Ponto de Vista: Censura ao Humor não teve graça

29 de agosto de 2010 0 Por Endrigo Annyston

*Por Wander Veroni

Foi a piada mais sem graça desse início de período eleitoral. É por meio do humor que muitas pessoas conseguem entender ou fazer uma reflexão sobre algo que está acontecendo no momento ou em determinado registro temporal. Tiramos uma onda daquilo que mais marcou durante um determinado período. Mas, ainda bem que a justiça voltou atrás e o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar suspendendo o trecho do artigo da lei eleitoral que veta piadas com políticos em programas de televisão durante os três meses que antecedem o pleito.

Ninguém sabe ao certo como a discussão da censura aos humoristas teve início. Mas o fato é que ela foi parar nos jornais, redes sociais, reportagens, blogs e foi tema de debates em programas de TV e rádio. Mesmo parecendo clichê, a política brasileira rende piada. Alguns dos nossos deputados, senadores, prefeitos, vereadores, governadores, secretários, ministros e afins tratam o poder público com descaso. Não são todos. Mas, vira e mexe, vemos algo bombando na mídia, seja em forma de declaração ou atitude equivocada.

Em entrevista para o site da Abraji, o jornalista e humorista do CQC, disse uma coisa certa: “O CQC, por exemplo, se tornou um canal de informação para jovens eleitores, o que passou a incomodar e fazer com que o programa se tornasse alvo de intimidações”. Isso é a mais pura verdade. Falar a verdade e instruir o povo, nem que seja, pelo humor crítico ou escrachado, incomoda muita gente que tem rabo preso.

Se eles fazem piada com o nosso dinheiro, com o nosso país, porque o humor deve se calar? Não deve. Ainda mais em período eleitoral. Se o humor ajudar ao eleitor ver o que está pegando no debate político ou a perceber o perfil de cada candidato está valendo. Temos todo o direito de nos expressar e formar opinião sobre aquilo que nos interessa enquanto agente social.
__________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.