Renascer: A sua verdadeira novela das nove

24 de janeiro de 2013 0 Por Endrigo Annyston

Eu gosto de Salve Jorge, no entanto, ainda há muito o que se corrigir na telenovela de Glória Perez. Personagens em excesso, núcleos que ainda não funcionaram e outros que merecem melhor atenção. Enquanto isso, no Canal Viva, a reprise de mais um sucesso de Benedito Ruy Barbosa, Renascer.

Um dos melhores trabalhos do autor e outro espetáculo de Antonio Fagundes. Ainda tinha Fernanda Montenegro como Jacutinga, o inesquecível Luiz Carlos Arutin, Maria Luiza Mendonça e tantos outros que resultaram nessa que é uma das melhores obras da teledramaturgia brasileira.

Passados algumas semanas, é chegada a hora do nosso tradicional “curiosidades curiosas”, pra revisitarmos esse trabalho e descobrirmos por onde anda o elenco.

Renascer foi exibida originalmente de 8 de março a 13 de novembro de 1993, com 213 capítulos.

Parte do elenco continua na ativa na Globo, a maioria dos citados, devo dizer, é do alto escalão global: Antonio Fagundes, Adriana Esteves, Marco Ricca, Marcos Palmeira, Patrícia Pillar, Tarcísio Filho, Maria Luisa Mendonça, Herson Capri, Osmar Prado, José de Abreu, Eliane Giardine, Kadu Moliterno, Fernanda Montenegro, Gésio Amadeu, Ana Lúcia Torre, José Wilker, Jackson Antunes, Isabel Fillardis, Nelson Xavier, Cosme dos Santos e Oberdan Junior.

Roberto Bonfim recentemente atuou Preamar, sua última novela Três Irmãs, sumiu da Globo após trabalhos consecutivos em telenovelas.

Taumaturgo Ferreira é da Record e esteve em Ribeirão do Tempo.

Luciana Braga também é da emissora, atuou em Vidas em Jogo. Ficou um tempo afastada da telinha, em oito anos só fez Esperança e Você Decide. Retomou a carreira em 2005 com Bang Bang.

Claudia Lira  esteve em Rebelde, Paloma Duarte e Cecil Thiré fizeram o fracasso Máscaras.

Solange Couto, Leonardo Brício, Patrícia França, Leonardo Vieira são outros contratados do canal de Edir Macedo.

Patrícia França não faz telenovelas desde Poder Paralelo, 2009. Uma pena, grande atriz.

Betty Erthal também parou em Poder Paralelo.

Chica Xavier, 76 anos, recentemente fez participações em A Vida Alheia e Cheias de Charme, sua última novela Duas Caras. Aliás, difícil entender o motivo desse afastamento e porque teve uma passagem relâmpago por Cheias. Seu marido, Clementino Kelé, parou em Amazõnia, de Glória Perez.

Os últimos folhetins de Luiz Carlos Arutin  foram As Pupulas do Senhor Reitor, SBT, e A Idade da Loba, Band. Ele faleceu em 1996 aos 62 anos vítima de asfixia causada por um incêndio. Lamentável.

Jofre Soares também partiu em 1996, aos 78 anos.

Jackson Costa, achei que tivesse sumido, no entanto, tinha mudado o visual. Fez diversas novelas e inclusive esteve em Gabriela.

Tereza Seiblitz, 48 anos, está sumida da telinha desde 2008 quando participou de Casos e Acasos.

Mara Carvalho, após dez anos longe das telinhas, reapareceu em uma participação na novela TiTiTi.

Cassiano Carneiro está sumido desde o Sítio do Pica-pau Amarelo, 2006.

Íris Nascimento fez Uma Rosa Com Amor no SBT.

Rita Santana só tem Renascer em seu currículo televisivo.

Daniele Rodrigues, depois de Renascer, só fez Irmãos Coragem.

Cacá Carvalho se repetiu como Jamanta em Belíssima, depois, fez A Pedra do Reino, Mandrake e O Cego e o Louco. Não faz TV desde 2007.

Cyria Coentro participou de As Brasileiras.

Grande Otelo partiu em 1993, aos 78 anos. Renascer foi sua última telenovela.

Leila Lopes tirou sua própria vida em 2009, aos 50 anos. Após ser esquecida pela mídia, retomou a carreira com pornôs.

Em 2012 perdemos Regina Dourado, vítima de câncer.

Dos “curiosidades curiosas” que o Cena Aberta fez até agora, acredito que o elenco de Renascer seja o que em sua maioria ainda está na ativa. E o que, graças a Deus, registra um índice pequeno de perdas.