SBT, pra variar, dormiu no ponto

2012 terminou com o SBT voltando a brigar com a Record. O sucesso Carrossel tornou o canal de Silvio Santos novamente atrativo.

Mas aconteceu o que todos esperávamos: ao invés de aproveitar o fato de o telespectador estar com os olhares voltados para a emissora, permitiram que o canal de Edir Macedo se reestruturasse.

A impressão que dá é que ficaram ali, quietinhos, pra ver se eles realmente conseguiriam.

Nada, nada foi feito para impedir o contrário. Quer dizer, só cometeram os equívocos de sempre.

Trouxeram de volta a grade o Quem Convence Ganha Mais que já não tinha emplacado em uma primeira temporada. E só.

Claro, estão preparando o remake de Chiquititas, na certeza de que manterão o público conquistado por Carrossel. As chances, são muitas, mas e se não der certo? O que sobra?

Nada.

Carrossel ajudou a melhorar os índices do SBT Brasil e da grade noturna como um todo, só que é preciso parar de ficar aguardando milagres e colocar a coisa pra funcionar.

A Record saiu de um fiasco como Máscaras e, após uma estreia acanhada, Balacobaco já mostra alguns resultados. Mesmo não tendo os mesmos índices do passado, elevou a audiência da casa que também tem José do Egito.

Enquanto isso, no SBT, nem o Bom Dia & Cia anda registrando a mesma audiência de tempos atrás. E olha que é o único infantil da faixa.

Ou seja, mais um momento do “agora vai”: com a entrada de Fátima acreditaram que ganhariam pontos com facilidade, mas fizeram alguma coisa para merecer? Pois é, o Encontro registra mais que a TV Globinho e saiu ganhando.

O SBT precisa sair dessa vibe “quem espera sempre alcança”, pois, nesse momento, estão mais próximos da Rede TV que Record e Band.

Não digo no quesito audiência, mas quem é que, assim como o SBT, está vivendo de passado? A volta de João Kléber e Betty, a Feia respondem minha pergunta.

Ontem foram quase três pontos de vantagem na média dia para a Record. É dai pra pior.



14 comentários em “SBT, pra variar, dormiu no ponto”

  1. Lucille Dean Albuquerque Figueroa

    Endrigo,
    eu pouco assisto a tv aberta e quando, só a Globo.
    Todavia ontem estava zapiando e acabei assistindo trecho de A Usurpadora e eis que no break veio un comercial estranho: "A maior Invenção de Todos os Tempos".
    Bem, eu ri, depois pensei: não adianta, o canal nasceu pra ser isso.
    Se nem melhor música ou melhor jogador foram em frente, quem diria invenção.
    Realmente aconteceu um pequeno milagre com Carrossel. Mas também pudemos notar como o canal é pequeno, pois até no telejornal que antecede a novela falam do que acontecerá no capítulo do dia.
    Pois bem. Acredito que só quem espera pela novela infanto juvenil e alguns sbtistas roxos para aturarem o telejornal SBT Brasil.
    O telejornal não tem culpa e sim o canal, pois não investe em jornalismo. O jornalismo é pobre de marre de si.
    Basta apenas saber que pela manhã o SBT exibe um telejornal gravado e repetido. Só por isso o jornalismo do canal não merece crédito.
    Também na linha de shows alguns são difícil de amargar, como o vencido 'Cante Se Puder' e o 'Ratinho'.
    E as reprises, das reprises, das reprises de novelas e séries à tarde? Ainda bem que começaram a quase traçar.

    O bom disso tudo é que vai que alguma cabeça que não pensa, mude de ideia no canal.

    O Ratinho não pode mais dizer que a Globo se cuide com ele, essa é ótima, kkkkk.

    E estamos em 2013 – neste ano vence o contrato do canal com a Warner.

    É agora que que a porca torce o rabo.

    O SBT dá ou desce.
    No caso 'desce e sei lá pra onde', tem até o 5º lugar, rsrsrs.

    A Record que não é muito diferente, tem dinheiro, Marcelo Rezende, 'Geraldo balança o cofrinho' e muitas tragédias para fazer um alvoroço. E tem por enquanto o segundo lugar garantido na tv aberta, mas longe, bem longe da Globo.

    Ainda bem.
    E viva o Viva!!!

  2. O SBT ainda está bem, o problema é que por lá ainda vai imperar a má vontade de alguns por mais alguns anos.
    Jornal do SBT era pra se Líder, caso não fosse esticado com repetecos desde ás 4h, mas vale ressaltar que César Filho tem dado sangue para conseguir o que consegue. Bom dia & ninguém (A Cia já foi faz tempo) Precisa de novo cenário, novo roteiro e novos apresentadores! Sem contar com uma nova seleção de desenhos.
    Fim de tarde, sem solução, pois ou você participa da carnificina da BAND e RECORD ou coloca desenho que fica mais barato. SBT Brasil nem é preciso comentar… Ratinho cometeram um erro de AMADORES, como um programa diário, inédito, entra em uma sessão de reprises???? Em pleno horário NOBRE sendo VICE direto??? Porque não chamaram as férias dele, jogavam Sobrenatural inédito, pois ainda tem 02 temporada na TV aberta sem passar, mas o que? Deixaram a Record lançar coisa nova, quem foi curiar, ficou e ainda por cima se acostumou com a indigesta Balacobaco! (Me desculpem os Recordista, mas essa é a PIOR novela da Record).

  3. Oi, Endrigo!
    Não sou uma telespectadora fiel da TV aberta, faz algum tempo. No entanto, ouço há muito falar que o SBT está chegando, está tentando, mas nunca chega de fato. A impressão que tenho é que falta ao SS, encarar a emissora como aquilo que ela de fato é, um grande empreendimento que pode sim concorrer no mesmo nível que a Record e que a Globo.
    Falta ali, compromisso com o telespectador e com a própria emissora.
    Me parece que o dono do SBT precisa parar de brincar de fazer televisão e começar a fazer isso de verdade.
    Houve sim um tempo em que ele podia brincar com esse empreendimento, afinal era mais um e diga-se de passagem, o seu parque de diversões, tanto assim que criou o Domingo no Parque.
    Hoje todavia, os tempos são outros. A Record cresceu e apareceu, apesar de suas apelações; e as demais emissoras estão tentando também.
    É hora de fazer TV de verdade, fazer algo que empolgue o público e que inclusive traga de volta os que migraram para a TV fechada.

    1. Claro,pois as manhãs eram recheadas de desenhos bons
      Como ursinhos carinhosos,tutubarao,pokémon etc. no Carrossel,Bom Dia c/Eliana e Festolandia. Hj só Ben 10,Supershok,Naruto e bom dia com crianças.SBT Esportes foi trocado P/Séries Ex Warner
      Cinema em Casa?Só novelas que marcam 2,4,3…Quero TJ!Fora SBT BR!Quero Futebol no SBT! Quero o Vovô Sílvio às Tardes!

  4. TE, todos sabemos que a Record vive de desgraça, mas, enquanto isso, o SBT vive de passado. Parado no tempo.

    Lucille, thanks God que existe o Viva. Não ando assistindo quase nada na TV aberta e se nã é o Viva, tô vendo série. Agora, veja só: o SBT gosta de investir no que não dá certo, O Maior Brasileiro deu resultado por acaso? acho que, dessa série, só o do maior jogador pode dar alguma coisa, mas tenho dúvidas

    DJ mas é bom ir pensando nas tardes desde já, ou vão começar com rerererereprises de novo? as novelas de sucesso já acabaram rs

    sebastian, verdade!!

    sils, concordo. falta ao SBT ser a emissora que surpreendia, que do nada aparecia com uma casa dos artistas, show do milhão… estão muito previsiveis!!

  5. Lucille Dean Albuquerque Figueroa

    Obrigada amadinho.

    Vou dizer algo bem importante e que faz sentido atualmente: o SBT é uma emissora do passado.
    Não acredito que o canal consiga surpreender novamente.
    Até porque os tempos são outros.
    A tv aberta está fadada ao fim.
    Não sei ainda como a Rede TV existe.
    Vocês sabem de trás pra frente porque a Recurd ainda consegue se manter né?
    Caso contrário seria uma Rede TV da vida.

    Mas emissora do presente com um ótimo passado, só o Viva. Vivaaaaaaaa!

  6. Essa bola já havia sido cantada ad infinitum em discussões no box.

    Dois fatores deu esse gás ao SBT:

    1- acerto em Carrossel que, de fato, o SBT merece todos os elogios. Sobretudo por ter tido visão e percebido um público carente, a saber: infanto-juvenil no horário. Além de trazer de no bojo saudosistas da novela.

    2- Má fase na Record muito em especial na malfadada "Máscaras" que, como num efeito dominó, atingiu toda a grade noturna sendo agravado por tomadas de decisões equivocadas o que ecoou como tiros sucessivos no pé.

    Uma má fase, óbvio estava que a emissora não ia ficar parada.

    Fato é que aos poucos e, sem a afobação que era característica da emissora em outrora, a Record parece estar voltando a fazer a roda girar novamente. Parece que a nova fase no comando da emissora fez bem. Mas ainda tem muita água a passar debaixo da ponte. A conferir.

  7. Apesar de o "Bom Dia e Ninguém" com a pricila e o velhinho seu José, continuarem sendo mais do mesmo… não podemos deixar de falar que a única que se mexeu ali foi a Silvia Abravaneu e seu "núcleo" Infantil, com "Bozo" e "Carrossel Animado" que apesar de ainda precisarem de alguns acertos no quesito roteiro e interpretação são novidades para o público de sempre do SBT os Baixinhos…

  8. Obrigado sil !
    A verdade é que a Record tá mais para uma Rede TV! do que para Globo.
    O SBT se tivesse Silvio Santos afastado das decisões finais, já teria aberto caminho de novo frente a Record.
    Tem profissionais para isso, carisma, identidade e publico! As tarde Endrigo, deveria ter novelas, mas em menos quantidade e batendo com a fraca Malhação, séries Jovens! No melhor estilo Sessão Aventura! Tem tanta série boa que cairiam como uma luva.
    Ás 18h o SBT entra no mar e nada, colocando um telejornal no mesmo estilo dos demais ou parte para gastar uns R$ e produz uma novela, porque programetes e séries já MEGA rodadas na grade não entra!!! Mas eu, isso EU, arriscaria um programa Infanto-Juvenil com uma apresentadora carismática e bons desenhos, não os do Bom dia e Ninguém, novos desenhos… Ainda creio que daria uma boa audiência. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *