Marcelo Canellas investiga a crise que assola a Defensoria Pública no Brasil
17 de março de 2013No ‘Fantástico’ deste domingo, dia 17, Marcelo Canellas apresenta em uma reportagem especial os números impressionantes de um levantamento exclusivo da Associação Nacional dos Defensores Públicos. A pesquisa mostra que a Defensoria Pública no Brasil vive uma crise sem precedentes, tornando-se o primo pobre da Justiça brasileira e deixando moradores de milhares de municípios sem acesso à assistência jurídica gratuita. O repórter foi a campo para mostrar este Brasil sem direito à defesa e as dificuldades enfrentadas por cidadãos que precisam de ajuda, mas não podem pagar por um advogado particular.
O telespectador vai saber também um pouco mais sobre a história de vida do argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa eleito esta semana pelo Conclave no Vaticano. O repórter Felipe Santana foi a Buenos Aires, na Argentina, mostrar onde morava e trabalhava Francisco I, quais eram suas atividades na Igreja e como era a rotina do religioso que andava até de metrô pela cidade.
Na série ‘Males da Alma’, o doutor Drauzio Varella fala sobre os famosos transtornos da autoimagem, que englobam doenças sérias como a anorexia, vigorexia e bulimia. O médico conta a história de Renata, que aos 12 anos desenvolveu um quadro bulímico que se transformou em anorexia – um transtorno com taxa de mortalidade de 15 a 20% e cujo tratamento chega, algumas vezes, a ser a internação hospitalar. A jovem está em acompanhamento médico há dois anos e batalha diariamente para ingerir mais calorias. O telespectador conhece ainda a história de Vivian, que sofre de vigorexia, um transtorno que faz com que o paciente tenha pavor de emagrecer e desenvolve uma obsessão por músculos definidos. O ‘Fantástico’ acompanhou o primeiro passeio de Vivian com o marido e a filha depois de meses sem sair de casa por vergonha do seu próprio corpo.
Ainda no assunto saúde, o ´Fantástico’ aprofunda a campanha lançada dentro das escolas pelo Ministério da Saúde esta semana contra a obesidade infantil. No Brasil, uma em cada três crianças está acima do peso e dois em cada dez adolescentes estão gordinhos. Em reportagem de Neyara Pinheiro, o programa mostra os riscos do sobrepreso para a saúde e para o desenvolvimento de crianças e jovens e traz a opinião de profissionais sobre como reverter este quadro.
Álvaro Pereira Júnior visita três estudantes brasileiros que conseguiram ser aprovados em Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), as universidades mais conceituadas do mundo. O trio conta ao repórter como estão se adaptando com a mudança para os Estados Unidos, longe da família, e quais estão sendo os principais desafios desta nova empreitada de suas vidas acadêmicas.
O ‘Fantástico’ vai ao ar aos domingos logo após o ‘Domingão do Faustão’.