Primeira Página: Viver a Vida é "a" novela do momento

Já há algum tempo disse aqui que Viver a Vida é a minha atual novela favorita.

Vivo situações de amor e ódio com o folhetim de Manoel Carlos. Dias atrás quem me segue no Twitter sabe que tive cinco minutos e falei um monte. Os motivos? Aqueles de sempre: tem dias que as coisas não andam, personagens sobrando, muitos clipes e bla, bla e bla.

Mas, ainda assim, tem coisas que só Maneco faz por você – juntamente com seu elenco maravilhoso.

Nesta semana tivemos muitos vários exemplos.

Eu por exemplo adoro as cenas que envolvem Malu, Gustavo e Betina. Parece que a cada dia melhora conforme novas pessoas vão sendo envolvidas nesse rolo todo.

Também não dá pra deixar de destacar o momento em que o pai de Jorge explode e vai para cima dele. O que foi a atuação de Natália do Valle nesse momento? E o que foi Matheus Solano na sequência colocando toda a angustia de Jorge para fora?

Mas não para por aí: as cenas entre Luciana e Miguel cada vez ganham mais intensidade, e, com uma tremenda delicadeza, Maneco e a dupla Alinne e Matheus vão deixando transparecer todo o amor que está represado dentro desses dois. É lindo de viver!

Viver a Vida tem seus problemas? Sim, muitos, mas as qualidades superam os problemas e é por isso motivo que eu não abro mão.

26 thoughts on “Primeira Página: Viver a Vida é "a" novela do momento

  1. Oi Endrigo!

    É aquilo que comente com vc uma vez: o Maneco é bom de diálogo. O cara tem sensibilidade de tirar o chapéu…mas, sem querer ser chato, mas já sendo, o Ricardo Wadington (ñ sei se escreve assim) deveria voltar a dirigir as novelas dele. Além disso, o Maneco, por ser uma pessoa de idade deveria ter alguém para supervisionar o texto dele. Tem algumas coisas que não funcionam mais…é nítido que está lá só pra tampar um buraco ou fazer barriga. Parei de assistir a novela desde aquele episódio da Helena.

    Minha mãe assisti e sempre comenta comigo: detesto esses clips e a enrolação….a novela tinha tudo para ser o HIT do momento se não fosse a falta de agilidade e a demora para mostrar a que veio. Se a Globo tivesse uma concorrência à altura às 21h estaria careca de tanto puxar os cabelos, pq a novela está mal das pernas….rs.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  2. O maior problema de Viver a Vida é o ritmo. Manoel Carlos retrata o cotidiano como nenhum outro autor brasileiro, gosto do seu texto inteligente e bem amarrado, onde bons atores se destacam.
    Monjardim é um ótimo diretor e é ideal para o ritmo que o autor entrega o texto. Se o diretor não encher a novela com paisagens e flash backs, teremos capítulos com 25 minutos de duração.
    Manoel Carlos precisa de colaboradores, eu me candidato, rsrsrs

  3. Pra mim Viver a Vida ainda não rolou, aliás, não rola novela do Manoel Carlos desde Por Amor, que foi a última que assisti. É sempre a mesma história, o mesmo bairro do Rio e a mesma Helena… Isso enjoa.
    Como vc disse, Endrigo, tem algumas coisas legais, como a história da Betina e cia., ontem mesmo estava muito engraçado ela querendo esconder o dedo para que o Gustavo não visse que ela estava sem aliança, mas têm outros núcleos que estão perdidos. Tenho visto tbm muita gente achando que a história de superação da Luciana já deu o que tinha que dar.
    Enfim, não gosto desse negócio de novela querer parecer a realidade. Depois de um dia de estresse total, acho que o bom é vc sentar na frente da TV e ser enganado por alguma obra de ficção, talvez seja por isso que adoro as histórias absurdas do Walcyr Carrasco e do João Emanuel Carneiro, kkkkkkkkkk.

  4. Agnaldo:decepcionei muito com Viver a Vida pois de longe seria uma novela que iria ser mais um marco de Manoel Carlos,infelizmente a novela não aconteceu e está arrastada e sem aquela vontade que faz o telespectador largar tudo no horário das 21 hrs pra ficar na frente da tela do plim plim.Fico triste pois sempre admirei trabalhos deste autor e agora é uma opnião minha,este ritmo tartaruga e de Jaime Monjardim é a cara dele e desde Páginas da Vida ele simplesmente está acabando com as histórias do Maneco

  5. Viver a Vida é a teva! Lol
    A novela chega a dar enjoos de tão melosa e lenta. A todo o momento temos cenas de paisagens e mais paisagens. A protagonista foi totalmente esquecida numa trama totalmente sem graça. Thais Araújo não merecia isso, depois de receber um papel horrível do JEC em A Favorita, ela recebeu uma Helena pior que o normal das Helenas's.

