O Livro do Boni: O incêndio, a criação da rede e a estreia do Jornal Nacional

Mais passagens interessantes no livro.

Sempre ouvi falar sobre o incêndio na Globo São Paulo, antiga TV Paulista, mas não imaginava que fosse um incêndio criminoso.

Sim, na mesma semana colocaram fogo também na TV Record e Band. O pior? Segundo Boni, até hoje não descobriram quem provocou.

Foi por conta dessa perda que passaram a centralizar as produções no Rio de Janeiro, tiveram que procurar hotéis as pressas, cenários e figurinos da novela A Cabana do Pai Tomás foram perdidos.

Tudo teve que ser refeito, tinham apenas alguns capítulos finalizados. Imaginem que loucura?

A Globo, pouco depois, começou com as primeiras transmissões internacionais, como o homem pisando na Lua.

Foi a partir daí que, mesmo com pouca vantagem, a emissora foi se firmando como líder absoluta. Ainda contavam com Silvio Santos na época.

Nos relatórios do Ibope ainda aparecia TV Paulista e, na solicitação pela mudança, Boni iria pedir que nomeassem como Globo São Paulo e Globo Rio de Janeiro.

Parou, pensou, rasgou o documento e escreveu um novo onde nomeava a primeira “rede” do Brasil, Rede Globo. Antes era tudo dividido entre estados, afinal, cada localidade tinha sua própria programação, tinham que enviar fitas, não era tão prático como hoje em dia onde a internet resolve tudo.

O Jornal Nacional, aliás, nasceu em meio a um vai não vai. Uns queriam, as afiliadas, não. Queriam manter os jornais regionais e cederam apenas 15 minutos ao JN.

Só que o projeto deu tão certo, a ponto de desbancar o Repórter Esso, que foi ganhando mais tempo.

O resultado? Nasceu o famoso sanduíche com os regionais entre as novelas das seis e sete e o JN antes das famosas “das oito”.

Mesmo nos primeiros momentos o Jornal Nacional já tinha pautas internacionais, mesmo que ainda defasadas porque demoravam a chegar.

Com as facilidades dos satélites foram nascendo os primeiros correspondentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *