Trombone: Record briga com o Ibope mas utiliza os índices quando convém

A Record é engraçadíssima! Há pouco tempo questionava os números do Ibope com longas reportagens em seus telejornais. Agora, leio no blog de Fabíola Reipert:

“A Record vai provocar a concorrência, a partir de amanhã, colocando anúncio nos jornais O Dia e JB, do Rio, para falar do sucesso de Poder Paralelo. A novela, que está na reta final, tem dado bons índices no Ibope e já chegou ao primeiro lugar. No último dia 29, Poder Paralelo ficou com 13 pontos no Ibope contra 12 da Globo, na Grande São Paulo. No Rio, alcançou 15 pontos, enquanto a Globo deu 11. (…) A frase do anúncio, ‘Sabe quem foi a última vítima do Guri? A concorrência’, é uma clara provocação…”

O pior de tudo é que atitudes como essa colocam em xeque a credibilidade de diversos profissionais do jornalismo da casa que só estavam cumprindo “ordens superiores”.

Quanto à novela, essa merece o sucesso que está fazendo. Afinal, depois dos cortes nos capítulos iniciais e de ter passado por todos os horários possíveis da grade noturna, ainda dá 13 pontos entrando às 23h15min! Sem falar nos trocentos espichamentos. Mérito do autor e da equipe que apresentam um trabalho de extrema qualidade.

* do internauta Augustus

20 thoughts on “Trombone: Record briga com o Ibope mas utiliza os índices quando convém

  1. Eu não consigo entender como as novela da record ainda têm tanta audiência! Bela, a feia estreou às 20:30 agora já está às 22:30 e ainda dá 14 pontos.
    A record é uma rede que tem muitas oportunidades só não sabe aproveitá-las.

  2. Nada do que a Record fala a gente pode levar em consideração. É totalmente dependente do mando dos bispos. Mas, temos que levar em consideração que apesar de toda a bagunça da grade, suas novelas tem um público cativo. Hoje em dia 12 ou 14 pontos fora da Globo, é um achado. Por aí a gente vê, que os produtos que a Rede preteriu por causa da Fazenda, são os salvadores do canal. A galinha de ovos de ouro, que a Record tanto ambiciona, ou o BBB, esse só funciona na Globo. Inclusive A Fazenda, se fosse na Globo, o papo seria outro. Acho bom a Record parar de sonhar em ser a Globo e cuidar dos seus produtos, afinal dinheiro não cai do céu! Mesmo que caia, uma hora para, o mundo gira!

  3. KKKK novela de madrugada? coloca no pau com a das 21h da Globo, aí quero ver!
    Coisa mais sem nexo pra quem disse que seria líder de audiência em 2009, hoje é 2010 é líder?
    KKKKKKK Record a Comédia da Vida!
    DJ.

  4. Discordo do internauta sobre o fato de a Record usar os números do Ibope,após tê-lo contestado o mesmo noutro momento.

    Lembro que naquele momento havia realmente motivos para a contestação,uma vez que foi um conjunto de fatores estranhos e verossímeis,que acarretou dúvidas em torno do imbróglio. Apagões justamente em momentos vulneráveis da Globo, Globo fora do ar pontuando,entre outras coisas,foram suspeitos.Entre elas,operadoras de celulares desmentir o Ibope. Reportagem da Record serviu para o Ibope sair da moita e vir a público falar sobre isso. Record passou um bom período perdendo para a série Sobrenatural,do SBT,nem assim ela contestou o Ibope. Portanto,aquela contestação era factual,e portanto com razão de existir.

    Diferente agora,com essa alavancada nas novelas da Record,onde nem um fato novo ocorreu(nem um apagão no Ibope se viu),que poderia sustentar uma suposta fraude do Ibope em favor da Record. Fatos diferentes,muito diferentes.

  5. É, essa é uma boa discussão. Mas venhamos e convenhamos a RECORD é oportunista.

    Lamento profundamente ver profissionais coma a Reipert que outro dia trabalhava em um dos jornais de maior credibilidade do país escrever algo assim. Acho… pequeno pra estatura profissional dela. Todavia…

    Quanto a liderança de poder paralelo cantada e decantada acho pouco. Novela exibida às 23 horas e ser líder por um ponto acho que é preciso rever conceitos.

    Deixa engrenar primeiro, ser líder de fato depois propaga. Já cansou minha beleza.

  6. É uma emissora covarde, sem identidade e extremamente oportunista. É a treva.

    Coitado do Lauro César Muniz, não merecia tanta falta de respeito. Seu texto é ótimo e algo top de linha, o que não combina de jeito nenhum com esta emissora de quinta.

  7. Na segunda-feira Poder Paralelo já tinha conseguido a liderança.

    O problema é o horário da novela:23:15 é muito tarde para a axibição de uma novela,mas depois que "A Fazenda" acabar a novela entra mais cedo.

    Quando acabar Poder Paralelo,Bela a feia se fixára as 22:00 horas e a linha de shows ás 23:00,pelo menos não teremos que esperar até 00:00 para assistir o Aprendiz.

    Quanto as acusações que a Record fez ao Ibope,naquela época a Record tinha motivos fortes para questionar o Ibope,hoje as coisas estão mais quieta,mas a qualquer momento uma bomba estoura!

    Escrevam o que eu digo.

  8. A emissora colocou em questão o “instituto” Ibope questionando o seu método de trabalho, no Brasil e em outros paises, simplesmente por que suas atrações perderam para a globo com ou sem apagão.

    E agora Destacam em uma publicidade mal feita, os índices positivos da novela poder paralelo usando do próprio “instituto” para alavancar sua moral caída

    Colocaram a credibilidade de seu jornalismo na lixeira, pois é

    É o velho discurso do chorão ta se dando mal a culpa e do ibope, se deu bem o ibope é uma santidade

    Usam ate o ex presidente do datanexus a quem não fizeram questão de apoiar há anos atrás a seu favor, so a record tem destas coisas

  9. Reclamou porque o ibope tava baixo, agora que subiu, acredita. Então tudo deve ser mentira, esses números da reclone são falsos, manipulados pelo ibope. A própria não disse isso?

  10. Arrogância mais uma vez pois só venceu somente um dia e por apenas 1 ponto de frente e já acham que estão bombando…já ví essa história,a recópia não tem jeito.Nina ninguém sabe quem é este tal Guri,é uns dos segredos da novela que é boa mas não é essa cereja toda não!e o Ary deveria saber que "sua" emissora usa os fatos somente quando estão a seu favor,algo deprimente para uma emissora de tv.

  11. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
    Ouvi de algumas pessoas que o Ibope de BELA e PODER PARALELO sempre incomodaram a GLOBO, mas o instituto mascarava os números e por isso reclamaram. Os números subiram pq a RECORD desmascarou o esquema GLOBOxibope e AGORA OS NÚMEROS refletem a realidade.

    Nem o Surrealismo de Tiago Santiago bolaria uma história destas.

  12. Engraçado mesmo levarem em conta o ibope do Rio a sério, pq falam tanto que o ibope de São Paulo é o que mais se assemelha ao restante do país, uma grande mentira, já que o ibope do Rio sempre foi mais próximo dos ibopes das outras regiões, a Globo sempre se deu bem no Rio e a Manchete. Quando alguma outra emissora consegue realmente fazer sucesso como estava acontecendo com a Record é sempre quando aqui no Rio se comenta nas ruas suas atrações, como acontecia com Vidas Opostas.

  13. Oi Augustus!

    É exatamente isso que me incomoda na Record. Usar o jornalismo dessa forma, como se o público fosse trouxa e esquecesse do constante desrespeito que há com os horários dos programas. Eu já diria que a vítima do Guri é a própria Record, que indecisa, não sabe pra que veio até hoje….lamentável! Sinceramente, espero que 2010 a direção da emissora acorde e não repita os mesmo erros.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *