Novela tem que chegar chegando para conquistar os telespectadores

18 de março de 2013 8 Por Endrigo Annyston

Nos últimos tempos está se tornando comum vermos novelas estrear com audiências cada vez mais fracas. Algumas conseguem reagir só mais para os meses finais e outras nem isso conseguem. Mas há também aquelas que chegam chegando agradando logo de cara.

Nota-se que atualmente boa parte dos telespectadores querem ação logo no início. A paciência está curta. Quase não há mais espaço para ficar semanas, meses enrolando para só depois tornar a história mais ágil. Apresentar a trama, os personagens, é de suma importância, mas tem que se achar um jeito de fazer isso de forma rápida e ao mesmo tempo eficiente. O telespectador tem que ser conquistado logo no início porque se gostar da novela dificilmente a abandonará. E no caso, depois de fisgado, até perdoa uma barriguinha porque já gosta da história, já se envolveu com os personagens. Se a trama logo no início começa arrastada, se logo de cara não agrada o telespectador, se não houver  envolvimento dificilmente o telespectador volta depois e se volta é bem para o fim, como disse anteriormente, e nesse caso o estrago na média geral da novela  já foi feito.

Está na hora dos autores, diretores e todos os envolvidos na produção de novelas prestarem mais atenção nisso, porque não é uma ou outra novela que enfrenta problemas de audiência no início e que custam para engrenar, isso quando engrenam, são várias as tramas que vem passando por esse grave problema. As que chegam chegando, quebrando tudo logo no início estão se tornando, infelizmente, exceções. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.


* Gilmar Moraes