SBT erra ao dispensar Patati e Patatá

Você é dono de uma emissora de TV e, curiosamente, também comanda a premiação dos melhores do ano que ocorre neste mesmo canal. Em dada categoria, uma das atrações da casa é ovacionada pela crítica e, mais uma vez, eleita a melhor do ano.

Não bastasse isso, você recebe os apresentadores dessa mesma atração, felizes pela conquista do prêmio do ano anterior e, ainda, por mais uma vitória.

Como dono de TV, qual seria a sua reação? A de Silvio Santos foi mandar a dupla Patati e Patatá para casa. Na mesma ocasião em que gravou o “Troféu Imprensa”, o empresário e animador dispensou os dois, que foram da alegria à tristeza em um único dia.

Como motivo, o fato de os intérpretes dos palhaços e o empresário Rinaldi estarem lucrando muito com licenciamentos sem divisão com o SBT. Além, claro, de a audiência fraca do “Carrossel Animado”.

Duas situações que poderiam ter sido resolvidas sem uma medida extrema.

Como especulado na semana passada, uma alternativa seria dividir os custos da produção, como é feito com diversas atrações do SBT e, quem sabe, estudar uma parceria nos lucros.

Com relação a audiência, a dupla comandou o último “Carrossel Animado”, na sexta, com apenas um ponto de diferença do “Bom Dia & Cia”, isso em um momento em que o SBT, única emissora aberta apostando em infantis – tirando a TV Cultura – deveria estar nadando de braçadas. No entanto, existe uma reclamação frequente entre os que assistem aos matinais: a falta de renovação dos desenhos, que são repetidos a exaustão.

Se o acesso à TV paga aumentou, é certo que as crianças encontram uma variedade muito maior no universo restrito. Como querer competir sem oferecer atrativos no mesmo nível?

Uma outra opção, e essa teria sido a atitude da coluna, seria unificar a faixa matinal. Como ocorre no “Feriadão”, um programa comandado pela dupla Patati e Patatá juntamente com as crianças de Carrossel seria a atitude mais acertada. Com uma única atração, atingiriam diversas faixas de público e esse encontro poderia render muito mais diversão no palco do infantil.

A questão é que, no final das contas, Silvio Santos optou por uma ação drástica e deselegante em meio a uma festividade. Coisas do patrão.

* Publicado originalmente na coluna A TV em Cena

One thought on “SBT erra ao dispensar Patati e Patatá

  1. Silvio Santos se tornou um velho "gagá", depravado e sem noção. Parece que ele "perdeu a mão" no comando da emissora. É lamentável que a nossa Tv aberta esteja sujeita aos caprichos de "patrões" manipuladores como o Silvio Santos. É importante lembrar que a referida emissora foi quem mais ganhou com a atração da dupla que já fazia muito sucesso antes do programa carrossel animado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *