Ponto de Vista: Silvio Santos completa 80 anos


por Wander Veroni* 

Neste domingo (12/12), o empresário e comunicador Senor Abravanel – mais conhecido como Silvio Santos, completa 80 anos de vida. Da origem humilde como camelô  a dono de um império de empresas, Silvio Santos – ao lado de outras importantes figuras, se confunde com a própria história da TV brasileira.

Ao fecharmos os olhos, não há como fugir da imagem carismática de um homem que inventou bordões e sabe como ninguém animar um auditório. Arredio as entrevista e com uma vida bastante reservada, pouco se sabe de Silvio Santos pela boca do próprio. Dono de uma personalidade única e, às vezes, polêmica em algumas declarações, Silvio tem uma história de vida que renderia um filme, de tão interessante!

É nítido ver muito de Silvio Santos no SBT – emissora de TV da qual o comunicador sente orgulho e já declarou ser o seu maior prazer. Particularmente, SBT e Silvio Santos fazem parte da minha infância. Durante um bom tempo, era muito comum na emissora ver programas voltados para crianças e muitos desenhos animados. E no domingo, era obrigatório ver o “Topa Tudo Por Dinheiro” com as gincanas animadas e as pegadinhas do Ivo Holanda.

Outro marco de Silvio – na minha visão de telespectador, foi o lançamento da “Casa dos Artistas”, reality show livremente inspirado no Big Brother, que obrigou a Globo a lançar o formato que havia adquirido da Endemol, antes do tempo previsto.

O sucesso da “Casa dos Artistas” se deve, em grande parte, ao talento de Silvio Santos, na condução do reality e do elenco de participantes que entrou para a história da TV aberta brasileira. Silvio criava regras de última hora com o intuito de deixar o jogo sempre movimentado. Foi o primeiro reality show a incomodar o “Fantástico” na Globo e a novela das nove – na época era “O Clone”. No entanto, as outras edições da “Casa” não foram tão bem de audiência quanto a primeira e o processo com a Endemol obrigou o SBT a retirar o formato do ar.

Atualmente, SBT e as demais empresas do Grupo Silvio Santos foram dadas como garantia a um empréstimo para saldar uma dívida do Banco Panamericano. Aos 80 anos, Silvio tem um dos seus maiores desafios: reerguer o império que construiu e, entre outras coisas, dar condições ao SBT de voltar a brigar pela vice-liderança de audiência com dignidade, antes que seja tarde demais para esboçar uma reação. E alguém duvida que se ele quiser Silvio não consegue mudar o jogo? Eu não. O homem é o empreendedorismo em pessoa… Se houver interesse e força de vontade por parte dele, vamos todos ver Silvio Santos dar a volta por cima e em grande estilo. O cara entende do riscado! No mais, parabéns, Senor Abravanel!

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *