TV XUXA: Homenagem a Fernanda Montenegro e repúdio a um diretor aloprado

27 de novembro de 2012 0 Por Endrigo Annyston

Antes de mais nada devo esclarecer que não assisti o TV XUXA. Mais adiante ficará evidenciado meus motivos.

Em verdade há tempos que não assisto esse programa, por vários motivos, entre eles por considerar que XUXA há muito perdeu seu brilho. Isso aconteceu tão logo decidiu fazer transição pra um público adulto. Nas várias tentativas de salvar o programa a Globo interveio e conseguiu piorar o que já não era bom: transformou o programa numa espécie de reduto promoção de artistas globais como grande parte de programas daquela emissora. Muito bem.

No último sábado, uma homenagem a grande Fernanda Montenegro, uma atriz que dispensa comentários. Fernanda é hours-concours. Sou fã de Fernanda, pra mim a maior estrela da dramaturgia brasileira. Uma Diva adorável que merece todas as homenagens do mundo. Fernanda teria conseguido me fazer assistir até mesmo TV XUXA. Teria…

UM DIRETOR QUE NÃO RESPEITA TELESPECTADORES NÃO MERECE MINHA AUDIÊNCIA:

Apesar de ter me preparado pra ver a homenagem a Fernanda Montenegro abortei a idéia tão logo o diretor do programa fez algumas bisonhas incursões no twitter. Em busca de chamar audiência para seu programa, tascou:”Atenção retardados que estão assistindo Pica-pau, começou TV Xuxa”; vendo que seu comentário causou grande revolta, ao invés de pedir desculpas, continuou o valente: “Amigos, se eu soubesse que entre meus seguidores existissem tantos retardados não tinha tocado no assunto. desculpem, dá unfollow e bye”. E seguiu: Ahh agora vcs entendem meu mal(sic) humor apostei tudo nesse programa podem bater à vontade, mas não mudo de opinião quem assiste Pica-pau êh…”. Em seguida tentou se explicar com uma tangenciada rústica: “Não falei do público infantil e sim dos adultos que preferem perder uma homenagem a Fernanda Montenegro”. Ele continuou com suas incursões, mas reporto aqui às mais importantes. O que dizer?

O que vai acima é uma manifestação de preconceito, desrespeito e arrogância, tudo isso somado a uma ignorância absurda sobre a intelectualidade do telespectador médio de televisão. E o pior de tudo: burrice reiterada e contraproducente. Que tipo de inteligência rara conclama telespectadores de emissora rival a assistir seu programa os chamando de retardados? Que tipo de pessoa acredita que alguém deixa de ser retardado tão logo sintonize sua televisão na Globo? E justo na Globo?

Ao senhor diretor Mario Meirelles digo o seguinte: O senhor foi o único responsável por me fazer perder essa  homenagem à grande Fernanda Montenegro. Por Fernanda suportaria até a Globo; por Fernanda suportaria até a Xuxa; mas nem por Fernanda suportaria agir como retardado dando audiência a um programa de um diretor tão arrogante. E digo mais: Fernanda Montenegro não merecia essa manifestação tão repudiável e apelativa.

* Ary Nunes