Trombone: Os números do Ibope, a grande sacada da Globo e o Nordeste na TV

Acho estranho como algumas pessoas questionam os números do Ibope quando a Globo ganha, mas quando a Record tem bons números ninguém discute.

Não sou fã da Globo como empresa, pois é isso que ela é, assim como a Record. A Globo trabalha em função do lucro, isso é o papel dela (acharia estranho se ela trabalhasse em função de sorrisos). Ela errou no passado? Sim. Vou defendê-la? Não, pois não sou de acordo com o que ela fez, mas a Record é uma empresa perfeita sem defeitos?? Não.

Isso é uma guerra por dinheiro, e nós somos o caminho dele.

Assito a Globo e muita gente questiona os números, mas, até onde sei, esses números são de São Paulo. Vocês já tiveram curiosidade de ver a audiência dos outros estados?? As novelas dão bem mais audiência fora de São Paulo.

A rotina é a grande sacada da Globo, todos sabem os horários das suas novelas. Quando vão começar já analisamos se vai ser boa ou não. Minhas tias do interior apenas assistem, pois gostam de novela; quando é ruim elas reclamam mas continuam vendo, é apenas rotina.

Quem gosta da record, ótimo. Eu não gosto da programação produzida por ela, o jornalismo eu nem chego perto. Tem um ponto interessante: as notícias do nordeste só aparecem quando morre muita gente nas bandas de cá, e tem que ser uma coisa bem triste. Isso se repete em todas as emissoras, e, pasmem, menos na Rede TV! em que o telejornal do Brasil é do Brasil. Vê que legal?

* da internauta Ana Maria

11 thoughts on “Trombone: Os números do Ibope, a grande sacada da Globo e o Nordeste na TV

  1. Bom texto da Ana Maria,concordo com ela,nunca tinha reparado,mas as notícias que eu vejo e leio do Nordeste são só tragédias,uma pena!Pois os Nordestinos são maravilhosos.

  2. Mas os nossos irmãos do sul e sudeste se acostumaram ao longo dos anos a nos tratar como sendo os irmãos do lado pobre e miseravel do país. Eis a questão: Se nos colocarmos em nossos papeis ordenados por eles a vida inteira somos notícia, se ousarmos nos destacar por outro qualquer motivo que seja positivo nos condenam ao anonimato.

  3. Moro na região Centro-oeste e por aqui é a mesma coisa,só Brasília que salva,notícias todos os dias mas de corrupção…Fico indignado com este barrismo da tv braileira(?)ou tv do sudeste e sul do Brasil?Tem programa que o titulo leva o nome de Brasil mas só fala de notícias de São Paulo,inadmissível!os autores de novelas esqueceram que o Brasil é enorme e tem várias histórias boas para serem exploradas fora do eixo Rio-São Paulo.Quem lembra do sucesso de TROPICALIENTE,TIETA,SONHO MEU,PANTANAL,A CASA DAS SETE MULHERES?????São obras que fugiram da mesmice e até hj são lembradas pelo sucesso pois saíram do comum e óbvio da tv.
    Batendo na tecla da dramaturgia,lí algo que o autor Walter Negrão entregou uma sínopse a tv Globo onde a história passará no Rio Araguia(uns dos rios mais lindo do Brasil,passa por Goias)e Benedito Ruy Barbosa também está com uma história interessante sobre o "Velho Chico",principal afluente do Nordeste.agora é esperar a boa vontade dos diretores para descentralizar a progração da tv e investir em histórias mais realistas e próximas do povo brasileiro.

  4. de acordo com todas as palavras da internauta que escreveu o post.
    E outra não pq cargas dágua acham que a audiência de São Paulo reflete da do Brasil, sendo que a do Rio se assemelha bem mais com a do restante do país. E acreditem nós cariocas adoramos novelas regionalistas ou passadas fora desse eixo rio-são paulo, uma coisa é certa eu pessoalmente não sou fã de novelas passadas em são paulo, a última que gostei foi A Favorita, gostei também bastante da única novela realmente mineira pra mim "Desejo Proibido". Os que mais gostam de novelas nesse eixo é o pessoal de são paulo fora que gostam mais de novelas passadas no rio do que em São Paulo, vide Vila Madalena e a recente Tempos Modernos.

  5. FALOU TUDO!Quem é daqui do Nordeste sabe do que falamos.Certa vez postei números em que a filial da Globo na Paraíba,precisamente na capital João Pessoal,TV Cabo Branco,simplismente massacra os outros canais.Por exemplo,dos 30 programas mais assistido,29 são da Globo.E por aí vai…Chegaram a dizer que forjei os números.Se duvidam,joguem no Google ou no site da filial.A Globo tem na Bahia uma de suas melhores médias,e claro,no Sul do país a Vênus é inabalável.Até em Fortaleza onde a Record é a melhor,a Globo é líder com folga.Vocês acham que 'Senhora do Destino' foi o maior sucesso do últimos tempos porque?!Tinha uma Nordestina como personagem principal!Aqui,diferente do que a maioria mostra,nãos tem só desgraça.Sério Ana Maria,você falou tudo!

    L.

  6. Parabéns, Ana Maria! Até o seu outro comentário: “ia esquecendo prefiro saber das noticias pela internet, faço um apanhado geral, e tiro minhas conclusoes, porque pela manhã saber como ta o engarafamentos a centenas de quilometros da minha casa nao tem sentido”, escrito no mesmo dia do outro comentário (25/02), foi inspirador!

    Realmente, saber sobre acidentes e engarrafamentos, coisas tão rotineiras e chatas para nós, paulistanos, não tem realmente o menor sentido serem transmitidas para os outros Estados, nem mesmo para outras cidades paulistas. Ninguém merece! Temos coisas melhores para divulgar, assim como vocês. Saudações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *