#Passione: Não gosto de assistir como se fosse idiota

É difícil crer que há 10 anos uma novela das oito tinha obrigação de ficar entre 45-50 pontos no ibope e que Esperança em 2002 quando chegou aos 38 pontos foi considerado um fracasso. Olha como são as coisas não é mesmo? Passione se não fizesse o publico de idiota poderia ser um sucesso. E o motivo de não ter sido e ser considerado uma das mais baixas audiências em novelas dos últimos anos na TV Globo pode se dizer que a fórmula mais do mesmo se encontra gasta e quando as pessoas enjoam e simplesmente não assistem buscando outras alternativas veja hoje o crescimento da internet , as audiências da TV paga, exemplo disso é quando vejo hoje minha avó que quando não gosta de uma novela prefere trocar de canal, entrar na internet ou assistir ao canal VIVA.

Ultima semana de Passione e como no domingo foi divulgado no Fantástico, os segredos serão revelados. O problema da questão se encontra em que segredos? Afinal, os supostos vilões foram presos e depois soltos e no capítulo desta segunda-feira eis que surge Totó à la Bia Falcão desmascarando a pobrezinha da Clara que nos enganou, ou melhor, o autor mesmo que se enganou ao criar o estilo surpresa como se nós não pudéssemos desvendar uma trama.

Não foi ele que disse que gostava de escrever thrillers e que o telespectador juntasse as peças? Eu já disse uma vez no Blog que eu não gosto de assistir algo e ser taxado de idiota, afinal, o autor escreveu as cenas da Clara sem intenção alguma de mostrar que o lado negro da força ainda permanecia nela. Digo logo, não gostei, mas esse não é o ponto da questão porque posso citar inúmeros exemplos e assim se vai uma trama que tinha tudo para ser um sucesso, afinal, nas chamadas no inicio da novela eram mostradas cenas magníficas e surpreendentes de uma novela das oito de primeira e enfim Silvio de Abreu em partes conseguiu isso, tirou a enrolação de Viver a vida. Trouxe vários atores consagrados que encheram nossa televisão com a mais pura atuação e também trouxe problemas em atuações de gente que não demonstrava nenhuma expressão ou força de vontade.

Acho que o surrealismo que aconteceu em Passione como ser possível a interação de tantos personagens entre si, no caso Berillo ser genro de Totó que é filho de Olavo que tem uma filha que também é casado com Berillo ou a Fátima se casar com o primo, ou o Agnello se envolver com a Lorena que é a sobrinha e depois descobrir que ele era amante da mãe dela, ficou tudo muito óbvio e deu a perceber que ficou na beira do irreal me fazendo a acreditar que a novela não poderia existir era muita conexão entre si numa cidade como São Paulo, até a velha porca tinha conexão com os Gouveia se esse era o intuito do Silvio de Abreu, pelo menos isso ele conseguiu.

Passione trouxe também na sua área social o vicio das drogas e o quanto ela pode te derrubar sendo um ponto positivo na trama, trouxe também a tona a vida sexual da terceira idade e que o divorcio nessa idade pode acontecer. Mostrou também a exploração sexual de menores e a venda de menores ilegalmente, a doença de Gerson que é muito mais do que foi falado, a bigamia, etc. Fato é que Passione deixou a desejar e rolou muitos comentários no twitter  e nos blogs que tinha algo errado em Passione, mas como foi visto no domingo no programa do Fantástico, Passione foi um sucesso segundo o Silvio de Abreu. Aonde?

Fez muita gente de idiota, até Belíssima foi mais bem feita dava para se acreditar, acho que é isso que faltou crer em algo que estamos vendo, e posso citar exemplos para dizer que Passione foi fraca que não é implicância com o autor, afinal, adorava ver Belíssima, e fiquei surpreso quando a Bia Falcão voltou ou quando o André morreu porque eu achei que ele deveria viver ou quando descobrimos que a Vitoria era filha da Bia, que a Bia mandou matá-la na Grécia e acabou acertando o próprio neto, enfim não fui feito de idiota. Prefiro não citar as tramas de JEC porque senão o povo pensa que só A Favorita prestou e não é verdade tem outras tramas recentes que são muito boas.

Posso não ser autor, mas eu acreditei na inocência da Clara, que o segredo do Gerson seria algo forte e avassalador, que o Saulo não iria morrer, pois cá entre nós, ele fervia a novela, e que ele tinha ainda algo para falar, para mostrar e não o que se passou em flashbacks por ultimo infelizmente digo isso porque não gostei da personagem, mas pra que a Diana foi morrer? Mandava ela pra uma viagem pra marte né? Acho que essa novela já foi há meses e que ele simplesmente desandou depois que o Saulo morreu ficou algo mais do mesmo ou não tinha mais o que escrever. Se sexta-feira vou me surpreender? Pode até ser é bem capaz de Silvio de Abreu mostrar que a Bete Gouveia possui um alter ego chamado Bia Falcão e que ela matou o Eugenio e o próprio filho. Prometo que se eu ficar surpreendido com o final e achar que errei ao julgar que Passione teve uma boa revelação farei outro post pedindo desculpas, mas como aprendi com Silvio de Abreu, pau que nasce torto nunca se endireita (vide Clara) então ficarei com as desculpas para mim.

Devo ter esperanças em Insensato Coração? Bom, eu ando com uma esperança no coração ainda já que vamos ver Antonio Fagundes, Natalia do Valle, Nathalia Timberg, entre outros. Se irá ser um sucesso ou mais do mesmo também só vendo para saber, prefiro acreditar que a esperança é a última que morre.

* do internauta Orlando Martins



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *