Novela tem que chegar chegando para conquistar os telespectadores

Nos últimos tempos está se tornando comum vermos novelas estrear com audiências cada vez mais fracas. Algumas conseguem reagir só mais para os meses finais e outras nem isso conseguem. Mas há também aquelas que chegam chegando agradando logo de cara.

Nota-se que atualmente boa parte dos telespectadores querem ação logo no início. A paciência está curta. Quase não há mais espaço para ficar semanas, meses enrolando para só depois tornar a história mais ágil. Apresentar a trama, os personagens, é de suma importância, mas tem que se achar um jeito de fazer isso de forma rápida e ao mesmo tempo eficiente. O telespectador tem que ser conquistado logo no início porque se gostar da novela dificilmente a abandonará. E no caso, depois de fisgado, até perdoa uma barriguinha porque já gosta da história, já se envolveu com os personagens. Se a trama logo no início começa arrastada, se logo de cara não agrada o telespectador, se não houver  envolvimento dificilmente o telespectador volta depois e se volta é bem para o fim, como disse anteriormente, e nesse caso o estrago na média geral da novela  já foi feito.

Está na hora dos autores, diretores e todos os envolvidos na produção de novelas prestarem mais atenção nisso, porque não é uma ou outra novela que enfrenta problemas de audiência no início e que custam para engrenar, isso quando engrenam, são várias as tramas que vem passando por esse grave problema. As que chegam chegando, quebrando tudo logo no início estão se tornando, infelizmente, exceções. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.


* Gilmar Moraes



8 comentários em “Novela tem que chegar chegando para conquistar os telespectadores”

  1. Acredito que essa pressa do telespectador está diretamente ligada ao imediatismo que a vida moderna nos impõe. Informação imediata, internet veloz (e nós achamos lenta rsrsrs) enfim, as pessoas não tem paciência, que, aliás, significa (ciência da paz). Se não for tudo rápido, fazemos uma guerra.
    Parece que autores e diretores vão precisar correr desde o começo da novela para prender o público.

  2. Crítica necessária, e nem precisou citar o nome de novela nenhuma…rs…só acho que tbm sofremos de novelas que começam bem e depois ficam num lenga lenga imenso, é necessário tentar haver uma adequação no modo geral, para que a trama seja interessante do começo ao fim.

  3. Texto muito coerente e sensato. Concordo. Isso acontece, acredito eu, porque conquistar é muito mais fácil que reconquistar. Uma vez que o telespectador abandonou um produto sem ter criado laços, torna-se complicadíssimo reconquistá-lo novamente.

  4. O ponto é esse, não que seja certo, mas depois de conquistado o telespectador até aceita uma enrolação, se desde o início ele já não é agradado aí a coisa fica difícil. Abrigado desde já a todos por lerem a coluna.

  5. Na minha opinião, especificamente no horário das 21h, somente dois autores perceberam que a história já deve ser compreendida e totalmente iniciada no primeiro capítulo: João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva.

  6. Na minha opinião, acredito que o público, a sociedade em si, na rotina cansativa e estressante do dia-a-dia, busca algo – quando chegam em casa cansados – que os prendam em frente a poltrona. E para isso, eh necessario que eles vejam um produto tão agitado quanto a rotina deles. Além disso, AVENIDA BRASIL E AS "EMPREGUETES" conseguiram de tal forma quebrar com o formato de fazer tele-novela, que ate eu, aqui na Australia atualmente, testemunhei professores comentando nas escolas e querendo saber quais "soap-operas" estavam fazendo tanto estardalhaço mundo afora!!

    O que acontece eh que avenida e empreguetes foram um marco na televisao brasileira, deixando o publico acostumado (no bom sentido) com o ritmo frenético dos fatos!! Ha tempos que acompanho os textos de João Emanuel Carneiro. E depois de "A cura" tive a certeza do potencial do autor!!

    Para a Globo recuperar a audiência, acredito que ela deve pressionar mais seus autores a saírem de suas zonas de conforto e "mexer" mais em seus textos. O público vem se mostrando cada vez mais seletivo e exigente. E após Avenida e Empreguetes esse nível de exigência aumentou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *