Trombone: SBT vive de vôos de galinhas

O problema do SBT sempre foi esse: Vive de vôos de galinhas. De Pantanal a Sobrenatural,só pra não ir mais longe. SBT desbancava a Record nos tempos de Pantanal,marcando sempre médias em torno de 15 pontos. Foi um Deus nos acuda. Fogos de artífícios foram soltados a rodo;garrafas e mais garrafas de champanhe foram estouradas na época. “SBT agora toma a vice-liderança”. E o que aconteceu com o fim de Pantanal??? Alguem sabe dizer???

A história se repetiu agora com Sobrenatural. Sobrenatural foi a galinha de ovos de ouro do SBT. Foi algoz da Record. Sobrenatural além de garantir bons números,ainda tinha o mérito de turbinar programas posteriores,como B.O. Mas aí com o fim de Sobrenatural,o que aconteceu??? SBT caiu drasticamente no horário nobre,e por efeito,na média/dia. Só pra se ter uma idéia,nos tempos de Sobrenatural,SBT chegava a ficar com décimos atrás da Record,e muitas vezes até empatava. Hoje,adiferença entre as duas aumentou de novo. A diferença entre as duas tem ficado constantemente em torno de 2 pontos.

Onde está o problema do SBT??? Acredito que está na pouca expressividade que dá ao seu jornalismo,e o seu pouco empenho em dar continuidade na sua teledramaturgia. Acaba-se uma novela sem ter outra engatilhada para colocar no lugar. Como fidelizar público desse jeito??? Enlatados podem dar audiência,mas é audiência de curto prazo. São programas vulneráveis e pior,inflexíveis(não há como operar mudanças no script pra atender o público) ficando muito a mercê da sorte.



48 comentários em “Trombone: SBT vive de vôos de galinhas”

  1. Pelo menos o SBT não insiste em copiar a Globo como a Recópia. E a emissora do xerox foi tão cara de pau que copiou o SBT ao colocar series em horario nobre.

  2. Segundo o diretor de A fazenda; o reality show da Rede Record ficou na meta estabelecida pela emissora!
    Ué, a meta não era derrubar o Big Brother Brasil? Pelo menos era isso que dava a entender a chamada do reality show da Record, onde o símbolo da Fazenda golpeava o robô do BBB!

    Francamente, ein Record!

  3. "O dono desse blog até hoje só não foi chamado de Bandista, RedeTevista e Culturista por motivos óbvios, de resto…"

    Já sonhei com o Endrigo me esculhambando.. shusuhsaasuhsauh

    acho que sou doido ¬¬

    Quanto ao comentário.. é bem apropriado, uma vez que o SBT não consegue
    nunca decolar e sempre que a Record está bem é por algum motivo:
    a Fazenda, Troca de Familia, Idolos, Novelas, Jogos Olimpicos

    quero ver o dia que o SBT estará bem de verdade.

    Mas, vale salientar que o publico do SBT eh diferente do da Record
    como explicar a audiencia da Record nesse Carnaval?

    As pessoas não se cansaram de assistir a Globo, a audiencia da mesma
    no carnaval continua a mesma, assim como a do SBT [apenas, com variações negativas]. Quanto a Record, as pessoas que a assistem sao, majoritariamente, "evangelicas". Onde eu quero chegar? É simples! Não adianta o SBT querer agora sair da sombra da Globo e colocar seus programas mais populares para começar às 22h. Vai perder, sempre, pra Record! Tem que colocar depois das principais atrações da Grobo [novela das 9] e aos poucos acostumar o da'telinha a voltar para os braços do Rei: Silvio Santos!

    Ajr…..

  4. O engraçado do texto é que se trocar o nome do SBT pelo da Record nos argumentos cabe direitinho. Tudo farinha do mesmo saco. ²

    Preciso falar mais alguma coisa? NAAÚÚÚ

  5. O engraçado do texto é que se trocar o nome do SBT pelo da Record nos argumentos cabe direitinho. Tudo farinha do mesmo saco. (3)

    O mesmo acontece com "Csi" coloaram para segurar o Sbt, e a longo prazo como é que fica?

    Apesar que acho que o erro do Sbt foi o de colocar uma série votada pelo público, agora por exemplo já acho que voltaram a acertar com 'Smallville". Com "O Mistério da Ilha" o canal também foi bem.

  6. Opa,eis me aqui de novo,no Trombone. Vlw Endrigo. To colecionando troféus,heim!?kkkk

    Concordo que a Record se parece com o SBT,mas até a página 2. Mesmo errando,as vezes errando mais que acertando,é visível que a Record tem uma melhor estrutura em teledramaturgia e jornalismo que o SBT. E olha só,apesar de a própria Record dar a sua teledramaturgia tratamento injusto,em face de algo momentâneo(como foi com A Fazenda),não chegou ao extremo de fazer como o SBT: Acaba uma novela sem ter uma substituta pra colocar no lugar. Aos trancos e barrancos que seja,Record segue adiante. Muito diferente do SBT,que acerta alguns tiros as vezes,como Pantanal e Sobrenatural,mas não consegue dar sustentação ao sucesso. Daí o vôo de galinha: SBT sobe as vezes,mas cai muito rapidamente.

    Vamoquivamo

  7. O sbt sentiu o gostinho da vitória ,mas se esqueceu de que um dia a novela pantanal iria acabar.Quanto a record, ela foi tão besta em colocar duas edições de um mesmo reality show no mesmo ano.foi o que aconteceu ;fracasso total.agora só nos resta esperar abril para ver as novas atrações da globo,que por sinal em termos de novelas atualmente está deixando muito à desejar.

  8. Eu posso dizer para vcs, que a Record observou os erros e mudou a programação logo, ontem pra ser ter ideia, fiquei chocado: Tudo a Ver 18 de média, CsI 13 de média com picos de 20, Bela a Feia 15,8 de Média Picos de 18… Tudo bem que a Globo tinha futebol, mas os numeros foram espetaculares.

    Eu acredito que os Filmes vão turbinar a grade do Sbt, Harry Potter e afins, são bons filmes que certamente vai bombar..
    Ontem média dia record 8,2, Sbt 6, desde inicio de Fev, a Record tem colocado 2 pts a mais na media dia, isso preocupa o Sbt, mas vamos comentar realmente qd começar a guerra dia 01/03, ae poderemos observar de cara se o Sbt, vai partir pra cima ou não.. O que não seria bom pro Sbt, é ele bombar somente com os filmes, os programas novos precisam mostrar resultado, caso contrario, nao tera valido a pena, levar tanta gente competente da Record

  9. Concordo com o mestre Ary,que mais uma vez arrasou no comentário.

    Hoje fiquei chocado com os índices da Record,Tudo a ver 18 pontos de média,CSI 13 pontos,Bela a feia 15 com picos de 20,e nem adianta vim um batalhão de pessoas dizendo que é por causa do futebol,Bela a feia vem passando da casa dos 14 pontos,há dias.E o SBT que nem copetindo com o futebol consegue isso?

    O SBT não tem planejamento para o futuro,a Record tem.A Dramaturgia é prova disso,A Record tem um bom banco de atores e autores,O Sbt não,quais são os autores do SBT? Tiago Santiago e Íris Abravanel?E o elenco?prefiro não comentar!

    O Jornalismo não merece nem comparação,ontem o Fala Brasil ficou na liderança,e o SBT Brasil ficou em terceiro,em certos momentos em quarto.

    SBT e Record continuam sendo farinha do mesmo saco,depois de tudo isso?

  10. Realmente, A Record tem uma estabilidade de dar inveja a todos, deve ser por isso que só em 57 dias de 2009 a emissora mudou a programação, 54 vezes.
    Em dezembro o seu tão estruturado jornalismo ganhou férias, Reinaldo gottino que o diga, deu o lugar para o pica-pau.
    A tão estruturada teledramaturgia perdeu espaço na programação mesmo que a curto, prazo ou seja, não tão diferente do SBT que deu um intervalo entre as novelas.

    CSI, todos nos sabemos é um vôo de galinha, como o tópico mesmo diz, que alavanca temporariamente a audiência da record, como sobrenatural alavancou, a substituição de csi pode causar o mesmo que causou gossip girl para o SBT

    Ou seja isso não é vôo de galinha?

    Uma emissora que mexe em 57 dias, 54 vezes. É organizada é bem estruturada? Acho que estão confundindo estruturas construídas, com o fator organizacional ou ate mesmo com o fator eficiência.

    Quesito que ambas ganham nota 00 ou seja resumindo tudo

    ‘O engraçado do texto é que se trocar o nome do SBT pelo da Record nos argumentos cabe direitinho. Tudo farinha do mesmo saco.”

  11. do q q adianta ter um bom jornalismo uma boa dramaturgia se nao tem o principal: respeito pelos telespectadores? como tem audiencia se as pessoas nem sabe q horas vai da a novela?
    record tem q copiar os acertos do sbt e nao os erros q burrinha rsrs
    deixa q o silvio mostra como faz tv de verdade rsrs

  12. A Record prova com estas contantes mudanças, que o telespectador não tá nem ae pras constantes mudanças de horario, caso contrario Bela ja estaria traçando e Poder Paralelo, idem , para mim esta teoria dos desrespeito não cola..

    @doisclicks: Csi Las Vagas terminando, tem toda Miami, e New York para passar, qd terminar estas, ja estara disponiveis as novas temporadas ineditas, ou seja, CSI, vai ir por muito tempo ainda, e depois Record colocar House no horario e continua com o sucesso.

  13. É aquela historia
    Não adianta discutir, quando o outro não esta disposto a ouvir.

    então falemos o que querem ouvir, A record é perfeita, não erra nunca. ela vai Passar a globo. ela não copia, o sbt nem a globo, e tem Estratégias e estruturas perfeitas.

    A Record tirou a novela do ar mais, ela pode, pelo menos deixou uma, logo logo ela volta com a outra. O SBT não ele tirou e ta errado

    O SBT vai se dar mal com 8 temporadas de Smallville, já as temporadas de CSI todas vão ser um sucesso, e a substituta não vai fracassar como gossip

    O jornalismo da record, tira férias, por que e estratégia de férias, mas o do sbt noooosssssaaaaaa vive com 3 ou 5 pontos

    Lá e tudo perfeitamente perfeito, o SBT é a treva

    Isso uma hora cansa, na boa, gostar e um direito de todos querer ser omisso para os defeitos de quem se gosta, e mentir para si mesmo

  14. Gente,quero agradecer aos que comentaram o tópico,humildemente,os que concordaram e discordaram.

    Ronald,que isso mano,é só opinião de um mero mortal. Nada mais.

    Ontem a noite pude notar um fato interessante: Com a Globo fraca,a audiência dela praticamente migrou só pra Record. Tudo a ver,quem diria,marcou 18 pontos. Bela e Poder Paralelo também bombaram.

    Sobre o vôo de galinha do SBT,o que quis dizer é que alguma coisa que dá audiência no SBT,tem vida curta. O SBT não tem estabilidade pra segurar audiência. Isso aconteceu com o fim de Pantanal,e agora com Sobrenatural. A Record peca muito sim,erra demais. Tirar o SP Record pracolocar no lugar o Pica-pau,foi de lascar. Contudo,porém,todavia,é visível que a Record tem melhor estrutura que o SBT em jornalismo. O mesmo vale para a teledramaturgia. Falo de estrutura física e de quadro de funcionários. Agora,realmente há erros na Record de estratégia. Aí sim. Mas seja como for,aos poucos acredito que ela vai aprendendo com os erros. O importante é não regredir.

    Todo mundo sabe que Silvio Santos nunca deu muito valor ao jornalismo. Ele o mantém na grade mais por obrigação mesmo. E Dany Beiruti,poderia mudar isso. E tomara que faça isso,vamos ver. Mas como disse,o SBT poderá dar um tombo na Record um dia,mas acredito que isso não aconteça em curto prazo não. Essa é a minha opinião. Tão somente minha opinião.

  15. E se for mesmo confirmado que a Record irá tirar uma novela do ar edeixar só uma,digo o mesmo que disse sobre o SBT: Será um retrocesso. A longo prazo será um tiro no pé.

  16. O MANO ARY É O CARA!!!!!!!

    Seus post´s deixam os dos outros no chinelo,ARY é tudo de bom.

    O dono do blog se rende aos comentários do cara(não por acaso é o campeão de TROMBONES).

    Bas surgir um TROMBONE do ARY q bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmba!!!!!!!

    Concordo com o ENDRIGO ,os argumentos usados pelo ARY cabe muito bem à RECORD……mas vale lembrar que quem perdeu a VICE foi o SBT,portanto………..

    OBS:ENDRIGO,sempre fui e serei seu leitor(já coloquei teu nome na boca do sapo)mas sempre serei seu leitor!!!

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>.FUI

    by FELIPE @[email protected]

  17. Concordo com você Ary,se a Record deixar só uma novela no ar,vai ser o "ó",mas acho difícil,isso acontecer principalmente com esses indices que Bela,a feia e Poder Paralelo vem alcançando.Pelo que eu sei depois que Bela a feia acabar vem Ribeirão do Tempo e ainda no primeiro semestre vem "Cuidado con el anjo" ás 19:00 horas.É muito difícil a Record fica apenas com um horário de novela,pois tem o contrato com a Televisa que tem duração de 05 anos.

  18. Ahahahaha,Felipe assim vc me deixa sem jeito,não é pra tanto. Tem muitos postadores bons por aqui. A gente só dá umas caneladas básicas.kkkkkkk,abçs mano,prazer em revê-lo.

    Ronald,pra Presidente não. Não gosto de pizza!!!kkkkkkkkkkkkk,abçs

  19. Há uma semelhança muito grande entre SBT e Record. Ambas emissoras cometerem erros sucessivos como mudança de grade constante e apostar em programas sazonais achando que conquistaram definitivamente a vice-liderança. Nestas duas emissoras, possuem profissionais competentes e pessoas que não entendem nada de televisão.

    No entanto a diferença está no objetivo de cada uma delas. O SBT sempre se gabou e se acomodou na vice-liderança, com uma programação popular e diferenciada em relação à Globo. Já a Record com metas mais arrojadas de crescimento, traçou um planejamento que visava tirar a liderança da Globo, copiou-a, cresceu muito, conquistou a vice-liderança, foi arrogante, perdeu folêgo, em alguns momentos copiou o estilo de programação do SBT e hoje é taxada de falta de identidade.

    Porém, parece que para o ano de 2010, as duas emissoras não vão cometer os mesmos erros do passado. É nítido a diferença, pois há planejamento, reuniões visando acertos e respeito quanto ao cumprimento de cronograma de programas e horários.

    A partir de março teremos novidades na programação tanto do SBT como da Record e essa disputa poderíamos comparar a uma corrida de cavalos, onde vai vencer o melhor. E quem vai ganhar com isto são os telespectadores. Assim esperamos.

  20. Ary,

    Parabéns pelo texto. Apesar de nós termos algumas divergências ideológicas, você é coerente nas idéias que acredita. Você tem meu respeito.

  21. O problema e que o bom senso aqui vai ate a pagina dois, principalmente se a um fala da Rede Globo e SBT. Quando chega na, dois e fala da Record ai o bom senso foge.

    Eu concordo em gênero numero e grau com o Ary, quando ele diz que o SBT. Vive de vôos de galinha, mas concordo com o endrigo quando ele diz que “O engraçado do texto é que se trocar o nome do SBT pelo da Record nos argumentos cabe direitinho. Tudo farinha do mesmo saco.”

    Ambas, não tem a menor estabilidade tanto que a fala ‘estrutura’ no jornalismo e na teledramaturgia. As alterações na programação comprovam isso.

    Inclusive, acho sim que SBT poderia com disse em meu blog e no twitter, diversas vezes ‘investir’ em jornalismo e teledramaturgia. Porem este ‘investir’ não e necessariamente uma ‘estruturas construídas’ isso não determina e nunca vai determinar a eficiência de nenhum profissional ou produto

    Fosse assim o jornalismo da Band, seria uma piada o que certamente não é. Éramos seis seria um fracasso, e não foi bateu por muitas vezes o horário nobre da globo. Foi uma novela bem feita com um ótimo elenco, ou seja, teve uma equipe eficiente. E nem em seus tempo áureos o jornalismo teria atingido índices satisfatórios como cansou de fazer.

    Mas tudo bem ate ai talvez seja o ponto de vista de cada um é de se respeitar.

    Csi é um vôo de galinha como sobrenatural, independente da Record ter ou não mais temporadas uma hora acaba como acabou sobrenatural, e ouse por mais que eu goste da serie, pode ter um efeito gossip, e derrubar a audiência, bom essas previsões deixa pra mãe dinah, pro pai galo. Novamente entra O engraçado do texto é que se trocar o nome do SBT pelo da Record nos argumentos cabe direitinho. Tudo farinha do mesmo saco.” E eu acrescento o ou vice e versa.

    O que para mim fica incoerente e colocar um ‘mas…,porem, entretanto” para tentar separar que as duas emissora que atualmente sofrem do mesmo mal.

    O velho ditado. o sujo falando do mal lavado.

  22. @doisclicks,

    Éramos Seis marcava entre 11 e até 20 pontos de média, mas jamais bateu a Globo ou empatou.

    Na época, Globo exibia grandes sucessos como Fera Ferida, que marcava entre 55 e até 63 pontos de média, A Viagem que ficava entre 52 e 58 pontos de média e Tropicaliente, que registrava em torno de 40 pontos.

    Éramo Seis era exibida na hora do JN e após a novela das oito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *