Programa apresenta fazenda 100% orgânica no sertão da Paraíba

26 de novembro de 2011 0 Por Endrigo Annyston

No Brasil, o mercado de cultivo de orgânicos cresce 40% ao ano. Acompanhando essa tendência, o ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 27, apresenta a fazenda orgânica Águas de Tamanduá, localizada no município de Sousa, no sertão da Paraíba.

A propriedade rural que será mostrada pela repórter Ana Dalla Pria pertence a um suíço que vive no nordeste há 30 anos. Adepto da agricultura orgânica, a qual vê como solução para preservação do meio ambiente e produção de alimentos sadios, além de tendência de mercado, sua fazenda possui três atividades: cultivo de arroz negro e vermelho, plantação de romã e criação cordeiros.
A plantação de arroz vermelho da fazenda possui uma área experimental onde técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) realizam pesquisas para o desenvolvimento de variedades da espécie que sejam mais produtivas.

A romã é o principal produto do ponto de vista comercial da propriedade. Já o rebanho de cordeiros é formado por mestiços da raça nordestina Santa Inês com a dorper (original da África do Sul). Na Águas de Tamanduá, esses animais são criados de maneira 100% sustentável, sem o uso de qualquer tipo de medicamento convencional, só com fitoterápicos. Além disso, há um grande número de medidas preventivas para evitar as verminoses, uma das principais doenças dos cordeiros.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Telecurso’.