Trombone: É uma vergonha o MP querer que Rafaela deixe de ser vilã em Viver a Vida

Li hoje uma nota onde o MP vai decidir o futuro da atriz Klara Castanho. Na verdade, um “procedimento investigatório” sobre o emprego de crianças em novelas. Ridículo!

O principal assunto do encontro de hoje será a personagem Rafaela, interpretada pela menina Klara Castanho, de 8 anos, que eventualmente assume características de vilã em Viver a Vida.

O Ministério Público do Trabalho poderá propor à Globo a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que a emissora se compromete a não mais gravar cenas em que Rafaela seja vilã. Dependendo da reação da Globo, a procuradora poderá até entrar com uma ação judicial.

Isso é vergonhoso para o país. Vemos políticos fazer m* quase que diariamente e Brasília e a medíocre Justiça nada faz. Mas ao incontestável talento da interprete de Rafaela, é preciso uma audiência. Nos EUA vemos grandes atores mirins arrebentarem e serem constantemente premiados, mas aqui no Brasil é diferente. Dá vergonha.

Se Klara Castanho vai ser uma bandida no futuro não vai ser por causa da Rafaela. Vai ser pela nossa própria Justiça que só dá exemplos de que o Brasil é uma terra sem leis. Deixem a garotinha trabalhar e arrebentar diariamente todas as noites!

* do internauta L.

18 thoughts on “Trombone: É uma vergonha o MP querer que Rafaela deixe de ser vilã em Viver a Vida

  1. O MP já foi o culpado pela ofuscação do fenômeno Maysa no SBT. Agora pelo jeito vai ser com a Klara Castanho. Logo, logo vai barrar a mini gaga também. E sabe o que significa isso? Falta do que fazer.

  2. O Ministério Público tem toda razão, é um péssimo exemplo para as crianças, que vão começar a querer imitar a vilã mirin.
    Os canais de televisão são uma concessão pública e devem sim, ser avaliados constantemente pelo MP.
    Não podem sair por aí, a torto e a direito, fazendo tudo que lhes dá na telha.
    E não venham me dizer que vai voltar a censura, pq isso já existe, oras.
    Quando se faz a seleção do que vai ser noticiado no Jornal Nacional e eles escolhem umas em detrimento de outras, isso, por acaso, não é censura?

  3. hmm… analisando bem a personagem, de vilã ela não tem nada, apenas está usando as armas que encontrou para conseguir voltar pra casa… que, pela primeira vez na vida, é a casa que pode chamar de sua

    Não, Anônimo. "Censura" é vc proibir OUTRA empresa de emitir sua opinião. Da mesma forma que a Globo deve lutar por seu direito de ter, sim, uma personagem criança que não seja lá um exemplo de candura, a mesma emissora tem o direito de NÃO exibir o que bem entender, por não concordar, ou por própria estratégia de mercado – afinal, é uma empresa privada, e se o sinal é público, o gerenciamento e a saúde financeira da empresa não são nem um pouco estatais…

    Fico mais com a opção de que o MJ está fazendo seu trabalho, mas ao se apegar a detalhes polêmicos sem a devida análise, quer mais é causar tumulto e jogar confete em si mesmo. Tem coisa muityo mais importante do que isso pra ser julgada – como os 30 mil detentos que já tiveram penas prescritas e não podem sair da cadeia porque seus casos nem foram julgados ainda…

    A menina Klara estuda? Tem tempo de lazer? Recebe o justo por seu trabalho? Tem pai e mãe por perto? Ah, pois então deixem ela em paz. Será que se fosse assim lá no passado teríamos hoje Gloria Pires, Isabela Garcia, Cecilia Dassi, entre tantas outras??

  4. [i]Incrivel como a Justiça Brasileira ao invés de resolver
    os milhões de processos que estao em andamento a varios anos, ganhnado mofo,fica pensando em tirar o emprego ou cortar um talento de nossa televisaõ, podendo ate causar um trauma maior a essa garota, que gsota do que faz, e que sbe diferenciar pessoal de personagem. Penso q a unica pessoa a julgar se ela deve ou não continuar saõ seus responsaveis…. Mas infelizmente brasileiro adora meter a colher onde nao eh chamado….

  5. Não vou opinar a respeito, mas quero dar um pequeno exemplo:

    Tenho uma sobrinha de 8 anos, que dia desses, após a mãe dela chamar sua atenção, por algo que ele disse que era incoveniente, minha sobrinha respondeu: Só a Rafaela da novela que pode falar o que quiser? eu não posso?

    Detalhe: não acho que uma criança de 8 anos deva assistir a novela Viver a Vida.

    Interpretem como quiserem.

  6. Isso é simplesmente ridículo. Parece até que não têm mais o que fazer. O país cheio de problemas, o MP deveria se preocupar com as inúmeras crianças que são exploradas em trabalhos braçais (canaviais, carvoarias, etc)em troca de verdadeiras esmolas (quando não são tratados como escravos) do que ficar atrapalhando o trabalho de crianças talentosas. Onde estava esse mesmo MP quando Douglas Silva interpretava Dadinho em Cidade de Deus e empunhava armas e roubava e matava pessoas? Será que por pertecer a uma comunidade carente ele não mereceu o mesmo tratamento? Nos filmes americanos é comum crianças assumirem o papel de vilão. Não vejo prolema algum nisso. O MP está querendo aparecer como fez no caso Maysa.

  7. Ridículo, isso nada mais é do que o MP querer "mostrar trabalho", ja que em Brasilia é dificil fazer isso, eles procuram aparecer por outro lado.

    Sucesso a Klara!!!!

  8. Sempre achei que o Ministério Público pegava um pouco pesado.
    Agora estão em cima da Mini Lady Gaga.Exagero

    Mas como disse o Flávio Ricco, se Rafaela está agindo dessa maneira mesmo com o aviso do MP, imagina se o orgão não enviasse o requerimento à Manoel Carlos?

    A vilã de viver a vida poderia ser muito bem a Dora. Por que insistir na menina?

    Pode perguntar pra qualquer pessoa da sua casa qual é a vilã de Viver a Vida ela provavelmente vai dizer que é a Rafaela.

    Acredito que Manoel Carlos exagerou.

  9. aFF ainda tem gente hipócrita defendendo o MP que acredito ser o principal destruidor de novelas, desde o ano 2000 interferindo nas tramas… Desde então as novelas se mexicanizaram e o povo ficou recalcado. e isso adiantou em alguma coisa?? A televisão não pode mostrar a realidade mas nós podemos continuar a fazer gato, comprar coisas pirateadas e roubadas, vendermos nossos votos, ovacionar criadores de "rebolation", será que a abertura de Tieta foi a culpada por milhões de adolescentes grávidas em 1989 ????
    Nenhuma novela é culpada por nós querermos sempre nos dar bem, isso vem de longe… enquanto nossos pais e avós estavam embasbacados com o Tri em 1970 pessoas eram torturadas pela ditadura. Hoje que temos acesso a várias fontes de informação e poderíamos reverter essa história, não fazemos nada, lemos um notícia aqui e já formamos nossa opinião, formamos não, copiamos a opinião do primeiro meio de comunicação que nos informa algo, sem nem ao menos tentarmos saber se é verdadeira a notícia. Se vemos uma obra já falamos mal, só sabemos criticar, criticar e criticar. BEM FEITO PRA GENTE. BURROS E ACOMODADOS.

  10. É uma questão muito polêmica!

    Também concordo que o MP exagera. Vi a declaração da Guilhermina ali em cima e concordo que Viver a Vida não é uma novela para crianças. Mas acho que são os pais que devem fazer o controle do que os seus filhos assistem.

    Para ser sincero eu acho que o MP deveria ser preocupar mais com as crianças que estão nas ruas, na televisão essas crianças estão sendo bem cuidadas e educadas. Mas em fim…

  11. Vocês acreditam em tudo que sai na Globo, né?
    Vocês apoiam tudo que a Globo faz, não é?
    A Globo devora a inteligência e o espírito crítico de vocês e vocês ainda gostam.
    E depois ainda dizem: mas em fim…
    Oras, é enfim que se escreve, mas quem fica grudado na cadeira assistindo a Globo, não tem tempo mesmo pra estudar um pouquinho de gramática, um mínimo.
    Milhões de empregos estão sendo criados no Brasil e exigirão um nível de conhecimento muito maior do que o usual, então, tá na hora de irem à luta e aprenderem pelo menos o a, b, c.
    Ficar grudado na Globo, emburrece.
    Faustão emburrece.
    Luciano Huck emburrece.
    As novelas emburrecem, melhor seria ler um ótimo romance, um clássico, se é que sabem o que é isso.
    Melhor seria irem ao cinema, há excelentes filmes em cartaz.
    Melhor seria ouvirem os Beatles, tudo do Tropicalismo, muito Chico Buarque, Milton Nascimento, Cazuza, Kássia Eller, etc.
    Chega de Ivete Sangalo e cláudia Leite, elas emburrecem.
    Música sertaneja emburrece.

  12. ValeW anônimo INTELIGENTE. Imagino que se tivesse em exibição nos cinemas Todo Mundo em Pânico 10, seria uma opção inteligente???

    Não sou nenhum pouco chegado a músicas da Ivete Sangalo ou Cláudia Leitte, mas prefiro as histórias de vida dela às de Cazuza e Kássia Eller. Não desmereço as obras fonográficas dos dois, digo issso da seguinte situação: ouço e gosto, logo quero saber mais da vida do meu ídolo. Imaginem…

    Existe uma grande diferença entre educação e entretenimento. Fora sua maior burrice meu caro; querer enfiar guela a baixo seu gosto pessoal dizendo que esse sim é um modo inteligente de viver. Nossa me sinto um grãozinho perto de tanta superioridade.

    Inteligencia, pra mim, é respeitar o que o outro gosta, é saber conviver, é conseguir tirar algo bom assistindo e ouvindo tudo o que vc criticou. Imaginem a medíocridade que seria não ouvir Cazuza por causa de sua promiscuidade e vícios??? Todo mundo tem defeito ninguém é melhor que ninguém, nem vc é mais inteligente que aquela empregada doméstica que assisti novelas mexicanas que pode sim ser mais inteligente que você e gostar daquelas porcarias só como forma de se distrair e ser tão inteligente que pode ser capaz de aprender algo bom de lá. Diferente de você que é burro e covarde pois da uma opinião mas esconde a cara.

  13. Qtos filmes já vimos, protagonizados por crianças, vilãs? Anjo Malvado, com Macaulay Culkin, tempos atrás. Mais recente, A Orfã, com Isabelle Fuhrman em uma interpretação brilhante.
    E tantos outros.
    Besteira tentarem retirar um PERSONAGEM de uma história, como se a criança fosse ser moldada por isso no futuro.
    E, criança não deve ver novela das 8. Afinal, ela tem classificação etária, os pais, que são pais, devem prestar atenção nos seus filhos.
    ENFIM, tv não emburrece. Qm emburrece são as pessoas. A TV americana, tão exaltada aqui no Brasil, é tão criticada lá qto a nossa. TV é o quintal do cinema. Hoje, a situação melhorou um pouco, mas ainda o é assim.
    Deixemos de preconceito e de recionarismo por nada.

  14. Não acho que o MP deveria cuidar disso, mas penso que uma criança não deveria fazer um papel desses. Caberia a uma atriz entre 16 ou 18 anos. Acho a Rafaela um papel inadequado para uma menina de 9 anos e acho que ela é sim uma vilã, sinica e discimulada. Apelo para o bom senço dos autores para que preservem pelo menos as crianças. As novelas precisam de vilões, mas que esses papéis sejam feitos por adultos que saibam separar a realidade da ficção. Gilmar JM, de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *