TiTiTi tem canastrice sim, mas o texto salva a novela

Por Wander Veroni * 

Existem novelas e novelas. Prova disso são algumas tramas que ficam eternizadas na cabeça do público por décadas e décadas, seja por uma história genial ou por personagens que fizeram a diferença. Em poucas palavras, são novelas que marcaram uma época. Mesmo antes da estreia, TiTiTi sempre foi uma dessas que eram lembradas com carinho pelas pessoas que assistiram o folhetim há 25 anos atrás.

Para o remake de Maria Adelaide Amaral houve uma grande expectativa. Principalmente, entre os noveleiros de plantão que ficaram órfãos de uma novela de qualidade na faixa das sete. TiTiTi chegou com a missão de recuperar um público que fugiu do horário por conta do fiasco de Tempos Modernos. Mas, o que faz uma novela não ser boa? Apenas a baixa audiência ou atuações inexpressivas? Não. É o texto. Geralmente, fraco e sem sal. E para falar a verdade, vivemos hoje uma safra de alguns roteiristas canastrões. Aqueles que juntam todos os clichês aplicáveis e não se preocupam com a proposta do folhetim.

TiTiTi estreou e, para a nossa triste surpresa, tem mais rostinhos bonitos no elenco, do que atores de verdade. O que tem de ator canastrão que interpreta ele mesmo em várias novelas ou o pior que sempre faz a mesma cara de paisagem quando está alegre e triste não está no gibi…rs. Esse é um ponto negativo, infelizmente. Mas a novela se salva pelo texto. Não sei sou só eu que penso assim, mas quando uma novela, filme ou série tem texto com “T” maiúsculo, a gente até faz vista grossa para a canastrice de alguns, porque tem outras atuações que salvam a novela.

Gosto do texto. Da criatividade de autor e diretor de proporem uma linguagem à novela e o telespectador entrar no mundo proposto pela história. Se o texto for bom, estou dentro…rs. Viro fã. Talvez porque eu trabalhe com as palavras ou seja um entusiasta pela linguagem televisiva é que presto muito mais atenção ao texto do que, propriamente, a atuação.

Sim, tem atores e atores também. Tem ator que em uma simples fala numa cena transforma aquele instante em algo maior. E são esses atores que valorizam o texto que continuam por aí, firme e forte no mercado, conquistando fãs e reconhecimento. Por isso dou tanto valor ao texto. Se não tiver um bom roteirista não há um grande nome da nossa teledramaturgia que consiga sustentar uma novela por quase oito meses. E TiTiTi tem bom texto e, por ora, o meu aplauso.

________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.  



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *