Sessão de Terapia: Júlia (1×01)

E acabo de conferir a parceria entre Selton Mello, Moonshot Pictures e GNT, “Sessão de Terapia”. Confesso que não fui com muitas expectativas por não ter acompanhado a adaptação mais conhecida da israelense “BeTipul”, a famosa “In Treatment”, da HBO, e isso me fez ganhar mais estes dois primeiros personagens.

Aqui já fomos introduzidos ao universo da série, onde gravada com câmeras focadas no cenário e nos atores, a direção de Mello e a edição, faz parecer que os quase 30 minutos da série tenha sido gravado em uma só tomada, e o importante, Zécarlos Machado e Maria Fernanda Cândido estavam completamente a vontade em cena.

Machado é Dr. Théo, terapeuta e personagem singular, que vai direto na almas de seus personagens, para extrair seus medos, inseguranças, alegria e ajudá-los a entender suas atitudes. Théo as vezes parece a pático as vontades de seus pacientes e nesse primeiro episódio manteve-se equilibrado até o último instante de sua conversa com Júlia.

Agora entendi porque não transei com aquele cara no banheiro. Não foi pelo André não. Foi por você.” – Júlia

É interessante como de uma moça tímida, Júlia vai tirando suas máscaras e medos perante o médico, contando de suas inseguranças e de como terminou com seu namorado, André, indo então para sua transa em um bar ao sair de noitada com uma amiga, até o instante em que compreendeu que não transou com o estranho por pensar no médico.

É como se eu tivesse chegado aqui no escuro. E tivesse mergulhado numa escuridão maior ainda.” – Júlia

Essa evolução dos personagens, a sensação de estar ao lado deles vendo, assistindo, acompanhando a sessão, entendendo suas neuras, tudo isso é muito bem explícito e nos carrega diretamente para dentro da série.

GNT, Moonshot e Selton Mello fazem uma adaptação certeira, com coisas de nosso cotidiano, mas sem esquecer passagens e personagens da original. “Sessão de Terapia” é um acerto e tanto para o canal.

* Danilo Artimos, editor do Episódios Comentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *