Ponto de Vista: E que comece a luta!
23 de maio de 2010E eis que já começou mais um round na pequena briga pela audiência entre Globo e Record. As novas tramas das duas emissoras estrearam quase juntas, dando mais margem a qualquer estatística nessa disputa.
Mídia, formação e fidelização do público… tudo passará a ser contado de uma única vez nessa briga entre tradição e ousadia. Tradição de uma emissora como a Globo cuja programação é traçada tendo as telenovelas como principal atração. Ousadia de uma emissora como a Record, que busca a liderança e investe pesado.
“Passione”, de Sílvio de Abreu, e “Ribeirão do Tempo”de Marcílio Moraes são apostas relativamente seguras. Paixão de um lado (o nome não deixa mentir) e ação do outro. Apelo emocional forte e a típica trama do quem matou, além de bom elenco fotografia belíssima de ambas as histórias. De qualquer forma, ainda é muito cedo para dizer o que ainda vem: novela são obras abertas, prolongadas ou encurtadas sob desejos do público ou da alta cúpula.
A guerra será mais árdua do que podemos pensar.
___________________________________________________
* Perfil: Emanuelle Najjar – Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)