    Eu prefiro novelas que tenham mais ação, por isso Cama de Gato e Tempos Modernos são superiores a Viver a Vida.
    Kals.

  6. Oi, Endrigo!!

    Sinceramente eu não consigo assistir viver a vida, acho muito lenta… Mas como já disse aqui uma vez esse é o ritmo das novelas do Maneco. Outro dia parei pra ver a cena da Helena sendo humilhada pela Teresa e realmente foi de tirar o chapéu mas o ritmo eu não aguento. Me lembra muito laços de família eu me cansava daquelas cenas cotidianas com recortes tão grandes. Mas é isso!

  7. Viver a Vida tem boas cenas, principalmente as que envolvem Luciana e Miguel e o núcleo cômico formado pelo "pentágono amoroso": Malu, Gustavo, Betina, Marcelão e Carlos. No entanto, nem só de boas atuações vive uma novela, afinal, não dá pra tirar leite de pedra. Do que adianta ter tantos bons atores e não acontecer nada na história? Nunca uma Helena do Maneco foi tão sem graça, não há conflitos nesta personagem, vários núcleos não tem história, a exemplo da personagem de Cecília Dassi, que prometia causar polêmicas por ser uma ninfeta, mas até agora NADA!
    Estou decepcionada com esta novela, cadê o excelente autor de Por Amor, Laços de Família, Felicidade e Maysa?

  8. Tb nao gostava tanto de "vIVER a vida", mas a novela tem ganhado ritmo e as coisas começaram a acontecer, não acho que a trama esteja no ponto, mas agora os elogios superam as críticas. Quanto a audiência, se comparado o mesmo periodo em que CDI e VAV estiveram no ar, a trama de Manoel Carlos supera a indiana em 0.5, ou seja, é a mesma história de sempre, acho que é a Globo que tem que entender que dar 50 pontos já não algo tão fácil assim…

    E hj tem solitários…

  9. Prezado, soi leitor assíduo, acho esse post, extremamente interessante, pq tenho a mesma opinião q a sua, mas eu acredito q a falta de ritmo dessa novela é causada pela direção, pois se observarmos América sofreu com o mesmo problema de ritmo enquanto o Jayme Monjardim dirigiu-a.
    Romulo Machado da Silva – [email protected]

  10. Sim…
    Viver a vida tem cenas lindas, atuações primorosas, que são sempre comentadas na internet…

    Mas uma novela não pode viver de uma cena boa aqui outra acolá.
    Viver a Vida é aquele tipo de novela que você pode assistir uma vez por semana e ainda assim não vai perder nada.
    Não pode ser assim!
    Onde estão os ganchos? Onde estão as tramas que provocam curiosidade no telespectador?
    Ah tá… essas coisas ficaram esquecidas lá em A Favorita, porque Caminho das Índias foi outra!
    Ainda dá tempo de Viver a Vida pegar outro ritmo, mas pergunta se o Manoel Carlos quer… complicado!
    E que venha Passione!!! E que venha logo por favor!!!

  11. Concordo Endrigo.O que ainda tenta salvar 'Viver a Vida' são alguns dialógos emocionantes e as excelentes atuações.Mateus Solane prova que já é um ator pronto!Mas,o destaque mesmo é Alinne Moraes.Acho a melhor de sua geração colocando nomes como Carolinna Dieckmam,Juliana Paes e outros no bolso.Alinne é linda de se ver e toda noite,nem que seja uma cena das mais simples,Luciana me emociona.Quem viveu um drama parecido cm o dela sabe do que estou falando.Já quanto o ritmo da novela,esse realmente não existe.Uma pena.Tenho saudades da parceria Maneco/Wadington que durou até a ótima 'Mulheres Apaixonadas'…

    L.

  12. Eu estou decepcionada. Esperava um "novelão" e o que vi até agora não me agrada, com raríssimas excessões. O que salva a novela são excelentes atuações de algumas atrizes/atores, mas para mim falta tudo, ritmo, texto, etc. Alguns núcleos poderiam simplesmente desaparecer que não fariam falta nenhuma, e outros, poderiam fazer outra coisa na vida que não comer, beber e passear.

  13. Eu já penso diferente, acho a novela um caco. Só não é um fiasco realmente por que as interpretações que foram citadas são mesmo excelentes. A novela depende do que Mateus Solano, Aline Moraes, Lilia cabral e Natália Do Valle têm a oferecer. Eles são a novela. Tem muito personagem sem história, as tramas não se cruzam e gente que de interpretar não entende nada. Maneco não está bem, não conseguiu guinar a história, fazer aquela virada que João Emanuel Carneiro fez em "A Favorita". Além de tudo falou que a menina que faz a Sandrinha roubaria a cena e até agora o que vi nela foi a vergonha…Vergonha de ser tão ruim. E tem mais uma coisa; A Globo está precisando de umas aulas com a Record de como fazer cenas na favela, de roubo, cheias de violência por que aquelas com o Benê não convence.

  14. O Manoel Carlos deveria se aposentar, ou pelo menos, dar uma de Maria Adelaide Amaral e escrever só minisséries. Ele escreve a mesma novela há 15 anos, mas ele conseguiu se superar em Viver a Vida. Uma novela incoerente e parada. Aquele pastelão envolvendo Malu e Gustavo soa totalmente estranho no meio de todo aquele dramalhão. Viver a Vida merece menos que os 33 pontos que tem dado. Ainda bem que na sequencia vem Sílvio de Abreu com Passione. Esse sim, um autor de verdade.

  15. Amor e ódio são os sentimentos. Sou viciado em "Viver A Vida" e o qualidades superando defeitos ou defitos superando as qualidades tem sido muito relativo. Não existem capítulos onde nada acontece. Existem semanas em que nada acontece. Isso é muito grave num tempo onde a ordem para as novelas da atualidade tem sido: "não deixa nada para amanhã!". Maneco é o único que egue atrás do tempo com um Ano Novo que por pouco não aconteceu em cena antecedendo os desfiles de do Carnaval 2010. Outro grave probelma do autor é sempre querer um vasto (vastíssimo) elenco estelar sabendo que não vai conseguir escrever pra todos. Há de ficar entendido que tem atores que tem um vulcão ardendo dentro de si. Escrever para eles um "cenazinha meia-boca" é um tortura. Imagino que são muitos os momentos em que Letícia Sppiler deve querer socar o Carlos Casagrande (que se Deus permitir vai realmente embora – apesar de achar que era tudo balela pra levar a Betina pra cama), muitos devem ser os momentos que a Lilia Cabral deve se sentir sufocada com tantas cenas dentro daquela sala de jantar… Enfim… Agora o que relamente não podemos negar a liga de Aline e Matheus, a perfeição da contrução dos personagens Tereza, Renata e Isabel, o quão sensacional são Camila Morgado, Marcelo Airoldi, Cristiane Fernandes e Maria Luisa Mendonça, como Tháis tá perfeita a ponto de muita vezes esmagar José Mayer, como Dora, Garcia, Rafaela emocionam. Voltando a falar dela, Aline Moraes está num momento tão divino da carreira que ela conseguiu imprimir em Luciana até os trejeitos da mãe nas entonanções de voz, explicações detalhadas (aquelas quem que Lilia arregala os olhos), nos diálogos difícieis sempre finalizados com um sorriso. Isso realmente só Maneco faz com um forma única que emiciona de fato o Brasil.

    Filippe Pye

  16. Anonimo, vc falou tudo sobre Viver a Vida que sempre pensei. Thais Araujo está ótima mas, acho que os que a criticam são preconceitusosos. Não trago José MAyer está um tanto forçado. Adoro a novela e sei que é meio devagar, mas tem conteúdo os dialogos. As novelas de Maneco são sempre assim. Agora, falta mais história para determinados personagens isso com certeza.

  17. A novela no momento na minha opinião ainda á Cama de Gato. Viver a Vida não me desce. ô novelinha que não anda, um exemplo foi o interminável reveillon. Pra mim pouquíssima coisa se salva nessa novela. E essas poucas qualidades não superam os defeitos.
    Qualidades: As atuações de Lilia Cabral, Alinne Moraes, Matheus Solano, Adriana Birolli, Marcelo Airoidi e a maravilhosa trilha sonora.
    Defeitos: A Falta de ritmo, A indefinição de quem está de fato protagonizando a novela e qual seria de a história principal da novela, o péssimo aproveitamento de muita gente boa que simplesmente não tem nada a fazer e por fim a combinação Manoel Carlos/ Jayme Monjardim que só não é um desastre por causa de Maysa.
    Espero que algum dia o Manoel Carlos volte aos bons tempos de Por Amor e Laços de Família.

