‘Profissão Repórter’ mostra conflito entre Israel e Palestina

27 de novembro de 2012 0 Por Endrigo Annyston

Nesta terça-feira, dia 27, a equipe do ‘Profissão Repórter’ mostra os dois lados do pior confronto entre israelenses e palestinos dos últimos quatro anos, e acompanha o dia a dia de brasileiros que vivem na região. No sul de Israel, os jornalistas Felipe Bentivegna e Julia Gutnik conhecem Daniel London, brasileiro e diretor do departamento de radiologia de um hospital, que mostra como é a organização para receber os feridos e proteger os pacientes. Presentes no momento do ataque israelense que matou o líder do grupo palestino Hamas, os repórteres registraram a tensão dos dias seguintes e a rotina da população que vive com medo por causa dos avisos de mísseis.

Dias antes dos bombardeios mais intensos na Faixa de Gaza, Caio Cavechini conversa com o revendedor de peças de carros, Omar El Jamal, que nasceu lá e cresceu no Rio de Janeiro. O jornalista entra em um dos quinhentos túneis construídos na fronteira do Egito para furar o bloqueio comercial que a região vive por causa de Israel. Instalados para a entrega de produtos clandestinos, os espaços foram intensamente bombardeados pelos israelenses nos dias de ataque.
                       
Já Caco Barcellos entra em Gaza logo após o cessar fogo e mostra a destruição de grandes prédios, como a sede do Governo e a central de mídia. A reportagem exibe a situação dos hospitais e mercados da cidade, onde 154 palestinos morreram durante os oito dias de conflito.

‘Profissão Repórter’ vai ao ar às terças-feiras, logo após ‘Louco Por Elas’.