Raimundo encontrou problemas de poluição devido ao esgoto das pequenas cidades que ficam em sua margem. Além disso, a criação de gado devastou as matas ciliares encontradas no percurso do Rio Paraguaçu. Em contrapartida, já existem alguns esforços para a recuperação do que está poluído e foi devastado.

Na chegada ao Recôncavo baiano, o cenário encontrado é mais urbano. Mas, no passado, era onde podiam ser encontrados alguns dos primeiros canaviais do Brasil. Em Cachoeira, a equipe do programa pôde conferir a Esmola Cantada, manifestação cultural que ocorre em um quilombo da zona rural do município. E é na cidade que está localizada a ponte mais antiga da região. Ela foi dada de presente por D. Pedro II em homenagem à bravura dos baianos na última batalha pela independência do Brasil.

Quando o Rio Paraguaçu chega à Baía de Todos os Santos, ainda podem ser encontrados 20 saveiros, tipo de embarcação que realizou, por décadas, o transporte de pessoas na região. Antigamente, mais de mil saveiros navegavam nessas águas.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o Telecurso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*