  18. Eu também acho "Viver a Vida" , a novela do momento , apesar da falta de agilidade , a novela tem um toque suave , onde todo dia ficamos emocionados , acho sim que a Thais Araujo esta bem como Helena , porem so precisa de espaço para poder brilhar , a Lilia Cabral com sua Tereza esta em seu melhor papel , Aline Moraes e Mateus solano ou seja Luciana e miguel fazem o casal da vez , nao tem como nao torcer por eles , é lindo de ver a dedicaçao do miguel pela Luciana , enfim a novela para mim está caminhando e acho q agora a Globo vai dar uma precionada para as coisas andarem mais rapido , pois uma audiencia de 32,33 nesse horario não dá.

  19. Bom, Endrigo, Manoel Carlos é Manoel Carlos… Mas, em algumas horas, dá raiva mesmo! O lenga-lenga chega até a enjoar.

    E a edição também não ajuda. Outro dia, no primeiro bloco, tocou um trecho da música de abertura – a mesmíssima parte que toca na abertura e mais um pouco – enquanto imagens do Rio eram exibidas (até aí, normal). Foi para uma cena (não me lembro com quais personagens) e, em menos de dois minutos, entra a abertura! Meu Deus, mesmo com três CDs lançados e um quarto por sair não dá para haver uma variada no repertório?

  20. fico em dúvida se a pior é Viver a Vida ou Páginas da Vida… A novela tem ótimas sequências, e um trilhão de personagens amotoados, até Mulheres apaixonadas Maneco sabia o momento certo de dar vida a todos os personagensm tanto que lançou varias empregadas ao posto de estrela (Juliana Paes, Carol Castro(que nao era bem uma empregada)), hoje em dia não acontece mais isso, até Glória Perez conseguiu fazer isso com aquela atriz que fazia ótima parceria com Christiane Torloni em CDI… Enfim essa novela tinha tudo pra ser uma minissérie ou seriado…
    Saudades de maneco das épocas de:
    Felicidade
    História de Amor
    Por Amor
    Laços de Família
    Presença de Anita
    Mulheres Apaixonadas

  21. Respeito a sua opinião Endrigo e consigo entender a sua adoração pela novela. Mas não a compartilho. Não consigo assistir essa novela sem pegar no sono. Maneco criou personagens incriveis e poderia problematizar muito mais…mas não faz isso. Os dialogos são ótimos, incriveis, as atuações são bárbaras…mas falta agilidade ao texto, falta história, falta uma direção mais coerente…é uma novela e não uma teleguia de autoajuda. Sei que toda novela de Manoel Carlos tem os dois pés na realidade…mas Viver a vida é mais arrastada que a vida real.
    Pra mim a novela do momento é Cama de Gato..Essa sim com agilidade,direção coerente com o texto. Pra ser perfeita Cama de Gato precisaria ter melhores atuações, alguns atores estão tendo atuações mediocres, mas são minoria e esse fato não impede de eu achar Cama de gato a novela do momento.

  22. "Viver a Vida" é uma novela que eu nunca consegui assistir um capítulo inteiro, me dá nos nervos tanta ladainha, não tem ritmo nenhum, não tem pegada, para mim é uma novela sofrível, mas se formos reparar faz tempo que o Manoel Carlos não faz uma novela realmente memorável. Lembro que gostei de "Laços de Família", tolerei "Mulheres Apaixonadas", não consegui assistir "Páginas da Vida" e minha percepção é que "Viver a Vida" piorou e muito em relação a "Páginas…", daí eu fico pensando: o texto do Manoel Carlos sempre foi nesse estilo, mas quando o Ricardo Waddington dirigia parece que rendia mais, agora que está o Jayme Monjardim os problemas do seu texto ficam mais visíveis. É que o Manoel Carlos disse que essa é a última novela, mas como ele sempre diz isso, espero que ele e a produção da Globo acordem e retomem a antiga parceria para ver se funciona melhor numa nova oportunidade, porque dificilmente essa novela conseguirá dar a volta por cima.

  23. Eu gosto muito de novela, principalmente as do Sbt, mas acompanho as da Globo também. Gostei bastante de Caras e Bocas, gosto de Cama de Gato, quero dizer com isso que o comentário a seguir sobre Viver a Vida não é porque não gosto de novelas da Globo, pelo contrário, gosto e assisto com já disse. Uma novela não pode ser considerada boa só porque tem uma ou outra cena emocionante, ou só porque o autor escreveu anteriormente boas novelas. Viver a Vida é ruim sim. É lenta, é chata, e o pior retrata a vida de pessoas que pouco tem a ver com a grande maioria do povo brasileiro. Não há humor. É uma novela muito pesada para nós que já temos que ver tanta coisa ruim nos telejornais. Falta ali uma Norminha, um Fabiano, uma Ivonete, falta um grande romance, porque Helena e Marcos é um dos piores casais de telenovelas que já vi. Novela é um todo e na minha opinião está não é a novela do momento, simplesmente porque o povo não fala sobre ela, simplesmente porque ninguém tá nem aí para o que acontece com Luciana, Marcos e cia bela. A audiência pifia na casa dos 31 a 34 prova o que estou dizendo. Sem falar no total desrespeito do autor com os atores ao entregar os textos em cima da hora. Os atores são seres humanos e não máquinas. Se Manoel Carlos não aguenta mais o ritimo de uma novela, que peça ajuda aos colaboradores ou que se dedique apenas a minisséries como o grande sucesso Maísa. Que venha logo Passione do grande Silvio de Abreu, pois Viver esta vida está difícil, muito difícil.

  24. Viver a vida é um saco!
    O novelaaaaa chataaaaaa. Vi hoje que vão encurtá-la em 30 capitulos, quase fiquei feliz… deveriam cortá-la mais!
    PAS2IONE vem ai…
    Acima alguém falou que é possivel deixar de assistir a novela durante uma semana e perder NADA!
    Concordo, plenamente.
    Mulheres apaixonadas, que foi dirigida por Ricardo Waddington já revelava o ritmo lento, de Maneco. Agora com Jaime MOnjardim, o diretor caramujo a coisa tá bem pior.
    Concordo também que Maneco precisa de colabores. O cara tem 76 anos, quer paz, descanso e bossa nova… assim como ele Benedito Rui… outro que já passou dos 70 tem ritmo de tartaruga!

    A qualidade do Maneco são os dialogos. Sabe escrever cenas de conflitos como ninguém. É mestre em conflitos familiares. Uma boa pareceria deria, se juntassem ele e o JEC.

    Maneco não dá mais conta de escrever uma novela das 8. NA verdade ele não dá mais para escrever novelas. São tantas laudas e ele… Atrasa entrega de capitulos, coloca o elenco na forca, sufoca a direção, e meche até com a programação da Globo(estão tendo que encutar capitulos por falta de texto do autor, nem Monjardim com suas paisagens está conseguindo fechar 55 minutos de novela).

    Porém a Plim Plim sabendo de sua idade avançada, quer explora-lo enquanto há possibilidade. Ele mesmo já tentou fazer remake, mas a Globo não abre mão de texto inédito. Um erro… Creio também que a direção da Globo também está precisando de sangue novo. Novo literalmente. Os mesmos erros de sempre. Os diretores aprovam novelas que não tem capacidade para serem ao menos miniséries, e as deixam no ar por meses. A audiencia só vai caindo, cada vez mais, pela repetição do erro.
    Discordo que a internet rouba a audiência do telespectador. Tradicionalmente o brasileiro vê novelas. Porém a falta de qualidade destas é que deixa espaço para outros atrativos. A internet é um chamariz que preenche o vácuo, que existe nos horários das novelas. Antes mesmo ruins, as novelas tinham audiencia por falta de opções. Hoje não. Opções há até mesmo em outros canais.

  25. Nunca gostei do Manoel Carlos e pelo visto, não vai ser agora. Novela mais chata do que essa vai ser difícil aparecer. Aquelas mães são insuportáveis, o aventureiros ficaram mais caseiros do que ninguém, as moças vão praquela faculdade de vez em quando, nenhuma tem um projeto de vida, o Marcos, um velhote que deveria estar dando milho pros pombos na pracinha, bonito mesmo é o Benê, o marido da Sandrinha, aquele vai longe. Bonita também é a Myrna, a garota de programa, está roubando a cena, mas a tão badalada Lília Cabral não me toca, acho uma chata e o papel dela é horrosoro.

  26. Péssima novela Viver a vida!
    mostrar como uma tetraplégia RICA vive..rsrs.. isso nao é a realidade da maioria dos cadeirantes no brasil e ter uma visa como a persongem Luciana, toda a situçao dela mto fácil..
    Seria coerente se ele mostrasse a realidade de uma tetraplégica POBRE.
    Mas esse tipo de coisa nunca foi o conceito do Maneco..
    em todos seus trabalhos os pobres sao ricos, glamuor e tudo mais,sem falar que os personagens nao trabalham como a maioria dos brasileiros.. é tudo mto fútil!
    Ver gente bonita e coisas maravilhosas é bom,mas nao retrata nossa realidade.Dá preguiça ver.Eca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *