Top Five: As cinco melhores telenovelas fora da Globo

Nada de melhores da década, tá? Senão dificultaria minha vida e acho que a de muita gente.

O leque está aberto, e, em julgamento, todas as telenovelas exibidas fora da Globo:

1- Éramos Seis. Não tem discussão, para mim, a história de Dona Lola e sua família é uma das obras mais inesquecíveis de nossa TV, de uma qualidade fora do comum. É complicado pensar que O SBT conseguiu produzir algo assim e depois se perdeu pelo caminho. Linda do início ao fim, redonda.

2- Essas Mulheres. Essa novela é para a Record o que Éramos Seis é para o SBT: um marco na teledramaturgia e um exemplo que deve ser seguido. Um trabalho com textos poéticos e um elenco fenomenal.



34 comentários em “Top Five: As cinco melhores telenovelas fora da Globo”

  1. Das cinco citadas,só assisti Pantanal ainda na Manchete e depois na reprise no SBT. Novela sensacional, que entrou para a historia, merecidamente! Éramos seis continua sendo a melhor novela da vida da minha mãe, ela não cansa de falar: aquilo que era novela boa…..

  2. 1) Pantanal – revolucionaria. Novela new age.
    2) Xica da Silva – eletrizante!
    3) Kananga do Japão – produção impecável, direção e atores.
    4) Cidadão Brasileiro – um começo inesquecível, classica. (pena que se perdeu, mas vale pelo começo)
    5) A história de Ana Raio e Zé Trovão – marcou minha infancia, histórica!

  3. Novelas fora da Globo, já que pode ser de qualquer época, vamos lá:

    1) Cara a Cara de Vicente Sesso na Band em 1979
    2) Meu pé de laranja lima Band 1980
    3) Xica da Silva de Walcyr Carrasco na Manchete em 1996
    4) Cavalo Amarelo de Ivany Ribeiro na Band em 1980
    5) Éramos Seis ( foi o primeiro livro que li na vida ) A novela também foi ótima.

  4. Com prazer…

    1-FASCINAÇÃO:Foi por causa dessa obra que a Globo interessou de vez em Walcir Carrasco,hj é o fenômeno que é!
    2-ÉRAMOS SEIS:Lembro exatamente eu com meus 6 anos enfrente a tv pra ver essa obra,ficava encantado com o primogênito da família,Carlos,interpretado pelo excelente Caio Blat na adolescência.
    3-COLÉGIO BRASIL:No Sbt,inesquecível!!!
    4-PANTANAL:Pelos motivos já citados…
    5-AS PUPILAS DO SENHOR REITOR:Como uma emissora que já produz várias obras de qualidade se perdeu no tempo, As Pupilas…além da qualidade,apresentou vários autores hj consagrados como:Dú Moscovis,Debora Bloch.

  5. 1) Éramos seis – Compartilho da sua opinião e acredito que seja a melhor novela fora da Globo. Um verdadeiro marco na dramaturgia brasileira. É impressionante mesmo pensar como o Sbt fez essa superprodução, e hoje exibe péssimas novelas como Revelação e Véu de noiva.

    2) Fascinação – Uma novela de excelência! Salve o Walcyr Carrasco, que é sucesso onde estiver.

    3) Xica da Silva – Mais um salve para o Walcyr Carrasco. Xica da Silva é uma novela memorável e uma das melhores, fora da Globo.

    4) Vidas opostas – Apesar da violência excessiva (o que é de praxe nas novelas da emissora); Marcílio Moraes estava muito inspirado quando escreveu essa novela. Uma das poucas novelas interessantes da Record.

    5) Pérola Negra – A história da "amiga que toma o lugar da outra" foi fascinante.

  6. 1 – Éramos Seis – nem tem o que dizer, né? O SBT, como qualquer emissora, quando quer, faz novelas boas, com uma boa produção. O que falta é vontade do Patrão para com o gênero.

    2 – Mulheres de Areia (TV Tupi) – Não é à toa que essa novela da Ivani venceu uma da Janete na média nacional, e roubou pontos preciosos nos grandes centros num tempo em que a Globo era a dona do horário.

    3 – Ninho da Serpente – Um elenco de peso, um autor de peso, uma produção esmerada. Pena que a Bandeirantes não faça mais novelas assim, preferindo lixos teens.

    4 – Kananga do Japão – Uma novela de época com situações reais, textos, atuações e direção impecáveis. Pra mim, vale mais a pena que a chata Pantanal.

    5 – Fascinação – O mesmo caso de Éramos Seis, com a diferença que não precisaram gastar burras e mais burras de dinheiro para produzir.

  7. 1 – Eramos seis – Não é uma novela bem da minha época, vi depois através de reprises, mas realmente é uma novela sensacional.

    2 – Perola Negra – Excelente trama, gostava muito da novela, depois dessa não lembro se a Patricia de Sabrit chegou a fazer outra, pelo menos nunca mas vi.

    3 – Essa Mulheres – Também foi uma excelente novela da Record a mesma que produziu "Os mutantes".

    4 – Esmeralda (Versão Brasileira) – Concordo que não me agradava a questão do SBT produzir remake dos folhetins mexicanos, porém dessa sim gostei e vi todo, apesar de já ter visto a versão mexicana, a brasileiro ficou perfeita.

    5 – Escrava Isaura (Versão da Record) – A história original também não é da minha época porém a versão que a Record produziu ficou boa e assim também pude conhecer a história, assim acredito como outros também.

  8. 1- Éramos seis, 1ª versão Tupi e 2ª SBT. A versão SBT não ficou devendo nada a versão Tupi. Espero que Uma Rosa com Amor também não fique devendo nada a versão da Globo.
    2- A Viagem, versão Tupi. Apesar que a versão da Globo também foi boa.
    3- O Profeta, versão Tupi. A da Globo foi uma porcaria, comecei ver, mas desisti. Não tinha nada a ver com a outra.
    4- Xeque Mate , Tupi
    5- As Pupilas do Senhor Reitor.

  9. O Meu Pé de Laranja Lima (1980 – Band)
    Os Imigrantes (1981 – Band)
    As Pupilas do Senhor Reitor (1994 – SBT)
    Éramos Seis (1994 – SBT)
    Pérola Negra (1998 – SBT)

    Essas novelas acima não estão em ordem de preferência. Se eu fosse citar as que eu realmente gostei, fora da Globo, teria que citar um monte de novelas que ninguém aqui ouviu falar, de tão velhas que são. Então ficamos assim…

  10. Não tenho 5 favoritas fora da Globo, posso colocar pelo menos três?

    Então vai lá…

    1ª Vidas Opostas – Record. Para mim foi a melhor novela que a Record fez, pois juntou ação e mistério, personagens incríveis como o Nogueira (Marcelo Serrado) e a Erinia (Lavínia Vlasak). E além do mais essa acho que foi a unica novela que a Record não mudou de horário! Não gosto dos derivados de Vidas Opostas.

    2ª Picara Sonhadora – SBT. kkkkkkkk, nem sei por que gostei dessa novela, acho que foi por causa logo sem seguida vinha A Casa dos Artistas. rs

    3ª Chiquititas – SBT. Eu era criança… rs

    PS: Endrigo sua entrevista ficou MARA!!

  11. 01) Éramos seis, uma excelente produção, que mostra que nem sempre é necessário grandes ‘estruturas construídas’ para se fazer uma boa trama, que existem outros fatores que podem sim acrescentar, uma novela melhor que muitas que já passaram na globo
    02) Pantanal. (Rede manchete) Acho que você já disse tudo endrigo.
    03) A escrava Isaura (Record) acho que foi uma das tramas responsáveis pelo crescimento da dramaturgia na record.
    04) Fascinação. Essa é outra bela novela, que mostra que o SBT sabe produzir quando quer.
    05) Meu pé de laranja

    Que bom seria se as emissoras voltassem a produzir boas novelas como esta

  12. endrygo em um post anterior voce disse quenao ia demorar muito para bbb10 bater a audiencia de viver a vida e nao demorou, veja dados do caderno ''tv show'' do jornal ''zero hora'' de porto alegre:

    PROGRAMAS MAIS ASSISTIDOS NA TV ABERTA DE 7 A 12/02:
    POSIÇÃO PROGRAMA AUDIENCIA SHARE EMISSORA
    1 Big brother brasil 37,02 67,92 rbstv
    2 viver a vida 36,25 70,47 rbstv
    3 tela quente 32,49 66,75 rbstv
    4 globo repórter 29,95 63,25 rbstv
    5 alma gemea 25,62 70,00 rbstv

    e se percebe tambem que as novelas cama de gato e tempos modernos nao estarem entre os programas mais assistidos da semana.

  13. Já citei as minhas mas voltei para um questionamento pq as novelas de hj mesmo na Globo não tem histórias que cativam o público como essas citadas aí por todos…??Nunca esqueço de algo em minha família,especificamente com mimha mãe no ano de 1995/96 onde ela cancelava tudo para assitir "HISTÓRIA DE AMOR" no horário das 6.Algo que hj não acontece,será pq estamos em um novo tempo?novas mídias?tecnologias??
    Posso está falando besteira mas sinto que hj as novelas não tem o fascínio que existia há 15 anos atrás…pena! pois vendo os comentários aqui fica claro que não foi só a Globo que marcou a dramaturgia brasileira,cada emissora teve seu ponto alto no segmento,que infelizmente não souberam aproveitar e temos um panorama atual muito ruim,onde até a líder não consegue fazer o brasileiro noveleiro sentir atraído pelas decadentes histórias contadas pelos seus autores.

  14. eu voto em mudança de hábito. Semana passada, exceto pela final do superbowl – q ocorre só uma vez por ano- e q marcou audiência de mais de 40 pontos, o segundo colocado nos mais vistos dos EUA tinha tido 18 pontos de audiência. Ou seja, soltam rojões de felicidade se um programa na TV aberta lá passa de dez pontos… mais cedo ou mais tarde, isso ocorreria aqui.

  15. só completando – não é problema de ocnteúdo (lá, como cá, as produções são cada vez mais caras e inovadoras). É mudança de hábito mesmo. Este post é resposta ao comentário muito bem defendido pelo Gui.

  16. Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Perola Negra (Patricia de Sabrit muito boa), Chiquititas (1a fase, tambem fui criança um dia, rs…)

  17. 1- Pantanal – 1990 – (Rede Manchete de Televisão)
    De Benedito Ruy Barbosa

    2- Éramos Seis – 1994 – (SBT)
    De Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho

    3- Kananga do Japão – 1989 – (Rede Manchete de Televisão)
    De Wilson Aguiar Filho

    4- Dona Beija – 1986 – (Rede Manchete de Televisão
    De Wilson Aguiar Filho

    5- Corpo Santo – 1987 – (Rede Manchete de Televisão)
    De José Luozeiro e Claudio MacDowell

  18. 1- XICA DA SILVA (SOBERBA)

    2 – MANDACARU – (ZEBEDEU E BAIANA, IMPAGÉVEIS)

    3 – A ESCRAVA ISAURA, VERSÃO RECORD (ÓTIMA, N TEM COMO ESQUECER LEÔNCIO)

    4 – ÉRAMOS SEIS – (DONA LOLA)

    5 – PODER PARALELO – ( MELHOR NOVELA DA ATUALIDADE).

  19. 1 – Xica da Silva / Quase um ano de exibição pra mim é a melhor novela de Walcyr Carrasco (Adamo Angel), Giovanna Antoneli, Taís Araújo (fazendo uma protagonista de verdade), uma novela realista que mostrava bem a vida naquela época não fantasiando tudo.

    2 – Pérola Negra / Uma ótima comédia romantica, uma vilã burra, uma matriarca que teve seu perfil muito bem explicado, só pecando pelos aspectos técnicos, imagens e cenários horríveis.

    3 – Marcas da Paixão / Uma boa novela de uma Record distante.

    4 – Vidas Cruzadas / Tinha a eterna pérola eu assistia! uaehuaehu Mas gostava da novela.

    5 – Pantanal / não tem tu vai tu msm.

  20. Concordo e ainda coloco a ótima Xica da Silva, Dona Beija e A História de Ana Raio e Zé Trovão. Sempre verei se forem reprisadas novamente.
    De todas q foram citadas pelo post, amei Essas Mulheres e Éramos Seis.
    Éramos Seis era uma trama muito fofa, muita linda de ver e emocionante e Essas Mulheres era linda sem precisar de apelação e e não contava com bandidos como protagonistas (o q parece ter virado regra na Record).
    Ótimo post, parabéns!

    MARI

  21. 1- Essas Mulheres – Simplesmente perfeita! Poética, envolvente, bem produzida, com protagonistas de fibra.

    2 – As pupilas do senhor reitor – Eu era simplesmente apaixonada por essa novela, mas anos depois quando passou a tarde no sbt eu não entendi pq gostava tanto assim, mas está marcada na minha memória.

    3- Éramos Seis – Eu ainda era criaça, mas amava!

    4- Pérola Negra – Uma história maravilhosa com uma protagonista inteligente.

    5 – Chiquititas – Final da minha infância, início da adolescência. Não tem como não marcar, apesar de não ser nenhum primor no quesito atuação e roteiro.

  22. éramos seis, sem dúvida alguma foi a melhor novela que eu já assisti na minha vida, tanto fora da globo, como na globo. ela foi perfeita, desde a escolha dos atores, dos cenários, mas o mais importante niso tudo, foi a história, que pode ser vista por qualquer faixa etária porque agradava a todos, e não tinha nenhum tipo de apelo.
    nota 10.

  23. 1)Pérola Negra – História doce e eterna , gostosa !! Que saudades!
    2) Xica da Silva – Assiti a reprise e me divertia muito!
    3)( Acho que vou apanhar) Marisol – Era tão ruim que acabava ficando boa!
    4)Canavial de Paixões – Me conquistou , o pq eu não sei rs
    5) Meu Pé de LAranja Lima ( 1998) – só de lembrar da musica ja da saudades

  24. Difícil falar um Top 5. Vou fazer um top 10, pois na década de 80 (e 70) tiveram ótimas produções fora da Globo.

    1 – Éramos Seis – Realmente novela linda e total super produção do SBT. Tirar o Silvio de Abreu da Globo (mesmo que temporariamente) não deve ter sido fácil.

    2 – Pantanal – marcou época e revolucionou a teledramaturgia nacional, deu uma rasteira na Globo éoca.

    3 – Canavial de Paixões – Pra mim nessa novela tudo foi perfeito – cenários, interpretações (depois de muito tempo, finalmente um excelçente papel para a Débora Duarte, onde ela pôde mais uma vez mostrar todo o talento que tem, e a Globo a coloca para fazer pepeizinhos ridículos como em Três Irmãs e Tempos Modernos.) Um texto maravilhsoo, muito bem adaptado, Cláudia Ohana esbanjando uma beleza como há muito tempo não se via, e até o Victor Fasano interpretou muito bem. Fora os jovens, como a Bianca Castanho, a atriz que fez a Mirella (a Lêda de Cma de Gato) e os desempénhos FASCINANTES da Vanda Estefânia e principalmente da Helena Fernandes: que personagem! Inesquecível.

    3 – Xica da Silva – outro marco da teledramaturgia nacional, fez sucesso num época que a Manchete já tava meio mal das pernas.

    4 – Ninho da Serpente – Novela eletrizante, com interpretação memorável de Cleide Yáconis, fora o elenco excepcional para uma produção não Global.

    5 – Cavalo Amarelo – Um das melhores novelas da Ivani Ribeiro, história muito boa, excelente desempenho da Dercy Gonçalves.

    6 – Fascinação – Além do excelente texto, projetou a Regiane Alves num excelente desempenho (o protagonista, Marcos Damigo, é que tomou um verdadeiro chá de sumiço, nund=ca mais nem sequer vi falar dele), e também projetou o autor de vez, Walcyr Carrasco.

    7 – Esmeralda – Mais um a das (poucas) excelentes adaptações mexicanas que o SBt fez. Destaque mais uma vez para a Bianca Castanho, passou muito bem o papel de uma caga, Lucinha Lins, Manoelita Lustosa (goato muito dessa atriz) e principalmente do Antônio Petrin, maravilhoco como o Sabiá (Esmeraldinho… rsrs)

    8 – Corpo Santo – Primeira novela a aboradar de fato as favelas cariocas e com excelente desempenho de Christiane Torloni, Regianldo Faria, Lidia Broni e Silvia Buarque. Ah! E claro, da Ângela vVieira.

    9 – Pérola Negra – a novela realmente não era uma obra prima, mas foi uma novela que emocionou muito. Amei a interpretação da Patricia de Sabrit. Era engraçada e comovente ao mesmo tempo, e os acontecimentos dos primeiros capítulos, até ela resolver tomar o lugar da amiga que morreu, me emocionam até hoje. A Miss Helen era o diabo!

    10 -Amor e ódio – O pessoal critica muito essa novela, mas teve excelentes interpretações, a começar pela Viétia Zangrandi (minha musa, pena que é tão pouco reconhecida)e Suzy Rêgo.

    Menção honrosa para Dona Anja (apesar do erotismo, foi muito boa), Sangue do Meu Sangue, a primeira fase de Cidadão Brasileiro, Luz do Sol, Essas Mulheres.

  25. Oi Endrigo!

    Na sua lista eu colocaria "Xixa da Silva", da TV Manchete, e "Chiquititas", do SBT. Foram duas novelas excelentes e que revelaram vários talentos.

    Ah, não sei se vc fez, mas se fizer uma lista de novelas mexicanas, pode colocar o meu voto para "Amor Real", "Maria do Bairro", "A Usurpadora", "Carrossel" e "Rebelde" – todas da Televisa. São novelas que sensacionais e muito bem escritas. Por onde passaram foram suceso de audiência!

    Uma pena Televisa ter feito parceria com a Record. Deveria ter feito com a Band ou a RedeTV! que não possuem teledramaturgia. A emissora do méxico tem vários títulos recentes de grande qualidade que mereciam ser passados aqui no Brasil, como o SBT fazia.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  26. Nossa, já ia me esquecendo de falar de uma das novelas brasileiras que mais me chamou atenção fora da Globo: "Vidas Opostas", do Marcílio Morais, que falava das favelas cariocas. pena que no meio do texto, a novela se perdeu um pouco por causa das cenas de violência e ação, mas foi uma das melhores novelas que a Record já fez ao lado de "Essas Mulheres" e "Alta Estação".

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  27. Angelo de Moraes Alexandre

    1º Eramos Seis – Sem duvida esta é uma maravilhosa novela apresentada pelo SBT, tinha 7 anos quando passou, mas me recordo até hoje. Assisti também as vezes que reapresentaram. História, atores (tudo redondinho).

    2º As pupilas do senhor Reitor – Outra obra prima que o SBT pode oferecer ao telespectador brasileiro.

    3º Colégio Brasil marcou minha infancia.

    4º Pequena Travessa, uma novelinha agua com açucar, mas muito bem apresentada.

    5º Pícara Sonhadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *